Nossa “Universidade do Mar”, que é o grandiosíssimo “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguar” (CIABA) completou mais um ano de existência em sua brilhante história, conforme relatamos em edição anterior.
Seu 129º Aniversário foi completado em 13 de Outubro. A Cerimônia com a imposição do título de “Amigo do CIABA” foi ocasionalmente celebrada no último 19 de Outubro, quando o Comandante do 4º Distrito Naval Valter Citavicius Filho se fez presente, juntamente com autoridades civis e militares, dando um tom especial ao evento.
Registra-se também a presença do Contra-Almirante (RM-1) Márcio Ferreira de Mello, que é o Superintendente de Ensino Profissional Marítimo, representando a Diretoria de Portas e Costas (DPC), além dos Titulares de Organizações Militares pertencentes ao Comando do 4º Distrito Naval.
Parabenizamos àqueles que, pela cooperação, incentivo e divulgação das atividades realizadas pela “Universidade do Mar” foram agraciados com o Título importante de “Amigo do CIABA”.
Cabe registrar que o Centro recebeu seu nome em reconhecimento ao Contra-Almirante Braz de Aguiar, conhecido como “O Bandeirante das fronteiras remotas”, por toda labuta para a definição das fronteiras no Norte do país. Neste ano em que é comemorado o centenário do seu nascimento, é importante lembrar e agradecer a esse brasileiro e marinheiro por toda abnegação à Pátria e contribuição para a soberania brasileira e a integridade territorial da nossa Amazônia.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido. Na ocasião, foram cumpridas as medidas de profilaxia de combate ao COVID-19.
Seminário “E-Navigation” no Auditório do CIAGA
Importante Seminário foi realizado nos dias 20 e 21 de Outubro no Auditório do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) no Rio de Janeiro.
Com o tema “E-Navigation: Desafios e Oportunidades”, o evento ocorreu em alusão à Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, sendo orientado pela “Diretoria de Portos e Costas” (DPC), com o apoio da “Diretoria Geral de Navegação” (DGN).
Em formato híbrido, com palestras presenciais e ao mesmo tempo sendo transmitido pelo Canal Oficial da Marinha no Youtube, o seminário foi aberto pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, atual Diretor-Geral de Navegação.
O Secretário-Geral da “IMO” (Organização Marítima Internacional), Sr. Kitack Lim, enviou significativa mensagem especialmente para o evento, que ainda contou com palestras ministradas por representantes de várias instituições, dentre elas a Marinha do Brasil, Companhias Docas do Rio de Janeiro, Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, entre outras.
Os Alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) puderam participar do seminário, além da Comunidade Marítima. Mais informações do evento através do link:
www.enavigation.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Marinha.
Navegando
O Chefe de Máquinas Costeira esbanjou felicidades em relação a publicação da matéria sobre sua carreira a bordo dos navios, quando ainda na ativa. Recebeu várias felicitações de colegas de bordo, amigos e familiares. Recordou grandes navegações que realizou.
O Navio-Escola “Brasil”, atualmente realizando a “XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha”, atracou no porto de Koper (Eslovênia) em 21 de Outubro. Seu atual Comandante é o Capitão de Mar e Guerra Marcelo do Nascimento Marcelino, que recebeu Comitiva da Embaixada Brasileira a bordo, além de autoridades civis e militares dessa nação amiga.
Como falamos em outras ocasiões, o CIABA é uma instituição de ensino que sabe reconhecer as pessoas. O Capitão de Mar e Guerra Josué felicitou, em Cerimônia importante, os Maquinistas pela passagem do seu dia. Voltaremos com material especial sobre esse acontecimento.
Nosso grande amigo e colega da Turma “Ayrton Senna da Silva”, Capitão de Longo Curso Fabrício Lima de Souza, agora com novo destino, porto de Suape, Pernambuco, em breve deverá passar o Comando de sua bela nave. Ele sempre teve o jeito carismático e “gente boa” desde o tempo de escola. Nunca mudou seu estilo, conquistando sua tripulação por onde passa. Boa chegada, amigo!
