Danos estruturais preocupam autoridades pela possibilidade de desabamento da estrutura. Até o momento, não há sinais de vítimas.
A região de Vila do Conde, em Barcarena, que fica na Região Metropolitana de Belém (RMB), é conhecida pelo intenso tráfego de embarcações que transportam grãos e cargas diversas, mas viveu momentos de tensão na noite desta quinta-feira (18) em um porto privado.
Por volta das 19h, uma barcaça carregada de grãos se soltou do cabo de amarração e acabou colidindo contra um dos pilares da galeria da empresa Artemyn, chamando a atenção de trabalhadores e moradores da região.
O impacto provocou rachaduras visíveis na estrutura, que agora corre risco de desabamento, segundo primeiras avaliações. Testemunhas afirmaram que a ventania intensa no horário do acidente pode ter contribuído para o rompimento da amarração da embarcação, tornando o incidente ainda mais preocupante.
Apesar da gravidade do choque, não houve feridos. O susto, no entanto, foi grande, e equipes de segurança da empresa juntamente com autoridades locais foram imediatamente acionadas.
Os técnicos da Artemyn e engenheiros civis realizam inspeções detalhadas para avaliar a integridade da galeria e planejar possíveis reparos emergenciais, garantindo que a estrutura não apresente riscos adicionais.
O incidente reforça a atenção necessária em regiões portuárias, especialmente em dias de ventos fortes, quando a movimentação de embarcações pode gerar acidentes de grande impacto. Autoridades recomendam que áreas próximas ao local sejam evitadas até que a estabilidade do pilar seja totalmente assegurada.
Por Portal da Navegação, via DOL.
Notícias relacionadas
-
Novo polo logístico em Manaus reduz prazo de frete no Norte.
-
Em Santarém (PA), MB inicia seletivo para admissão aos cursos de formação de aquaviários 2026, com 118 vagas.
-
Portos do Norte, principalmente do Pará, lideram crescimento no Brasil.
-
Segurança em rios e estradas da região será destaque na TranspoAmazônia 2026.
-
Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da Secretaria Nacional dos Portos para avaliar licitação no MUC 03 no Porto de Fortaleza.

