Ação aproximou estudantes paraenses de tecnologias limpas e do debate climático durante a Convenção.
GWM recebeu, durante a COP30, estudantes de 12 escolas de Belém, Região Metropolitana e cidades do interior do Pará para uma visita educativa ao JAQ H1, primeiro barco a hidrogênio da América Latina. A atividade teve como propósito fomentar a educação ambiental e ampliar o entendimento dos jovens sobre tecnologias voltadas à mitigação das mudanças climáticas.
Os estudantes participaram de um tour guiado com o time técnico da GWM, que apresentou o funcionamento do sistema a hidrogênio, suas aplicações no contexto amazônico e seu potencial para reduzir emissões. O grupo conheceu todo o processo que envolve a tecnologia, desde a produção do hidrogênio até sua utilização no motor elétrico, que libera apenas vapor d’água e não gera poluentes. A visita também incluiu momentos de interação, perguntas e troca de experiências entre jovens e especialistas.
Durante a atividade, os estudantes também aprofundaram o entendimento sobre o JAQ H1, embarcação que representa o primeiro passo do projeto.

No início do próximo ano, o barco receberá um conjunto híbrido que combina hidrogênio e eletricidade. Já em 2027, está prevista a chegada de uma nova embarcação, versão que contará com produção própria de hidrogênio a bordo, tornando o sistema ainda mais eficiente e autossuficiente.
Conheça mais sobre o funcionamento da embarcação JAQ H1
No convés do JAQ H1 está instalado o contêiner de hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT, que abriga o núcleo tecnológico da embarcação. Ele integra tanques de hidrogênio pressurizado, o pack de baterias e a célula a combustível que transforma o gás em eletricidade para movimentar o motor e alimentar todos os sistemas do barco. Como mencionado anteriormente, o processo emite apenas vapor d’água, atuando como fonte limpa de energia e reduzindo o impacto ambiental no transporte fluvial.
A iniciativa buscou proporcionar uma vivência prática sobre soluções de energia limpa e reforçar o compromisso da GWM com a inovação sustentável, engajando as novas gerações na construção de um futuro de baixo carbono.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos.
-
Porto de Porto Velho fica entre os três melhores do país no Prêmio CIDESPORT.
-
Costa Diadema é o primeiro navio na história a realizar visita técnica a bordo para agentes de viagens no Porto de Outeiro, em Belém (PA)
-
Fuzileiros Navais realizam demonstração operativa em praia de Belém (PA).
-
Ministro Silvio Costa Filho assina nova portaria da Guarda Portuária para fortalecer segurança nos portos organizados.

