Relton Lucas, Renato Ogawa, Relton Osvaldo Pinto, Sebastião Rocha e Tiago Pinto

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais amigos da Marinha

Fabrício Gama, vereador de Belém
Ronison Paraguassu (Roni Gás), vereador de Belém
Professor Mecenas Gonçalves, representando o filho Welbert

Na sexta-feira passada, aconteceu a cerimônia de entrega da medalha “Amigo da Marinha”. O evento aconteceu na Base Naval de Val-de-Caes, em Belém, e foi presidida pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, comandante do 4º Distrito Naval. Foram agraciadas 21 personalidades da sociedade paraense.

Amigos da Marinha em Goiânia

Gilmar Martins (Soamar-GO), Orson Feres (Soamar-Brasil), Vice–Almirante Kerr e Capitão de Fragata Divanildo Santiago.

O Presidente da SOAMAR-BRASIL, Orson Antonio Feres Moraes Rego, participou da imposição da Medalha de Amigos da Marinha. O evento aconteceu na Capitania Fluvial de Goiânia/GO, comandada pelo Capitão de Fragata (T) Divanildo Felipe Santiago. Quem presidiu a cerimônia foi o Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, Comandante do 7º Distrito Naval. O presidente da SOAMAR–GO, Gilmar Martins, esteve presente. Foram agraciados 15 membros da Sociedade de Goiânia.

Hidrovias do Brasil compra simulador de manobras

A Empresa de Navegação Hidrovias do Brasil, que opera no setor de Cabotagem com dois Navios na Linha Porto Trombetas/Vila do Conde e com os super comboios na linha fluvial Porto de Miritituba/Vila do Conde, acaba de comprar um simulador de manobras para treinamento da tripulação das embarcações da companhia, que navegam nos rios amazônicos transportando commodities.
O equipamento permite a reprodução fiel da cabine de comando dos empurradores da empresa e possibilitará a simulação de manobras na região, inclusive nas rotas em que opera. Vale ressaltar que este será o primeiro simulador elaborado especialmente para a navegação nos rios e portos da Amazônia e trará grande benefício para a segurança da navegação.

Mares & Rios

Com tristeza publicamos o acidente ocorrido no início da madrugada de sábado, no Rio Pará, próximo à localidade Ponta Negra. A colisão entre uma balsa de passageiros e uma balsa carregada de caminhão resultou na morte de uma pessoa e vários feridos.

Para complicar, o trapiche municipal da cidade de Curralinho afundou após receber a carga que era transportada pelo Ferry Boat “São Domingos”, que esteve envolvido no acidente. A Prefeitura da cidade informou que o Terminal Hidroviário Municipal está interditado por conta de obras não finalizadas na administração passada. Foi colocada uma balsa ancorada ao lado da obra que estava funcionando provisoriamente para embarque e desembarque.

Hoje, não publicaremos a seção “Conhecendo a Amazônia”. Na próxima terça, vamos falar sobre Coari/AM, penúltima cidade da margem direita do Rio Solimões.

Foram oito Capitães-de-Mar-e-Guerra promovidos à Contra Almirante na última reunião do Almirantado. Sete são do Corpo da Armada e um do Intendente. Na coluna da próxima quinta-feira, a lista completa.

Em continuidade à 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, após atravessar o Estreito de Drake e superar o paralelo 60° (linha imaginária que marca o limite norte do Oceano Antártico), chegou, em 28 de outubro, pelo 28° ano consecutivo, à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George (LOP).