A Companhia Docas de Santana (CDSA), autoridade portuária no Amapá, registrou um crescimento expressivo na movimentação de cargas em 2025. Ao todo, foram 3.585.868 toneladas movimentadas, volume 13,5% superior ao registrado em 2024, reforçando a importância estratégica do porto para a logística e o desenvolvimento econômico da região que integra o arco norte. Os dados reforçam o papel do Porto de Santana para a economia do país.
Entre os produtos movimentados, a soja manteve a liderança, representando 62,5% do total, seguida pelo milho, que respondeu por 31,7% das cargas operadas no período. Os números mostram o papel fundamental do Porto de Santana no escoamento da produção agrícola, especialmente dos grãos destinados ao mercado nacional e internacional.
Ao longo de 2025, o Porto de Santana recebeu 68 navios, demonstrando eficiência operacional e capacidade de atender à crescente demanda do setor portuário. O desempenho positivo reflete investimentos contínuos, melhorias nos processos e o fortalecimento da infraestrutura portuária. A expectativa para 2026, fica por conta da movimentação de minério.
“Eu considero que em 2026, teremos uma movimentação considerável de minério. A gente tem visto a sinalização de algumas empresas mineradoras, com esse planejamento. Dessa forma, eu acredito que teremos um número expressivo no que se refere à movimentação de minério”, destacou Edival Tork, presidente da CDSA.
O resultado indica que o Porto de Santana é um dos principais corredores logísticos da região, contribuindo para a competitividade do agronegócio e para a geração de emprego e renda. A expectativa é de que o crescimento se mantenha nos próximos anos, acompanhando a expansão da produção e das exportações.
MARES & RIOS

POSSE – Na última sexta-feira (9), foi realizada a solenidade de posse do novo Comandante do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, quando o CMG (FN) Rocha Lima assumiu o Comando em substituição ao CMG (FN) Vanderli. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas. Em seu pronunciamento, o novo Comandante destacou a honra de proferir o brado que marca a vocação da Unidade: “Aqui nascem os Combatentes Anfíbios de hoje, de ontem e de sempre. Adsumus.”

ALMOÇO – O Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, CF (FN) Teixeira, recebeu para um almoço, na última sexta-feira, um grupo de amigos do Batalhão, formado pelo Sr. Júlio Saraiva, secretário legislativo do vereador Zezinho Lima (PL), autor da lei que institui como parte do calendário oficial do município de Belém o dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro.
No registro, Cmte do Grupamento de Operações Ribeirinhas, Capitão de Fragata (FN) Teixeira, ladeado das doutoras Vânia Lúcia (SEDAP), Carla Siqueira (IDEFLOR), Joana D’Arc (COHAB) e Júlio Saraiva (CMB).
DOENÇAS – Médicos oncologistas recomendam a seus pacientes que têm ou tiveram câncer, que se mudem para regiões praianas, onde podem desfrutar do iodo do sal, pular pequenas ondas que estão repletas de eletromagnéticos, tomar sol pelo menos meia hora por dia e botar os pés na areia, literalmente.
Se possível, alimentar-se mais de peixe como o robalo, de água salgada, de alto valor nutritivo, rico em Ômega 3, poucas espinhas e fácil de filetar. Para quem não tem câncer, a receita também é indicada.
TAPAJÓS – Como a coluna anunciou no ano passado, as classes artística e cultural de Santarém comemoram a sanção, pelo Presidente Lula, do Projeto de Lei de autoria do deputado federal Airton Faleiro que torna Patrimônio Nacional Cultural as obras musicais do consagrado violonista Sebastião Tapajós, que deixou um legado musical aclamado em muitos países do mundo.
Tapajós jamais deixou o Pará embora tenha viajado o mundo todo mostrando seu violão de acordes refinados e composições riquíssimas.
ÁLAMO – A empresa Henvil anuncia que a nova lancha rápida para o Marajó oriental, a Álamo, passará a fazer a travessia ainda no mês de janeiro, possivelmente no aniversário de Soure, dia 20 próximo.
A lancha tem capacidade para 248 passageiros, um espaço aberto para bebidas, lanches e contemplação, e fará pit stop no flutuante do Hotel Ilha do Marajó para deixar os hóspedes, antes de ancorar no terminal de Soure.


BASE NAVAL – Na coluna anterior, ao publicarmos uma foto do Comandante da Base, CMG Daniel Junior ao lado de sua esposa, informamos incorretamente o nome da mesma. O nome correto é Suellenn Costa de Sousa.
Suellenn e Susyane são filhas do armador Assis Thadeu Sousa, irmão da Sra. Sonia Guedes, ex-presidente da SOAMAR. Pedimos desculpas pelo equívoco e fazemos os devidos registros para correção das informações.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Naval de Val-de-Cães tem novo Comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha destaca cooperação estratégica com a Companhia Docas de Santana.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – General Trindade assume Chefia do Estado-Maior do CMN.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil celebra o Dia do Marinheiro em Belém.

