A operação está prevista para encerrar hoje. Pela primeira vez na história, dois navios estão atracados nos píeres 1 e 2 do Porto de Santana/AP para carregamento simultâneo de minério de ferro. Os trabalhos começaram na quinta passada. Depois de carregados, os navios “Thor Insuvi”, de bandeira de Singapura, e “Halil Sahin”, de bandeira da Turquia, vão para o Porto de Qingdao, na China.
A coordenação Portuária ficou a cargo do Grupo Serveporto que, nas primeiras 24 horas de Operação no navio Thor Insuvi, no píer 01, bateu o recorde de produção, que era da própria Serveporto, com 22.322 toneladas de ferro embarcadas em único dia.
Ao que tudo indica, estas atracações e operações portuárias simultâneas no Porto de Santana vão se tornar frequentes a partir de agora. A alta demanda de exportação de minério de ferro vai movimentar ainda mais o porto. Tão verdade que no dia 29 deste mês, mais duas atracações simultâneas estão previstas para o píeres 01 02. São navios Bulk Costa Rica e White Bay.
Agência Internacional de Energia Atômica visita instalações do Programa de Submarinos
O Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Embaixador Rafael Mariano Grossi, visitou as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí/RJ. O objetivo da visita foi apresentar à AIEA instalações do Complexo Naval, onde não apenas avança a construção simultânea de quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR), mas com especial ênfase às futuras instalações do Complexo de Manutenção Especializada, onde serão realizadas as atividades de manutenção da plataforma, assim como de transporte e carregamento do combustível nuclear do submarino convencional com propulsão nuclear (SN-BR) “Álvaro Alberto”.
A comitiva da AIEA ainda teve a presença do Ministro de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque. As autoridades foram recepcionadas no Estaleiro de Construção (ESC) pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), Vice-Almirante (RM1-EN) Neves, pelo Diretor da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), Contra-Almirante (RM1-EN) Humberto Moraes Ruivo.
O PROSUB, além de ampliar o perímetro de proteção das águas da Amazônia Azul, gera empregos que permitem capacitar e qualificar mão de obra fortemente especializada, contribuindo para elevar o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do país.
“Rio Xingu” realiza Comissão Hidrográfica no Rio Amazonas
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), retornou da Comissão “Hidrográfica I”, após 51 dias de trabalho de Levantamento Hidrográfico (LH) no Rio Amazonas, no trecho entre Juruti e ilha do Patacho, no Pará.
Na ocasião, o navio realizou nivelamento geométrico das estações fluviométricas dos municípios de Juruti e Santarém, navegou cerca de 3.000 milhas náuticas e perfez uma área de 370 km² de coleta de dados batimétricos, por meio de sondagem monofeixe.
Os dados adquiridos, após processados e validados, vão servir para atualizar sete cartas náuticas, contribuindo para atender a missão do CHN-4 de apresentar ao navegante, o mais rápido possível, os documentos náuticos atualizados e uma sinalização náutica mais segura e confiável.
Mares e Rios
O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) recebeu, na primeira quinzena de julho, seis militares da Marinha Nacional de Camarões para o Estágio Prático sobre o Controle do Tráfego Marítimo. O estágio faz parte de um acordo internacional com a Marinha Nacional de Camarões e contou com a participação de três Oficiais e três Sargentos camaroneses. Eles vivenciaram a rotina do Centro de Controle do Tráfego Marítimo (CCTRAM), onde é realizado o monitoramento do tráfego marítimo de interesse da Marinha do Brasil.
A equipe da Cooperativa Unipilot que opera na Atalaia de Itacoatiara/AM prestou socorro a 11 pessoas, sendo 6 crianças, que estavam à deriva em uma embarcação na saída do Paraná do Serpa. Todas foram conduzidas para uma unidade de saúde da região A Unipilot recebeu o chamado através de ligação feita por uma das vítimas.
O Complexo Naval de Abastecimento (CNAb) recebeu a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo, Francisco Campos; e do Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Wagner Corrêa dos Santos. Foi uma oportunidade para que o Almirante Garnier Santos conhecesse iniciativas para a redução de custos operacionais da cadeia logística da Marinha.
A Marinha do Brasil está com concursos abertos aos seus diversos corpos e quadros de nível superior. São oferecidas 81 vagas para a carreira do Oficialato, sendo que alguns postos podem chegar ao cargo de Vice-Almirante. As inscrições vão de 19 de julho a 15 de agosto de 2021, conforme editais lançados no site da Marinha (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.