Nayara Figueiredo
São Paulo (SP) – A companhia de commodities agrícolas ADM anunciou nesta terça-feira que realizou o maior embarque de soja da história do Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), instalado em Barcarena (PA), com 84.802 toneladas em um único navio.
O carregamento também representa o maior volume embarcado em um navio de grãos em portos da Bacia Amazônica, disse a empresa à Reuters em comunicado.
“Isso nos mostra que temos uma opção a mais para transportar a soja pelo TGPM, usando o nosso próprio navio… Sem dúvida, é um feito que iremos repetir mais vezes”, disse na nota o diretor de Logística da América do Sul para ADM, Vitor Vinuesa.
A embarcação graneleira MV Harvest Frost, que é de propriedade da ADM, possui 237 metros de comprimento e 40 metros de largura. O navio zarpou na última semana com destino ao porto de Roterdã, na Holanda, onde a empresa também possui um terminal.
A companhia disse que toda a soja será destinada para esmagamento pela própria ADM, com o objetivo de gerar diversos produtos, como farelo para ração animal, óleo de cozinha, biodiesel, entre outros.
Até então, o recorde anterior de volume embarcado na região Norte brasileira pertencia ao porto de Santarém, com 82.531 toneladas de grãos de soja, realizado em 2020, segundo a empresa.
Por Portal da Navegação, via Reuters.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.