A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) realizou, em 23 de junho, o simpósio sobre Gerenciamento de Risco em Operação Ship to Ship com representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Companhia Docas do Rio de Janeiro e da Praticagem, visando aprofundar os conhecimentos relacionados às operações e o gerenciamento de seus riscos.
A operação Ship to Ship é conhecida como uma ação de transferência de petróleo e de seus derivados, como carga, entre dois navios atracados, fundeados ou navegando. Entre inúmeras possibilidades, essa operação permite a redução dos custos operacionais na exportação de petróleo bruto oriundo das bacias petrolíferas situadas em Águas Jurisdicionais Brasileira.
Na ocasião, foram tratados os temas “Ferramentas Utilizadas para Análise de Risco em Operações Portuárias”, ministrado pelo Contra-Almirante (RM1) Nilo Moacir Penha Ribeiro, e “Gerenciamento de Risco em Operações de Ship to Ship”, pela Capitão de Longo Curso Fabiana Vila Nova Durant Silva.
O encontro foi conduzido dentro dos protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, sendo reforçada a conscientização do tema e a ampliação dos ensinamentos sobre as ferramentas de Gerenciamento de Risco em operações na sociedade marítima.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Tripulante é promovido a Contramestre a bordo do navio “Log-In Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Comando do 4º Distrito Naval promoverá eventos em alusão a Batalha Naval do Riachuelo.
-
Navegando pelos encantos do rio Negro: o papel dos pilotos fluviais na rota turística de Manaus
-
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul oferece oportunidades de trabalho em Itajaí (SC)
-
Os Desafios da Praticagem: Condições Climáticas, Tráfego Intenso e Mais