Levantamentos Hidrográficos são realizados para estabelecer rotas seguras às embarcações, mesmo com previsão de uma seca menos severa em comparação a 2024.
Mesmo com a previsão de um período de estiagem menos severo do que a seca histórica de 2024, a Marinha do Brasil (MB) mantém as atividades do Plano de Ação para o período da seca nos principais rios da Amazônia Ocidental. A iniciativa é conduzida pelo Comando do 9º Distrito Naval e busca contribuir para a segurança da navegação.
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Negro”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), atua no Rio Madeira, um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Essa hidrovia tem grande importância econômica, funcionando como corredor de exportação de grãos da região Centro-Oeste e como via de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus.
O AvHoFlu “Rio Negro” realiza Levantamentos Hidrográficos com objetivo de estabelecer rotas seguras para embarcações que trafegam durante o período de seca no Rio Madeira. Os dados batimétricos coletados são posteriormente disponibilizados à comunidade marítima.
O Diretor do CHN-9, Capitão de Fragata Fábio Luis Moreira Jacobucci Bambace, explica que, durante a estiagem, trechos críticos apresentam baixas profundidades e pedrais que podem impactar na navegação.
A baixa do nível dos rios, ainda em menor escala, pode trazer consequências para a economia local, que depende das hidrovias para escoar sua produção. A navegação na Amazônia é considerada um ativo socioeconômico a ser garantido, e esse é o papel da Marinha.
“Para que o tráfego aquaviário ocorra em segurança, se faz necessário mapear os canais com maiores profundidades, bem como acompanhar diariamente as estações fluviométricas, instrumentos que monitoram a variação do volume de água dos rios. Tais tarefas são desempenhadas pelos meios subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9)”, informa o Comandante Bambace.
Lanchas do Aviso Hidroceanográfico Fluvial coletam dados batimétricos nos rios da AmazônIia.
Além do AvHoFlu “Rio Negro”, o AvHoFlu “Rio Solimões” e o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco” serão empregados nos próximos meses em levantamentos hidrográficos destinados a garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
Por Portal da Navegação, via Agência Marinha de Notícias.