Em agenda institucional, representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), autoridade portuária do Porto do Itaqui, se reuniram com a diretora executiva do Instituto de Praticagem do Brasil (IPBrasil). O objetivo do encontro foi estreitar laços e buscar parcerias voltadas à realização de simulações operacionais aplicadas ao Porto do Itaqui.
A proposta vai utilizar tecnologias de simulação para o estudo de manobras de embarcações em diferentes cenários, reforçando o compromisso com a segurança da navegação e a eficiência das operações portuárias. Além disso, a iniciativa representa uma importante frente de preparação para novos investimentos previstos no complexo portuário maranhense.
De acordo com o diretor de Operações da EMAP, Carlos Roberto Frisoli, a parceria tem potencial para trazer benefícios estratégicos ao Porto do Itaqui.“Estamos avançando em soluções técnicas que nos permitem projetar cenários reais e antecipar desafios operacionais. Com o apoio do Instituto de Praticagem, teremos mais precisão na tomada de decisões e mais segurança nas nossas operações, além de agregar valor aos investidores e operadores que atuam no porto”, destacou o diretor.
Ainda no encontro, a equipe técnica da EMAP aprofundou o entendimento sobre os recursos disponíveis no IPBrasil a fim de explorar formas de cooperação que contribuam para o fortalecimento da infraestrutura portuária e o desenvolvimento sustentável do Itaqui.
Sobre o Instituto
O Instituto de Praticagem do Brasil é referência nacional em capacitação de práticos e uso de simuladores de alta tecnologia, atuando em iniciativas voltadas à segurança da navegação em portos de todo o país.
Por Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.
-
CIABA inicia período de adaptação da EFOMM 2026.
-
Polícia apreende 12 toneladas de pirarucu seco em operação fluvial no Amazonas.
-
Marinha intensifica ações de combate a ilícitos no Rio Madeira em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

