A Embraer levou ao Dubai Airshow 2025 uma exibição especial com três aeronaves de destaque: o multimissão KC‑390 Millennium, agora com nova pintura de demonstração; o jato comercial narrow-body E195‑E2, atualmente o mais eficiente do mundo em sua categoria; e o cargueiro convertido E190F.
O evento bienal, realizado de 17 a 21 de novembro em Dubai, foi escolhido pela Embraer para reforçar sua presença no Oriente Médio. Segundo o CEO Francisco Gomes Neto, a empresa atravessa um forte momento de vendas em todos os segmentos de negócios e vê o evento como uma excelente plataforma para impulsionar novas vendas e expandir sua rede de clientes.
Além das aeronaves em exposição, a Embraer também apresentou sua subsidiária Eve Air Mobility, voltada à mobilidade urbana com eVTOLs, destacando o portfólio completo da empresa nas áreas comercial, defesa e mobilidade, além de reforçar seu interesse estratégico no mercado árabe.
Força de Resposta Imediata a Desastres Ambientais é apresentada ao público.


A Marinha do Brasil e o BNDES apresentaram pela primeira vez ao público, nesta semana, o projeto-piloto da Força de Resposta Imediata a Desastres Ambientais. Trata-se de uma tropa anfíbia e expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais, criada para atuar em situações de emergência, oferecendo apoio humanitário, logística especializada, resgate e operações de segurança. A iniciativa foi um dos destaques do Seminário Internacional de Operações Humanitárias e Resposta a Desastres, realizado no COpPazNav, no Rio de Janeiro.
O evento integra o Programa PRÓ-DEFESA e marca mais um avanço do projeto “Preparar para Proteger”, desenvolvido em parceria entre a Marinha, a PUC-Rio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR). Um dos momentos relevantes do seminário foi a assinatura do protocolo de intenções entre a Marinha e o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (UN OCHA), reforçando a cooperação internacional em ações de resposta a crises.
Com participação de especialistas do Brasil, da América Latina e do Caribe, o seminário promoveu debates sobre operações humanitárias, aprendizado organizacional militar e coordenação civil-militar. A abertura foi conduzida pelo Comandante-Geral dos Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, e o encerramento será conduzido pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio do banco de fomento.
MARES & RIOS

AABB – A conhecida Escolinha do Flamengo, presente em diversas cidades do Brasil e voltada à formação de futuros craques e cidadãos, firmou parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) após aprovar a excelente estrutura da sede campestre da agremiação bancária. Luiz Hass, responsável direto pela escolinha, conta com total apoio da diretoria do clube carioca.
Todos os pagamentos referentes à parceria são direcionados diretamente à tesouraria do Flamengo, sob responsabilidade de Hass, que fez questão de parabenizar Tânia Barbosa pela qualidade da estrutura oferecida pela atual diretoria da AABB. Além do futebol, o projeto prevê a implantação de escolinhas em outras modalidades esportivas, como voleibol e futsal.

SUSTENTABILIDADE – Durante a COP30, em Belém, duas gigantes do setor marítimo foram destaque ao receberem o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
A Wilson Sons foi reconhecida por suas robustas ações em ESG, como programas sociais, uso de energia 100% renovável, embarcações com tecnologia de baixo consumo e iniciativas de descarbonização em terminais e rebocadores. A premiação reforça o compromisso da empresa com operações mais eficientes, seguras e alinhadas às metas da Agenda 2030.
A A.P. MOLLER- MAERK, JUNTOS COM SUAS SUBSIDIÁRIAS NO BRASIL — Aliança Navegação e Logística e APM Terminals — também conquistou o Selo Diamante, em reconhecimento ao avanço de suas práticas ambientais, sociais e de governança. Entre os destaques estão a construção do primeiro terminal totalmente eletrificado da América Latina, em Suape (PE), e a substituição de equipamentos a diesel por versões elétricas em Pecém (CE). O grupo reforça sua meta ambiciosa de atingir NetZero até 2040, consolidando sua liderança na descarbonização da cadeia logística.
POROROCA – O painel “Desafios dos Povos do Mar”, realizado ontem no auditório da Casa das Onze Janelas, trouxe à tona debates sobre crise climática e poluição marinha sob a perspectiva das comunidades tradicionais. Entre os seis participantes estavam Fernanda Rodrigues, João Malavolta, Túlio Gadêlha, Maria Luiza, Yasna Marín e o ambientalista Noélio Sobrinho, que relembrou a história do surfe na pororoca e destacou sua importância para a biodiversidade amazônica.
Como definiu o engenheiro Amaro Klautau, um dos pioneiros na promoção do surfe na região: “A pororoca é o arado de Deus.”
EXPOSIÇÃO – Até o dia 18 de novembro de 2025, o Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém (PA), recebe a mostra interativa Futuro Carbono Zero, com entrada gratuita, das 10h às 20h.
A exposição reúne arte, tecnologia e educação para apresentar, de forma imersiva, os caminhos da descarbonização, a eletrificação e os impactos das fontes de energia no mundo contemporâneo.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Projeto Escola Azul Brasil visita o NAM Atlântico.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Operacional Conjunto Norte Marajoara realiza formatura.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Bom Jesus XX: Novo marco da navegação fluvial.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – A volta dos navios de turismo no Estreito de Breves.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais um passo importante para o desenvolvimento.

