NAVEGAÇÃO EM FOCO – Exército Brasileiro na Presidência da Conferência

O Exército Brasileiro, por meio do Comandante General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assumiu a Presidência da Conferência dos Exércitos Americanos, que é uma Organização Militar Internacional constituída por exércitos das três Américas.
A solenidade de posse foi realizada no Colégio Militar de La Nación, em Buenos Aires, na Argentina. O Chefe do Estado Maior do Exército da Argentina passou a presidência da Confederação para o Comandante Paulo Sergio Nogueira de Oliveira. O ciclo conduzido pelo Exército Brasileiro se estenderá até o ano de 2023.

Paraenses recebem honrarias no Rio de Janeiro

CLC Gondar, CLC Ricardo Monteiro, CLC Hildelene e Comendador Rodrigo Agostini

No início da semana, em singela e importante cerimônia, foi realizada a entrega das Medalhas Tiradentes a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia e ao Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro.
O evento ocorreu na sede do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” no Rio de Janeiro, contando com as presenças do Comendador Rodrigo Agostini, do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, do Praticante Oficial de Náutica Jailyson de Araújo Bezerra Vieira e da Secretária do CCMM, Sra. Cristina.
O Comendador Rodrigo Agostini, em sua presença especial, entregou as comendas aos agraciados, proferindo belas palavras motivadoras e de congratulações que enalteceram o CLC Ricardo e a CLC Hildelene.
A Medalha Tiradentes, Patrono da Polícia, foi outorgada pela “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – Batalhão Suez” (ABFIP – BTLSZ) e é conferida àqueles por meritória atuação juntos às Forças de Paz, enaltecendo o nome do Brasil e pela sua dedicação à preservação da sua memória histórica e valores cívicos militares.

RECORDAR É VIVER # embarques de Prático raiz na Fazendinha

Evandro e Marcílio são exemplos da Praticagem raiz na Amazônia.

Canoa e remo. Era no braço que um Prático raiz, chegava até a lancha da Praticagem que estava fundeada aguardando embarque. Este percurso era feito na canoa “Miss Fazendinha”. Isto ocorria quando a maré estava na baixa mar.
Nesta época, os práticos da Bacia Amazônica eram verdadeiros guerreiros na região. Conheciam o Rio como a palma da mão. Só de olharem para o movimento das águas barrentas do Rio Mar, identificavam o canal ou localizavam um banco de areia. Eram tempos do Prático que usava binóculos, que conhecia no “olhômetro” a distância que o navio tava da margem e a velocidade precisa nas manobras de atracação. Afinal, os recursos tecnológicos da época eram bem diferentes dos que se tem hoje.
Na foto, registrada em 1985, é possível ver os práticos Evandro Rebelo e Marcílio Silva no trapiche construído pelo então governo do Território do Amapá. O investimento garantiu mais segurança e praticidade para quem embarcava ou desembarcava na Fazendinha. Marcílio, oriundo do quadro de práticos da Petrobras, costumava falar que o passadiço do navio era um santuário e nunca ficava de costas para proa. Chamava atenção quando via um praticante de prático nessa posição: “A atenção pra proa tem que ser constante.”

Mares & Rios

O Superintendente da Polícia Federal no Pará, Delegado Wellington Santiago, ministrou palestra para a ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra /PA, abordando o tema Organizações Criminosas, Narcotráfico e Crimes Transnacionais. Superintendente da PF enalteceu a parceira com outros órgãos, para poder combater a criminalidade no Estado do Pará.

A Missão Internacional do Brasil Export participou do “Invest in Brasil Forum”, evento oficial do Governo Brasileiro realizado no luxuoso Ritz-Carlton Hotel, em Dubai. O presidente Jair Bolsonaro esteve no evento e convocou os árabes para investirem no Brasil.

No início da semana, o Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” desatracou do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) para a 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL). O Navio prestará apoio logístico à Estação Antártica “Comandante Ferraz” e, em conjunto com o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, será empregado na realização de pesquisas científicas, no lançamento e recolhimento de acampamentos científicos e nos levantamentos hidrográficos em proveito do Plano de Trabalho de Hidrografia 2020-2023, da Diretoria de Hidrografia e Navegação.

O XXI CEPE da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-PA) segue com o ciclo de palestras. Hoje, teremos o CMG Josué Fonseca Teixeira Junior, Comandante do CIABA. Amanhã, o palestrante será Bruno Kono, Presidente ITERPA, com a palestra “Políticas e Estratégias adotadas pelo ITERPA, com vista a regularização agrária no Estado”.

O Centro de Controle Interno do Exército (CCIEX), que realizou o 1º Estágio de Auditoria Interna Governamental, é comandado pelo General de Exército Sérgio da Costa Negraes (LOP).