NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha promove Ação Cívico Social no Furo do Arrozal, em Barcarena

Praticagem Barra do Pará, Marinha do Brasil e SOAMAR/PA e Prefeitura de Barcarena. Equipe que participou da Ação do 4º Distrito Naval na vila de Fazendinha, em Barcarena.
Prefeito de Barcarena Renato Ogawa, Vice Almirante Valter Citavicius e Alexandre Carvalho

A Marinha do Brasil, em parceria com diversos órgãos, promoveu, no fim de semana, uma Ação Cívico-Social (Aciso) na comunidade da Fazendinha, no Furo do Arrozal, em Barcarena, no nordeste do Pará. Mais de 300 famílias foram beneficiadas com serviços gratuitos.
Uma equipe multidisciplinar de saúde do Hospital Naval de Belém (HNBe) realizou atendimentos médicos e odontológicos, e a distribuição de medicamentos da atenção básica e de kits de higiene bucal, com orientação sobre escovação. Foram, ainda, realizados testes rápidos laboratoriais para HIV, hepatite, sífilis e glicemia, além de vacinação em crianças e adultos (HPV, hepatite, influenza e outras).
Na área social, o cidadão pode acessar serviços de emissão de documentos, como título eleitoral, RG, CPF, Certidão de Nascimento e Óbito, fotos para documentos, bem como orientação jurídica. Também foram desenvolvidas atividades de conscientização sobre violências doméstica e sexual, gravidez na adolescência e sobre prevenção e combate ao acidente de escalpelamento, além de doação de toucas de cabelo.
O evento foi coordenado pelo Comando do 4º Distrito Naval e HNBe, com participação da Praticagem da Barra do Pará, da Soamar-Pará, das Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, do Tribunal Regional Eleitoral, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Arte na Bacia Amazônia

Ricardo Campbell Rebelo contempla obra que homenageia os marítimos.“Descobridor dos Setes Mares”

O Prático Ricardo Campbell Rebelo vem se destacando para além dos mares e rios. No tempo livre, dedica-se à arte. Rebelo produziu várias obras, especialmente pinturas em tela. Uma delas vale destaque: uma homenagem aos marítimos do mundo inteiro. Na foto, é possível contemplar o mapa mundi com textura de ferrugem em uma imensidão azul da cor do mar representando o casco, além das soldas serem as linhas do Equador e Greenwich.
Rebelo faz parte da 4ª geração de Práticos da família. O pai Evandro Rebelo e os tios Lairton Rebelo e Guilherme Rebelo também foram Práticos do Rio Amazonas. Ele ingressou na Praticagem da Bacia Amazônica na primeira turma concursada, em 1980, e vai completar, em outubro, 41 anos de carreira. (PORTAL DA NAVEGAÇÃO)

Mares & Rios

As Promotoras de Justiça, Dra. Mônica Freire, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, e Dra. Vyllya Serene, Coordenadora do Núcleo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Ministério Público, participaram no último sábado da Ação Cívico Social na comunidade da Fazendinha, no furo do Arrozal, em Barcarena, no nordeste do Pará, promovido pela Marinha do Brasil.

A SOAMAR-PA (Sociedade dos Amigos da Marinha), que tem como Presidente Relton Oswaldo Pinto, utilizou, pela primeira vez, o barco de apoio durante a Ação Cívico Social promovida pela Marinha do Brasil, uma das parceiras. Brilhante estréia.

A filial da agência de navegação LBH, responsável pelo atendimento dos navios que se dirigem ao terminal de Porto de Trombetas, desfruta de grande conceito junto aos tomadores de serviço. Isso ocorre por conta da eficiência de funcionários, como o gerente Vladimir Santos, o sub-gerente Márcio Fernandes e os agentes Antônio Ribeiro, Andrey Souza e Rebeca Abreu e o trainner Adriano Fontenele.

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que tem no comando o Capitão de Fragata Fuzileiro Félix, está sendo responsável pela descontaminação preventiva na sede de inúmeras instituições públicas. Vale ressaltar que a descontaminação foi realizada pela Equipe Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval composta por 16 Fuzileiros Navais. (PORTAL DA NAVEGAÇÃO)

A Serveporto está preparando a próxima operação portuária. Trata-se de mais um embarque de minério de ferro no Porto da Companhia Docas de Santana, no Amapá. Desta vez, o navio “White Bay” vai receber mais de 50 mil toneladas de ferro com destino à China.

O Prático da Bacia Amazônica, Luciano Ferreira Secchin, foi o 1º colocado na 48ª Regata da Semana Internacional de Vela de Ilhabela/SP com o veleiro “+Bravíssimo”. A coluna parabeniza o feito!

No mês de agosto, o setor terá várias comemorações: só na semana que vem, Hermógenes Pessoa da Matapi Logística (3), Luis Celso, fotógrafo, (6), e Luiz Alexandre Neto, Engenheiro Naval, (7) vão aniversariar. Parabéns a todos! (LOP).