Representantes dos 12 Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil reunidos em São Luís durante a Jornada do Programa Turismo Futuro Brasil.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Secretária Cilene Sabino participa de Jornada sobre Destinos Turísticos Inteligentes.

A secretária de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, participou em São Luís da Jornada sobre Destinos Turísticos Inteligentes, promovida pelo Programa Turismo Futuro Brasil, iniciativa do Sebrae Nacional, BID e Ministério do Turismo. O encontro reuniu representantes das 12 cidades brasileiras classificadas como DTI em 2025. Belém se destacou no estudo nacional, alcançando notas expressivas em acessibilidade (4,50) e, especialmente, em experiência do visitante (4,60), a maior pontuação registrada pelo MTur.
Durante o evento, Cilene apresentou os avanços da capital paraense em conectividade, inovação, cumprimento de metas do Programa TFB, parcerias estratégicas e melhorias estruturais que ganharam relevância durante a COP-30, como revitalização de espaços públicos, qualificação profissional e ações de segurança e acessibilidade.
O encontro na sede do Sebrae Maranhão e no Complexo Trapiche Santo Ângelo, segue nesta terça-feira, 2, com painéis técnicos, visitas vivenciais, integração entre os destinos e apresentações culturais, incluindo Tambor de Crioula e Bumba Meu Boi. Cerca de 250 participantes — entre gestores, técnicos e consultores — representaram cidades como São Luís, Belém, Bonito, Ilhabela, Paraty, Recife e Salvador. A capital maranhense também apresentou avanços, especialmente em ações inclusivas no seu centro histórico.

Encontro do PT mostra rachas no partido.

O Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores, ocorrido no último sábado, 29, nas dependências do Hotel Princesa Louçã, deixou somente uma certeza ao seu final: a eleição do companheiro Lula para disputar seu quarto mandato como Presidente do Brasil, algo inédito em nossa história.
Com a presença de centenas de militantes de diversos municípios, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, do senador Beto Faro e do ex senador Paulo Rocha (foto), o PT pretende lançar o nome do deputado estadual Dirceu ten Caten como vice na chapa da candidata ao Governo do Estado pelo MDB, Hanna Ghassan, conforme acordado com o governador Helder Barbalho.
Mas boa parte do partido também almeja ter seu próprio candidato a uma das vagas ao Senado Federal lançando o nome de Paulo Rocha, decisão que não está no radar do MDB, que quer as vagas para si.
O PT aposta nas reeleições dos dois deputados federais, Airton Faleiro e Dilvanda Faro e a possibilidade de eleger mais um ou dois.
Para deputado estadual, o partido também postula um número maior de candidatos eleitos, contando com o Presidente Lula como maior cabo eleitoral, em outubro próximo.
Uma parte da militância ainda se recusa a apoiar a ungida de Helder Barbalho para o Governo, que tem claudicado nas pesquisas de intenção mas com boas chances de se eleger com a força da máquina do Estado.
Até o mês de de março, todas essas questões serão debatidas à exaustão e só então o partido irá se posicionar oficialmente para uma das eleições mais polarizadas e acirradas em nossa tenra democracia.

MARES & RIOS

ENCONTROO Jubileu de Ouro de 50 anos de formatura do primeiro curso de Engenharia Agronômica em 1975, evento ocorrido de sexta-feira a domingo da semana passada, reuniu dezenas de velhos formandos que comemoraram com missa, almoço entre familiares e um passeio de catamarã pela orla de Belém. Alguns não se viam há anos, e outros há décadas, mas os momentos de fé, estima e carinho foram consolidados com abraços e afetos durante todos os eventos.

ILHA DO MARAJÓO Ministro das Cidades, Jader Filho, aproveitou sua estada em Soure com amigos e familiares para conhecer o novo Ilha do Marajó, hotel pé na areia totalmente repaginado para atender turistas mais exigentes. Jáder Filho e comitiva foram apreciar a cozinha do chef Delano Souza, que tem requinte mediterrâneo com toque bem marajoara.
O hotel já está funcionando a pleno vapor com a perspectiva de casa cheia nas festas de final de ano. O novo catamarã da empresa Henvil, na rota Belém-Soure terá “pit stop” exclusivo no porto do hotel para deixar os hóspedes, em pacote viagem-hospedagem.

COP 30 – Segundo os números da Organização das Nações Unidas, 42.500 pessoas estiveram nas dependências exclusivas da Blue Zone no período da COP 30 em Belém, onde as delegações de 192 países discutiram exaustivamente o futuro do planeta e não conseguiram chegar ao consenso maior: o aquecimento global em função da queima de combustíveis fósseis, que elevam a temperatura dos oceanos e causam sérios problemas ambientais.
Já na Zona Verde, a Green Zone, espaço aberto ao público, foram registrados mais de 500 mil acessos, entre indígenas, quilombolas, LGBTQI+, muita gente de Belém e do interior, além de povos de muitos continentes. Estudantes e jornalistas também marcaram presença com três mil correspondentes nacionais e internacionais cobrindo o evento.

PORTUGAL – Uma das revistas mais lidas de Portugal, a Visão, abriu várias páginas de sua última edição para uma grande matéria sobre a COP 30 em Belém, com imagens e textos dos paraenses João Ramid e Mariluz Coelho. O casal reside em Portugal, é especializado em conteúdos em defesa do meio-ambiente e registrou a presença das altas autoridades daquele país durante o evento em Belém.

FUTEBOL – A pré-reunião do Conselho Técnico do Campeonato Paraense de 2026 foi realizada ontem, na sede da Federação Paraense de Futebol, com foco nas cotas de patrocínio — especialmente o Banpará — e nos valores pagos pela transmissão dos jogos pela Funtelpa. Durante o encontro, o Santa Rosa, clube do qual o colunista é um dos gestores, comunicou oficialmente que não irá aderir ao contrato de transmissão oferecido pela Funtelpa.
O motivo é o valor repassado aos clubes emergentes: R$ 80 mil, quantia que não sofre atualização há 15 anos e considerada incompatível com a realidade atual do futebol paraense. Assim, o Santa Rosa confirmou que assinará o contrato de patrocínio com o Banpará, mas não firmará o acordo de transmissão com a Funtelpa, por discordar dos valores oferecidos.