Entre os destaques na 3ª edição do Portos & Costas Brasil estão as temáticas infraestrutura portuária, dragagem, navegação e hidrovias, engenharia e processos costeiros, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
A cidade de Itajaí receberá, nos dias 22 e 23 de setembro, a 3ª edição do evento Portos & Costas Brasil, um dos mais importantes congressos técnicos sobre infraestrutura portuária e costeira do país. O encontro reunirá especialistas de renome nacional para debater temas estratégicos como infraestrutura portuária, dragagem, navegação e hidrovias, engenharia e processos costeiros, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além de marinas e cruzeiros. O palco do evento será o Riviera Convention Center, na Praia Brava, em dois dias de intensa programação.
Além dos painéis e debates técnicos, a edição deste ano proporcionará aos participantes uma oportunidade diferenciada de troca de conhecimentos, networking e geração de negócios. O congresso, de caráter bienal, já se consolidou como referência nacional.
Mauricio Torronteguy, sócio-diretor da MTCN e idealizador do Portos & Costas Brasil, ressalta a importância do encontro: “o evento ganhou relevância nas suas duas primeiras edições e, neste ano, vamos buscar repetir essa performance com nomes de primeira grandeza”, afirma.
Outro ponto destacado por ele é a presença de patrocinadores e apoiadores que fortalecem a credibilidade da iniciativa. Em 2025, o evento conta com o patrocínio da TiL Group, um dos maiores operadores portuários do mundo, presente em 70 terminais distribuídos em 31 países nos cinco continentes. Também patrocinam a edição a SK Ambiental, a HidroMares, as líderes mundiais do setor de dragagem Jan de Nul e Van Oord, a empreiteira brasileira Carioca Engenharia, além da Royal IHC, Graf Consulting e Wosniak Engenharia.
O evento também recebe suporte institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Associação Mundial para Infraestrutura do Transporte Aquaviário (PIANC), Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), do CREA-SC, da AOCEANO, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Governo do Estado de SC, da Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, dentre outras importantes instituições, revelando a abrangência e apoio da iniciativa.
Temáticas de destaque
A eficiência dos portos é determinante para a competitividade no comércio exterior. No entanto, essa eficiência está atrelada a infraestrutura portuária. Portos bem estruturados garantem agilidade, segurança e redução de custos operacionais.
Entre os palestrantes do painel sobre infraestrutura portuária estão Julio Cesar de Sousa Dias, da Secretaria Nacional de Portos; Fabio Wosniak, da Wosniak Engenharia; Gustavo Maschietto, da Carioca Engenharia; e Osmari de Castilho Ribas, superintendente da Portonave S/A.
Moderado por Eduardo Aoun Tannuri, o painel Navegação e Hidrovias discutirá uma metodologia padronizada para recomendação de comboios e empurradores nas hidrovias brasileiras. Além disso, a sessão contará ainda com a participação de Rodrigo Paiva, que questionará a viabilidade de soluções para o setor; Jamille Consulin, que apresentará a nova realidade da Agência de Transporte do Estado de São Paulo e a PPP de travessias; e Ricardo Delfim, que trará uma visão técnica sobre desafios e potencialidades da infraestrutura hidroviária.
O painel Meio Ambiente e Sustentabilidade, moderado por Marcelo Travassos, terá a participação da diretora Larissa Carolina Amorim dos Santos, do Ministério de Portos e Aeroportos, que falará sobre a importância da sustentabilidade no setor. Carlos Eduardo Costa e André Vieira, da SK Ambiental, abordarão os impactos de sedimentos contaminados em dragagens. Adriano Truffi Lima, da Vast Infraestrutura, discutirá estratégias para descarbonização da logística de exportação de petróleo. Já Sergio Estima, do NEMA, apresentará o Programa de Monitoramento e Conservação dos Pinípedes no Porto de Rio Grande (RS).
Projetar e executar obras de engenharia costeira exige compreensão aprofundada dos fenômenos litorâneos. Para Mauricio Torronteguy, o tema Engenharia e Processos Costeiros, que integra o conteúdo do fórum técnico, conecta ciência, tecnologia e planejamento.
O painel terá como moderador o professor e doutor Antonio H. F. Klein e contará com a presença do professor da UFSC Pedro Pereira. Gabriel Paschoal, da Hidromares, discutirá sustentabilidade aliada à eficiência operacional. Mariana Grandezzi, da Arcelor Mittal, abordará o uso de estacas pranchas metálicas em obras costeiras, e Guilherme Medeiros, do Porto de São Francisco do Sul, apresentará a experiência da Baía da Babitonga na execução de dragagens com aproveitamento do material dragado.
Já a dragagem, fundamental para garantir a navegabilidade e a eficiência logística, será um dos eixos centrais do congresso. O painel terá moderação de Michele de Lorena e contará com Willian Fronza, da Van Oord; John Verly, da Royal IHC, que discutirá tecnologia e sustentabilidade na evolução da dragagem no Brasil; Calebe Sangi Silva, da VLI, que falará sobre a gestão de profundidades em acessos aquaviários; além de Mauricio Bernardo Gaspar Filho e Matheus Trocoli Novaes, ambos da Autoridade Portuária de Santos, que apresentarão a experiência da gestão de obras de dragagem no maior porto da América Latina.
As inscrições são limitadas a 280 participantes e estão abertas pelo link: portosecostas.com.br/inscricoes. Informações adicionais e a programação completa estão disponíveis no portal oficial do evento: portosecostas.com.br
Notícias relacionadas
-
ORVAM promove evento de apoio a vítimas de escalpelamento.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Oficiais da Marinha Mercante são condecorados pela AMCBM.
-
Após duas décadas de espera, Barcelos ganha novo porto com investimento de R$ 20 milhões.
-
Crescimento de 288% na movimentação de soja e milho fortalece o Arco Amazônico como corredor logístico.
-
Barco com cerca de 50 pessoas naufraga no Rio Tapajós, em Itaituba.