





Em solenidade presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Vendramin, foi realizada, na última quinta-feira (11), a passagem da Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Norte. Na ocasião, o General de Brigada Trindade assumiu a função em substituição ao General de Brigada Santana Netto, transferido para a 11ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Campinas (SP), onde passou a exercer o comando da unidade.
Prestigiaram o evento o Vice-Almirante Batista, Comandante do 4º Distrito Naval; o General de Divisão Feitosa, Comandante da 8ª Região Militar; o Major-Brigadeiro Avellar, Comandante do I COMAR; o General de Divisão Nagy; além dos Generais de Brigada Ruberval e Ênio, bem como um expressivo número de convidados da comunidade militar e da sociedade civil.
Entrega da Medalha Amigo da Marinha.

Realizado a bordo do Navio-Escola Brasil, na última quarta-feira (10), o evento contou com a condecoração de diversas personalidades da comunidade marítima e da sociedade civil. A coluna registra novamente esse importante acontecimento, organizado pelo Comando do 4º Distrito Naval, sob a liderança do Vice-Almirante Batista.
MARES & RIOS

VINHO DE AÇAÍ – A Vinícola Avelar, dos irmãos Marcos e Elis, produz vinho de açaí oriundo de Ponta de Pedras, no Marajó, como atestou a poeta do vinho, a paraense Rose White, que visitou a empresa e aprovou a qualidade das bebidas. O rótulo do produto traz o desenho do Estado do Pará, e a bebida tem agradado aos paladares mais exigentes, ganhando espaço no mercado nacional. O sabor do açaí vem atraindo a atenção de enólogos em todo o país. Após dois anos de experimentação, a vinícola começa a deslanchar e a ampliar suas vendas.
NATAL I – Altamira realiza, neste mês de dezembro, o projeto Doce Natal do Xingu, com diversas atrações voltadas para as famílias, especialmente as crianças. A programação inclui visitas à Casa do Papai Noel, brincadeiras na orla da cidade e na Concha Acústica Silvino Pantoja.
O mês promete ainda a inauguração da nova Casa do Artesanato, apresentações culturais e fortes emoções natalinas que atraem moradores de Altamira e municípios vizinhos, incentivando o turismo regional.

NATAL II – A família de Amaro e Ruth Von Paumgartten Klautau vai reunir todo o clã nas festas de fim de ano, em um encontro marcado pela confraternização, alegria e tradição. Além das celebrações natalinas e da chegada do novo ano, o momento será ainda mais especial com a comemoração do acesso do Clube do Remo à primeira divisão, conquista que enche de orgulho os torcedores azulinos. A vitória promete animar ainda mais o clima festivo da família, unindo gerações em torno da paixão pelo futebol e pelo Leão Azul.
ZPE – O Pará terá em breve sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Barcarena, que integrará operações portuárias aos modais rodoviário, hidroviário e, futuramente, ferroviário. A iniciativa ampliará a capacidade logística do Estado e consolidará o projeto Arco Norte. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) estarão à frente da implantação.
A ZPE é um instrumento estratégico para aumentar a competitividade das exportações brasileiras, promover o adensamento industrial e fortalecer cadeias produtivas no estado. A expectativa é que a Zona estimule a cultura exportadora, contribua para a balança de pagamentos, difunda novas tecnologias e ajude a reduzir desigualdades regionais, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico.

NE BRASIL – O Navio-Escola Brasil, da Marinha do Brasil, esteve recentemente na capital paraense, encerrando a 39ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, fase final da formação dos futuros oficiais da Marinha. A embarcação seguiu viagem rumo ao Rio de Janeiro, onde, no próximo dia 9 de janeiro, ocorrerá a troca de comando. O Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Monteiro Lazaro será substituído pelo também Capitão de Mar e Guerra Ricardo Lima Maia.

CIABA – A Turma Comandante Leal comemorou, neste ano, cinquenta anos de formatura. Foi a primeira turma formada no CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar). Os alunos iniciaram o curso na extinta Escola de Marinha Mercante do Pará (EMMPA), onde cursaram o primeiro ano, e seguiram para o segundo ano já nas novas instalações do CIABA.
A turma era composta por 40 alunos, todos Oficiais de Náutica. Na foto, os integrantes da turma aparecem trajando camisas verdes; os demais presentes — de camisa branca — são convidados e professores. Entre eles, destacam-se o professor Barreto e o Oficial da Marinha Rudajas, então Comandante do Corpo de Alunos.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha destaca cooperação estratégica com a Companhia Docas de Santana.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil celebra o Dia do Marinheiro em Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Patinetes elétricos azuis já fazem parte do dia a dia de Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Secretária Cilene Sabino participa de Jornada sobre Destinos Turísticos Inteligentes.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN conclui operação no Pará.

