Alexandre Carvalho da Casa Civil, Renato Ogawa prefeito de Barcarena, Ruy Zanardi da Sinditrigo e Paulo Cesar chefe da Casa civil da prefeitura de Belém.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Belém é a primeira cidade a receber o Brasil Export 2021

A maratona de fóruns regionais tem inicio neste ano pelo estado do Pará, em Belém. O Norte Export, que tem Sérgio Aquino, como Presidente do Conselho e da FENOP, teve inicio no dia 19 de julho, pela manhã, a bordo da embarcação do grupo Reicon FB Almirante Fortuna I, e na parte da tarde o Fórum seguiu na sede da FAEPA.
Hoje o fórum, segue sua programação na sede da FAEPA e conta com a participação de forma virtual, do governador Helder Barbalho, além dos governadores de Rondônia e Roraima, além de palestras e debates enriquecedores.
Em 2021 já foram realizados mais de 50 webinários que reuniram 200 expositores e mais de 3 mil participantes, abordando temas relevantes ao universo logístico-portuário, incluindo experiências internacionais. O Brasil Export também prevê a realização de uma missão internacional a Dubai em novembro, em uma programação conjunta com o Governo Federal dentro do pavilhão do Brasil na Expo 2021.
O Brasil Export é um espaço multisetorial e permanente de debates, reunindo os principais nomes da cadeia de valor da infraestrutura portuária, do agronegócio e das operações logísticas. Como evento referência do setor, e com presença massiva no ambiente virtual, o Fórum mantém interlocução com autoridades e representantes das principais instituições públicas e privadas no País.

José Rebelo III, presidente do grupo Reicon, Eduardo Bezerra diretor-presidente da CDP, Fabricio Julião, CEO do Brasil Export, Adalberto Tokarski diretor da Antaq, Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos e Julio Castiglioni diretor-presidente da CODESA
Prático Bosco da praticagem de Rio Grande, Colunista e Prático Luiz Omar Pinheiro, Prático Adonis presidente da Cooperativa Unipilot e o Comandante Arionor representando o CONAPRA

Companhia Docas do Pará é anfitriã do evento

Presidente Eduardo Bezerra, diretores e profissionais da Companhia Docas do Pará.

A CDP, anfitriã do Evento Norte Export, Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, que reúne Autoridades Portuárias e empresários do Setor, buscando soluções logísticas para o setor na região, contou com a participação do Presidente, Eduardo Bezerra e do Diretor de Gestão Portuária, Alexandre Ernesto, além de técnicos ligados à Companhia, em sua fala.
O Presidente fez um breve histórico da movimentação da CDP nos últimos anos e fortaleceu o recorde histórico de movimentação que nesses últimos anos ultrapassou a barreira de 30 (trinta) milhões de toneladas. Em 2020, a CDP alcançou a marca desafiadora de 35 (trinta e cinco) milhões correspondente ao crescimento de 13,25% da movimentação, tendo como principais cargas: agronegócio brasileiro e a indústria aluminífera, o Porto de Santarém foi o responsável pela movimentação de grãos e o Porto de Vila do Conde pela movimentação aluminífera.
Desde 2019 a CDP busca a melhoria de gestão e alavancagem econômica, de forma a permitir a realização de reforma estruturante com a utilização de recursos próprios, em 2019 a Companhia foi agraciada com 3 prêmios concedidos pela Brasil Export (1º Lugar: Variação da Margem Ebitda; 2º Lugar: Crescimento de Movimentação do Porto de Santarém; 3º Lugar: Crescimento de Movimentação do Porto de Vila do Conde).

Mares & Rios

A abertura do Norte Export aconteceu a bordo do FB Almirante Fortuna I, pertencente ao grupo Reicon Navegação Ltda, e tinha no comando o capitão fluvial Cabral.

Mais um navio de granel “Thor Insuvi” atracou no terminal 01 da CDSA, da Companhia Docas de Santana no Estado do Amapá. O navio irá receber um carregamento de 49 mil toneladas de minério de ferro.

O Tribunal Marítimo (TM) realizou, na última terça-feira, 13 uma Sessão Solene presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, em comemoração aos 87 anos de sua existência, completados no dia 05 de julho. A sessão foi realizada com público restrito e foi transmitida pelo canal do TM no YouTube.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está avaliando se as unidades da Marinha e do Exercito Brasileiro estão preparadas para novas Missões de Paz no exterior. A Certificação da ONU vale por cinco anos e as tropas podem ser chamadas a entrar em ação a qualquer momento. O ultimo grande contingente brasileiro em uma missão de paz deixou o Líbano em dezembro de 2020. Segundo o Comandante de Operações Navais Almirante de Esquadra Alípio Jorge informou, Marinha está pronta para realizações interesse do Brasil e da ONU.

No dia 15 de julho de 2021, o Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Júnior, recebeu importante homenagem da “SOAMAR-RJ” (Sociedade dos Amigos da Marinha – Seção Rio de Janeiro). O evento foi realizado no Palácio “Julieta di Serpa”, localizado no bairro do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro, e contou com as presenças do Comandante da Marinha, de várias autoridades civis e militares, além dos membros da SOAMAR-RJ.

No dia 12 de julho, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, foi realizada a cerimônia de comemoração do 107º Aniversário da Força de Submarinos no mesmo dia em que o Comando de Força de Submarinos (ComForS) foi transferido para o Complexo Naval de Itaguaí. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos. Vale ressaltar que dia 17 de Julho é comemorado o dia do Submarinista.

Renato Ogawa, prefeito de Barcarena, nordeste do Pará, comemora idade nova hoje. Renato é economista e já foi deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Barcarena. A coluna manda felicitações. (LOP).