Operação Pedro Teixeira II, teve exercícios realizados em ambiente terrestre, fluvial e aéreo.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN conclui operação no Pará.

Mais de 300 militares do Comando Militar do Norte concluíram, em Moju, o Período de Adestramento Avançado (PAA) com a Operação Pedro Teixeira II, exercício final do ano de 2025 da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Realizado em ambiente terrestre, fluvial e aéreo, o treinamento reforçou a prontidão das tropas após a atuação na COP 30, com simulações de conquista e defesa de território. As atividades incluíram marcha para o combate por vias terrestres e fluviais, deslocamentos pela Alça Viária e rios Acará e Moju, além da ocupação de zonas de reunião próximas ao município.
O destaque da operação foi o assalto aeromóvel, quando uma companhia utilizou a técnica de voo tático para infiltração em baixa altura, apoiada pelo Destacamento de Aviação do Exército. Todas as organizações militares da Brigada Foz do Amazonas participaram, com batalhões empregados em atividades distintas para testar capacidades logísticas e operacionais. Segundo o general Roberval, comandante da 22ª Brigada, o exercício coroou o ano de instrução, garantindo êxito nas ações e identificando oportunidades de aprimoramento.

Petrobras doa supercomputadores para instituições públicas sem fins lucrativos.

A Petrobras abriu edital para doação de dois supercomputadores de alta performance que figuraram na lista dos TOP 500 do Brasil. As máquinas, que até recentemente atendiam às demandas computacionais da estatal, agora serão destinadas a universidades e centros de pesquisa científica e tecnológica, preferencialmente públicos e sem fins lucrativos, em todo o país. A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura de ciência e tecnologia nacional.
Com apenas seis anos de uso, os equipamentos deixaram de atender às necessidades estratégicas da Petrobras, mas seguem com potencial para atividades acadêmicas e de pesquisa avançada. Instituições interessadas devem comprovar regularidade jurídica, fiscal e ausência de vínculos político-partidários, além de indicar o local e as comunidades beneficiadas com a instalação dos sistemas.
A seleção das instituições será feita por meio de avaliação técnica e de conformidade, e o processo segue até 8 de dezembro de 2025. A Petrobras informa que a habilitação não garante o recebimento automático dos bens, e que a logística de transporte ficará sob responsabilidade da entidade contemplada.
A iniciativa representa não apenas a reutilização inteligente de recursos de alto valor agregado, como também a possibilidade de descentralizar o acesso à tecnologia de ponta, impulsionando projetos de inteligência artificial, modelagem ambiental, análise de dados e simulações complexas – inclusive em regiões historicamente menos assistidas. O edital está no link https://investidor.bussolasocial.com.br/petrobras/editais/hpc2025

MARES & RIOS

ASSISTÊNCIA – Durante a COP30, a Marinha do Brasil ampliou a assistência à saúde em comunidades ribeirinhas da Amazônia Oriental, como a Ilha de Cotijuba, o distrito de Outeiro e Itacoã-Miri, por meio do navio hospitalar NAsH Sargento Lima. Desde outubro, já foram realizados 547 atendimentos, incluindo clínica médica, ginecologia, odontologia, pediatria, além de aplicação de vacinas e distribuição gratuita de medicamentos. A ação fortalece o compromisso do Estado com a saúde e a cidadania em áreas historicamente vulneráveis e de difícil acesso.

Reginaldo Ramos, Nilda Ribeiro, Marcela Novaes e Joelma Nunes, reunidos na sede da Fiepa.

FAPICRepresentantes da Federação Paraense de Apicultura (Fapic) reuniram-se com a vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Marcela Novaes, para discutir estratégias de fomento à produção e à industrialização do mel e seus derivados no estado. A entidade apresentou um projeto que prevê a distribuição de milhares de caixas de abelha para produtores rurais e agricultores familiares, além de incentivar o beneficiamento de produtos como própolis, geleia real, cera, pólen e outros subprodutos com potencial de inserção no mercado nacional e internacional.
Marcela Novaes e a coordenadora do núcleo sindical da Fiepa, Eduarda Norat, orientaram sobre os procedimentos necessários para viabilizar o projeto, incentivando a Fapic a promovê-lo junto a produtores e pequenos empresários. A proposta busca integrar a produção em sistemas agroflorestais e atender às exigências regulatórias dos órgãos competentes.

DRONES – O Corpo de Fuzileiros Navais realizará, nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro, o 1º Workshop sobre o Emprego de Drones e o 1º Campeonato de Drones Militares. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater avanços no uso militar dessa tecnologia.
Além de palestras e intercâmbio de experiências sobre aplicações estratégicas, haverá quatro categorias competitivas (Manobra, Ataque Simulado, Reconhecimento e Vigilância, e Inovação) voltadas a testar habilidades, precisão e criatividade das equipes, incentivando o desenvolvimento técnico e o aperfeiçoamento de táticas aplicadas em operações reais.

MARINHA – O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Batista, iniciou o envio dos convites para a cerimônia de celebração do Dia Nacional do Amigo da Marinha e do Dia do Marinheiro. Na ocasião, serão concedidas as Medalhas de Amigo da Marinha e do Mérito Tamandaré aos agraciados. O evento ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro, a bordo do Navio-Escola Brasil, que estará atracado no Porto de Belém.

ADESG-PA NA Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou sessão solene em homenagem aos 50 anos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Pará (ADESG-PA), por iniciativa do deputado Fábio Freitas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, com destaque para o General Santana Netto, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, além de representantes da Marinha e da Aeronáutica.
Participaram ainda o Dr. Madson Brandão da Costa, representando a ADESG, e o delegado Mário Martins Jr., chefe regional da entidade. A sala multiuso da Alepa ficou lotada. A Banda Marcial do Comando Militar do Norte executou hinos que abrilhantaram a celebração.