NAVEGAÇÃO EM FOCO – Turma Acom-B conclui curso no CIABA

Os 20 alunos do Curso ACOM-B concluíram com êxito a primeira parte acadêmica do curso e, após finalizarem o Período de Estágio, ascenderão à categoria de 2º Oficiais de Máquinas.
O Curso APAQ-CTR se iniciou em 22 de fevereiro e teve três módulos com a finalidade de facilitar a realização do curso pelos 28 Aquaviários. Pois, eles tinham que se revezar entre seus períodos de embarques e repouso domiciliar.
A cerimônia contou com a presença restrita de alguns familiares e de representantes da Comunidade Marítima, e ocorreu, no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), a Cerimônia de Conclusão do Curso Especial de Acesso a 2º Oficial de Máquinas – Básico (ACOM-B) e do Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre – Básico (APAQ-CTR).

Estado do Pará pode ser dividido

O Brasil pode ganhar um novo estado. Um projeto de criação de Tapajós, que se tornaria a 28ª unidade federativa do país, está em tramitação no Senado. O tema voltará à pauta da comissão do Senado no dia 24 de novembro.
Na quarta-feira, 17, após o relator Plínio Valério (PSDB-AM) dar parecer favorável à realização de uma consulta à população do Pará, o projeto entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas não chegou a ser votado por conta de um pedido de vistas do senador Jader Barbalho, pai do governador do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB. O prazo do pedido de vista é de até cinco dias e não é prorrogável.
Se houver parecer favorável do Congresso, o trâmite seguirá o texto substitutivo apresentado à CCJ, que prevê consulta à população nas próximas eleições seguintes à aprovação, seja nacional ou municipal. Não havendo a aprovação na CCJ, o projeto será arquivado no Senado Federal.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) é um dos principais representantes do grupo que é contra a proposta de dividir o estado. Para ele, o projeto é “inadequado”, já que o estado está mais unido do que nunca e que “é possível governar para todos”.
Do ponto de vista econômico, a região oeste se dá pelas atividades de mineração, agricultura e pecuária. Os dados econômicos do ICPet, com informações do IBGE, apontam que os 23 municípios têm a soma do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em cerca de R$ 18 bilhões.
A cadeia do agro é outro forte aliado para a economia, da produção animal à produção agrícola. Na região, há municípios líderes na produção de cacau, mandioca, limão-taiti, abacaxi, entre outras culturas, o que explica a grande movimentação no Porto de Santarém.

Mares & Rios

O Comandante do I COMAR, Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, está à frente dos preparativos para o almoço que será oferecido ao Vice Almirante, Valter Citavicius Filho, que está deixando o Comando do 4º Distrito Naval, no dia 6 de dezembro.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses visitou, no começo da semana, o Comando Militar do Norte. A Imagem foi recebida pelo seu Comandante General de Exército João Chalella Júnior e seus oficiais. Como sempre, um momento que muita emoção. (foto)

O Comando do 4º Distrito Naval torna público o Processo Seletivo de Profissionais de Nível Superior das áreas de Saúde, apoio à saúde, técnica, técnica-magistério e de engenharia. As inscrições vão de 23 de novembro de 2021 a 0l5 de dezembro de 2021. Os cargos são para homens e mulheres que querem prestar do Serviço Militar Voluntário como Oficiais Temporários da Reserva de 2ª Classe da Marinha do Brasil (RM2). O objetivo é suplementar o efetivo de militares na área de jurisdição do 4ºDN. É só acessar a página do Comando do 4º Distrito Naval, no aviso de convocação, na Internet.

O Presidente do Grupo Nortelog Kleber Campos, após se recuperar da COVID 19, já se encontra a frente da empresa trabalhando novas estratégias de logísticas de transporte, que serão implantadas na empresa no início do próximo ano.

Sempre bom receber sugestões dos nossos leitores. Participe da nossa coluna enviando histórias vividas sobre a navegação pra gente! Basta enviar um e-mail para luizopinheiro@gmail.com. Vem com a gente!