Foco das ações são as embarcações de esporte e recreio, e aquelas que fazem o transporte de passageiros para comunidades ribeirinhas.
A Marinha do Brasil está realizando em Santarém, no oeste do Pará, durante o mês de julho, a operação “Férias Seguras” como ação preventiva a acidentes nos rios da região.
Segundo o capitão de fragata Fabrício Fróes, as embarcações são abordadas e os comandantes recebem orientações sobre a importância de respeitar as normas de navegação.
“Essa é uma época intensa de férias escolares e vazante dos rios. Então nós temos como maior objetivo intensificar as fiscalizações e a conscientização dos aquaviários”, explicou o comandante.
O foco das ações são as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas, além daquelas que fazem o transporte de passageiros para comunidades ribeirinhas.
Além do alerta para os cuidados com a segurança na navegação ocorrem também orientações a respeito de acidentes como escalpelamentos e importância do uso de coletes salva-vidas.
Nos casos de descumprimento às ordens das autoridades marítimas as embarcações são notificadas e se não apresentaram justificativas podem ser multadas.
Por Portal da Navegação, via G1 Santarém — PA
Notícias relacionadas
-
Portos hidroviários movimentam quase 20 milhões de toneladas de grãos.
-
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e empurradores.
-
Transporte de passageiros em barcos do Amazonas está à beira do colapso.
-
No Norte do país, a fé move mais que montanhas: impulsiona a economia e fortalece identidades.
-
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas.