A Cerimônia de Juramento à Bandeira foi restrita e contou com a presença de autoridades marítimas. Seguindo protocolo de prevenção à Covid-19, alunos desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante realizam juramento à Bandeira

A Cerimônia de Juramento à Bandeira foi restrita e contou com a presença de autoridades marítimas.

Os alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram o Juramento à Bandeira, no dia 28 de maio, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). A cerimônia de Juramento à Bandeira foi presidida pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval. Na ocasião, foi lida aos alunos a mensagem do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.
O evento também contou com a presença do Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais (ComOpNav), representando o Comandante de Operações Navais. Ao recitarem o juramento, os alunos prometeram dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria. Eles concluíram o juramento com o desfile em continência à Bandeira Nacional.
A cerimônia foi transmitida em tempo real pelo Canal Jornal 16 do CIABA, no Youtube. As adaptações necessárias para a realização da cerimônia ocorreram em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19, por isso, o evento foi restrito apenas aos diretamente envolvidos.

CDP divulga balanço de movimentação em portos paraenses

A Companhia Docas do Pará (CDP), a autoridade portuária no estado, divulgou este mês os números das movimentações dos Portos paraenses no primeiro quadrimestre de 2021. No total, os Portos de Belém, Vila do Conde, Santarém, Itaituba, além dos terminais de Outeiro e Miramar, movimentaram 11.772.464 milhões de toneladas de janeiro a abril.
A maior parte da mercadoria está relacionada a granéis sólidos, responsável por 80,62% das movimentações. Desta forma, as principais cargas foram Soja (4,4 mi/ton), Alumina (1,6 mi/ton) e Bauxita (1,5 mi/ton).
Os Portos de Vila do Conde e Santarém seguem no topo da lista de movimentações com 5.476.668 mi/ton e 4.474.922 mi/ton respectivamente. Mas, o Porto de Belém registrou pelo segundo ano consecutivo aumento, chegando a quase 64% acumulado de 2019 a 2021. O salto foi de mais de 36 mil toneladas para quase 60 mil. Interessante ver o incremento em um porto que já foi protagonista nas importações e exportações na Amazônia.
A página da Praticagem Barra do Pará na internet traz uma leitura gostosa sobre a história da área portuária da capital paraense, desde os tempos da chegada de Francisco Caldeira Castelo Branco por aqui, passando pela Companhia Port of Pará e curiosidades sobre a navegação na região.

Mares & Rios

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vacinou os dois primeiros trabalhadores portuários que atuam no Porto de Santos/SP. Jefferson Demétrio e Noêmio Pompeu são estivadores e receberam a primeira dose. Até o momento, 30 profissionais do setor iniciaram a imunização – sendo 10 trabalhadores avulsos, 10 funcionários de terminais portuários e 10 empregados da autoridade portuária. Vale lembrar que o Ministro Queiroga é médico cardiologista.

Como os Práticos estão classificados como profissionais de risco, a Cooperativa Unipilot recebeu da prefeitura de Itacoatiara e da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas a autorização para vacinar os profissionais da categoria contra a Covid-19 quando embarcarem ou desembarcarem no município. Parabéns ao Prático Adonis Passos, presidente da Cooperativa, pela articulação.

O Prático Leonardo Claro, presidente da empresa de Praticagem Barra do Pará, está em diálogo com autoridades de saúde para que os Práticos da ZP-3 entrem na lista de prioridades para receber a vacina contra a Covid-19. Devido à importância, o serviço de Praticagem é considerado essencial por lei federal e os profissionais estão submetidos aos riscos impostos pela pandemia do novo Coronavírus.

A Companhia das Docas do Pará (CDP) iniciou na quarta-feira passada a campanha de vacinação dos trabalhadores avulsos nos Portos paraenses. Ao todo, 300 portuários receberam a primeira dose do imunizante, que foi aplicado no local de trabalho.

Em julho, a Serveporto Group, empresa que atua na área de Agenciamento Marítimo e Operações Portuárias, estará completando 21 anos de atuação no setor. O Diretor-Presidente Ronaldo Lopes já iniciou os preparativos para comemorar o grande dia.

O Diretor Presidente da Mega Logística Serviços Portuários, Eduardo Carvalho, está contando os dias para receber a Medalha da Ordem do Mérito Naval. A cerimônia está marcada para dia 11 de Junho. Eduardo será promovido ao Grau de Oficial.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) divulgou os números oficiais de embarque de grãos em abril de 2021. Foram mais de 17 milhões de toneladas, superando em mais de três mi/ton abril de 2020, que ficou em 14.279 mi/ton. Números fantásticos do agronegócio brasileiro. (LOP)