Infelizmente outras pessoas assumiram grandes cargos e deixaram a função se sobressair sobre seu jeito de agir, mudando radicalmente sua postura. Isso ocorre muito no meio marítimo, com as empresas de navegações e offshores. Algumas posturas são lamentáveis de se ver.
O livro “Esse barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra D. Michael Abrashoff ensina: “Um comandante ciumento pode se comportar de uma maneira que iniba e logo paralise os subordinados, que acabam se desinteressando e se desligando. O antídoto reside em tentar fazer as pessoas que trabalham para você se sentirem necessárias e altamente valorizadas”.
Nosso grande amigo Capitão de Longo Curso Jorge Luiz Mendonça Cardoso recentemente foi condecorado a Medalha de Mérito Marítimo. Tivemos a oportunidade de viajar junto, quando Oficiais de Náutica, a bordo do gaseiro NT “Guarujá” em 1999. Depois, ele já Comandante e o colunista como Imediato, a bordo do NT “Grajaú”, um dos melhores navios na época. Voltaremos com matéria especial sobre o evento.
O nosso querido Mestre Antônio José Filo Creão Garcia, que também é Capitão de Longo Curso, enviou atenciosa mensagem sobre a matéria do Dia do Professor comemorado no CIABA: “esta sala inaugurada leva o nome de um professor inigualável no CIABA, que foi o professor Paulo Vítor. Vai levar muito tempo para surgir um MESTRE que se nivele a esse renomado professor. Justo reconhecimento”. Concordo com o Mestre.
O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, atual Presidente do Tribunal Marítimo (TM), relembrou os bons tempos a bordo dos navios da esquadra, quando recebeu o Ponto Estrela feito pelo colunista. Infelizmente o tempo no Oceano Atlântico Sul não nos permitiu outro cálculo. Saudades que o fizeram relembrar o bom passado.
Outro grande amigo que está sempre nos acompanhando nas viagens, desejando sorte e paz é o Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que atualmente é o Comandante de Operações Navais (CON) da nossa briosa força de mar. Ainda como Vice-Almirante foi Comandante do 4º Distrito Naval, realizando um grande trabalho em prol dos brasileiros residentes no norte do Brasil.
No Rio de Janeiro temos a famosa rádio “Marujo”, da nossa querida Marisa Araújo, com uma grande e vasta programação. Essa rádio possui aplicativo que pode ser baixado no celular. Ela é Embaixadora do Turismo, tendo condecorações da ABRAMMIL.
O Presidente do Sindmar, Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller, incansavelmente vem batalhando dia após dia em relação a “BR do Mar”. Há uma forte corrente que deseja alterar o texto, retirando a obrigatoriedade dos 2/3 de tripulantes brasileiros, além de Comandante, Chefe de Máquinas, Contramestre e Condutor em embarcações de bandeira nacional. Quando a força marítima se une, a possibilidade de vitória é maior. Já vimos isso no passado não muito distante.
Atitude louvável do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior em programar ciclos de palestras de várias empresas para os Alunos da Turma “Drakkar” do CIABA, que estarão se formando em breve. Conforme relatos chegados a este colunista, a “Aliança Navegação” foi a mais transparente e a que melhor passou as informações sobre a Marinha Mercante Brasileira.
O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves se prepara para em breve deixar a nossa querida cidade das mangueiras, uma vez que estará passando o cargo de Diretor do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe). Apesar da sua partida, sempre estaremos de braços abertos para recebê-lo.
O colunista encontra-se muito feliz. Primeiro vem a Passagem de Comando do navio atualmente embarcado. Segundo a homenagem que será prestada pela “Associação Brasileira das Forças de Paz – Batalhão Suez” (ABFIP – BTLSUEZ), com a entrega da Medalha Tiradentes. Noticiaremos posteriormente em primeira mão. (RM).
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).