Entre os dias 5 e 7 de agosto, em Belém (PA), ocorreu a Visita do Almirantado Programada (VAP) no Setor de Assuntos Marítimos e Ambientais, às Organizações Militares (OM) sediadas no Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN). A visita foi chefiada pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria.
A escolha das OM do Com4ºDN para a VAP reforça a percepção da Marinha sobre as potencialidades e o crescimento das atividades fluviais e marítimas na região, onde o escoamento do agronegócio, da mineração e a possível exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial devem ampliar significativamente as atribuições da Autoridade Marítima.
A comitiva percorreu instalações estratégicas relacionadas a assuntos marítimos e ambientais, como a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e o Centro de Produção Cartográfica do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4).
Paralelamente à VAP, o Diretor-Geral e sua comitiva realizaram reuniões com representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), prospectando possibilidades de parcerias tecnológicas.
CDSA mantém ritmo de crescimento na exportação de cavaco e pode superar 2024.

A Companhia Docas de Santana (CDSA), Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto Organizado de Santana, vem mantendo ritmo de crescimento na exportação de diversos produtos, com destaque para a soja. Outro produto de grande relevância no mercado internacional, o cavaco de madeira, também registra bons resultados, com expectativa de que 2025 supere a quantidade exportada em relação ao ano anterior.
Impulsionada pelas commodities agrícolas — que desde 2023 vêm apresentando alta na movimentação, atingindo 77,6% acima do ano anterior —, a exportação de cavaco segue em expansão. Em 2023, a CDSA contabilizou o embarque de 958.510,200 toneladas do produto; em 2024, atingiu a marca de 1.052.729,900 toneladas, um aumento de 10%.
Com a perspectiva de que as obras do Novo PAC beneficiem diretamente a infraestrutura da CDSA — incluindo a revitalização das vias de acesso ao porto em concreto, a dragagem poligonal e a ampliação de investimentos estratégicos no terminal —, a tendência é de crescimento contínuo. De janeiro a julho deste ano já foram embarcadas 611.818,300 toneladas de cavaco, um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mantido esse ritmo, 2025 poderá registrar novo recorde na movimentação de cavaco.
MARES & RIOS
PECÉM – A APM Terminals alcançou marca histórica: 389 mil TEUs movimentados entre janeiro e julho, alta de 38,7% em relação a 2024. A expectativa é superar o recorde anual de 500 mil TEUs.
O crescimento acompanha o avanço de 39% da produção cearense no 1º semestre, consolidando o Porto do Pecém como elo estratégico da cadeia produtiva do Estado. Com rota direta para a Ásia e novos investimentos, o terminal amplia negócios em e-commerce, frutas, cabotagem e ZPE Ceará.
N/A PARÁ – A Marinha do Brasil levou cidadania e assistência ao Arquipélago do Marajó durante a Operação “Chance para Todos II”, com o navio de assistência hospitalar Pará.
Foram realizados 1.310 atendimentos médicos, 3.137 odontológicos e mais de 15 mil de enfermagem, além da entrega de 8.542 medicamentos e 96 cestas básicas. As comunidades de Soure, Ponta de Pedras, Muaná e Melgaço receberam ainda ações sociais e de cidadania, reforçando o compromisso da Força com populações em áreas de difícil acesso.

EXÉRCITO – No último dia 7, o colunista Luiz Omar esteve em Brasília para acompanhar a solenidade de promoção de oficiais-generais do Exército. Na ocasião, fez visita de cortesia ao General de Divisão Wellington, também promovido.
Atual chefe da Chefia de Material de Aviação do Exército, o General foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, em Belém, onde deixou forte vínculo com amigos e admiradores.
ZEMA – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou-se pré-candidato à Presidência pelo Partido Novo, em evento realizado em São Paulo no último sábado (16).
No discurso, apresentou sua gestão em Minas como exemplo de eficiência e redução de privilégios, destacando três “inimigos”: o lulismo, os parasitas do Estado e as facções criminosas. Defendeu a saída do Brasil do BRICS, criticou decisões do ministro Alexandre de Moraes e afirmou que pretende “varrer o PT do mapa”, pregando um Estado que “não atrapalha a vida dos cidadãos”.
Notícias relacionadas
-
Marinha Mercante anuncia processo seletivo com 120 vagas em cursos de capacitação.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Parceria vai transformar a mobilidade em Miritituba.
-
Navalshore 2025 começa nesta terça-feira com presença de autoridades e líderes do setor naval.
-
Comandante Dan defende a criação de policiamento aquaviário no Amazonas.
-
PrevBarco retoma atendimentos a ribeirinhos do Amazonas com novos serviços.