
O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou, no dia 19 de outubro, evento em comemoração ao seu 129º Aniversário. O CIABA orgulha-se em ser o berço da formação de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, remontando ao “Curso de Maquinista” e ao “Curso de Náutica”, ambos criados em 1892.
Na ocasião, o Vice-Almirante Vº aniversárioalter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval; o Contra-Almirante (RM1) Marcio Ferreira de Mello, Superintendente de Ensino Profissional Marítimo da Diretoria de Portos e Costas; os Titulares de OM diretamente subordinados da área de Belém; entre outras personalidades Militares e Civis, foram agraciados com o Título “Amigo do CIABA”, pela cooperação, incentivo e divulgação das atividades realizadas pela “Universidade do Mar”.
Cabe registrar que o CIABA recebeu seu nome em reconhecimento ao Contra-Almirante Braz de Aguiar, conhecido como “O Bandeirante das fronteiras remotas”, por toda labuta para a definição das fronteiras no Norte do país. Neste ano em que é comemorado o centenário do seu nascimento, é importante lembrar e agradecer a esse brasileiro e marinheiro por toda abnegação à Pátria e contribuição para a soberania brasileira e a integridade territorial da nossa Amazônia.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido. Na ocasião, foram cumpridas as medidas de profilaxia de combate ao COVID-19.
Por Portal da Navegação, via ASCOM/CIABA.
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Tripulante é promovido a Contramestre a bordo do navio “Log-In Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Comando do 4º Distrito Naval promoverá eventos em alusão a Batalha Naval do Riachuelo.
-
Navegando pelos encantos do rio Negro: o papel dos pilotos fluviais na rota turística de Manaus
-
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul oferece oportunidades de trabalho em Itajaí (SC)
-
Os Desafios da Praticagem: Condições Climáticas, Tráfego Intenso e Mais