O crescimento em movimentação de cargas e infraestrutura do Porto do Itaqui é destaque em matéria da revista Exame publicada nesta terça, 9. A repórter Carla Aranha esteve no Maranhão para conferir de perto as potencialidades do porto que mais cresce entre os 10 maiores do país, ocasião em que conversou com o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e visitou alguns terminais instalados na poligonal.
O texto explora a cadeia do agronegócio com foco na ampliação das operações de fertilizantes, com o novo terminal da COPI, inaugurado em março deste ano, bem como do volume movimentado de grãos e combustíveis.
A reportagem, sob o título “A força do agro: Porto de Itaqui, no Maranhão, bate todos os recordes”, também ouviu o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, que confirma a importância do porto público do Maranhão para a região Centro-Norte do Brasil. “O porto de Itaqui vem se consolidando como a grande porta de saída da região, aumentando grandemente a capacidade de armazenamento e embarque para atender uma demanda cada vez mais em alta”, disse ele. “O agronegócio importa fertilizantes e combustíveis, que chegam pelo porto, e exporta alimentos, em uma solução logística muito interessante”.
O texto completo da reportagem está disponível no link.
Notícias relacionadas
-
Governo do AM vai selecionar barcos que poderão transportar passageiros.
-
Acesso à educação em Rondônia é ampliado com mais uma entrega de embarcações para estudantes ribeirinhos.
-
Pará – Em seis meses de instalação, Base Candiru apreendeu mais de 200kg de drogas e fez 30 mil abordagens nos rios de Óbidos.
-
Novo Píer flutuante no Brasil – Grupo Chibatão se antecede e inicia parceria com a Marinha.
-
Defesa Civil leva hipoclorito de sódio para comunidades ribeirinhas.