O plano de expansão do Porto do Itaqui obteve mais um avanço na última semana, com a qualificação de uma área brownfield (terminal já existente e em operação) para arrendamento por meio do PPI – Programa de Parcerias de Investimentos. Trata-se do IQI14, que abrange a área de 43,404 mil metros quadrados dedicado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis, atualmente arrendado para a Petrobras.
“A exemplo do sucesso que tivemos no início do ano, com o leilão dos terminais IQIs 03, 12 e 13, este é mais um passo importante para a consolidação do Porto do Itaqui como um grande hub regional de combustíveis. É um projeto brownfield que terá seu contrato renovado com previsão de investimentos em ampliação”, afirmou o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. “É mais desenvolvimento, mais arrecadação e mais geração de empregos para o Maranhão”, completou.
O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 18. Além do Itaqui, foram qualificados outros sete terminais nos portos de Porto Alegre, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e Mucuripe.
Na prática, o anúncio significa que esses empreendimentos são prioritários para a realização de leilões, com investimentos da iniciativa privada. A expectativa é de que esses leilões ocorram no segundo semestre de 2022.
Os estudos necessários para definição dos valores de investimento para instalação desse novo terminal no porto público do Maranhão estão sendo desenvolvidos pela EPL. Atualmente a área está ocupada pela Transpetro e BR Distribuidora (VIBRA).
Por Portal da Navegação, via Ascom.
Notícias relacionadas
-
Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da Secretaria Nacional dos Portos para avaliar licitação no MUC 03 no Porto de Fortaleza.
-
Manifestação cobra transparência após fim do monopólio no transporte fluvial em Salvaterra, no Marajó.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais uma vez o Brasil sai perdendo.
-
Decisão judicial libera aplicação de tarifas de navegação no rio Amazonas.
-
PL fortalece transporte fluvial no AM com criação da Escola de Aquaviários.

