CPAOR realizará evento de premiação do PSNA/2025.

Hoje, 02 de dezembro, às 17 horas, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) irá promover o evento de premiação do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) 2025, no auditório Portal da Amazônia, no Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA).
Criado em junho de 2001, o PSNA tem como objetivo estimular e edificar a mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação de modo a reduzir as ocorrências de acidentes na região. O programa é composto por seis projetos:

Educando para Preservar os Rios – Será premiada a empresa ou instituição que mais se destacou ao proporcionar uma mentalidade ambiental e zelar pela preservação dos rios da Amazônia.

Educando o Pequeno Navegante – Tem o intuito de atingir primordialmente o navegante de poucos recursos, para o desenvolvimento de uma mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação e preservação da vida, abordando os seguintes aspectos: educação, inscrição e segurança.

Educando o Pequeno Marinheiro – Será premiada a instituição que mais se destacou ao proporcionar a construção de uma mentalidade, nas crianças e adolescentes, voltada para segurança da navegação.

Segurança na Navegação Comercial – Será premiada a empresa que mais se destacou nas categorias de transporte de combustíveis, no que se refere ao cumprimento das Normas da Autoridade Marítima ao garantir o transporte seguro de combustíveis, na categoria transporte de passageiros, no que se refere ao cumprimento das Normas da Autoridade Marítima quanto a salvaguarda da vida humana, e na categoria transporte de cargas, a empresa que mais se destacou no que se refere ao cumprimento das Normas da Autoridade Marítima ao garantir o transporte de cargas com segurança.

Educando para Evitar o Sofrimento – Onde se destaca o programa de combate ao escalpelamento.

Educando para Evitar o Vandalismo – Será premiada a empresa que proporcionou um maior investimento na conscientização da preservação na sinalização náutica.

O evento de premiação do PSNA agracia pessoas, entidades, órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte de passageiros, cargas, bem como as que coo- peraram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região Amazônica. Tal iniciativa tem o intuito de aperfeiçoar o atendimento das tarefas básicas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambi- ental oriunda de embarcações e plataformas.

Por Portal da Navegação, via Assessoria de Comunicação Social (CPAOR).