CONVÉS PRINCIPAL – CIABA realiza solene Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM.

Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio em exortação aos Alunos do 1º Ano.
Solene Juramento à Bandeira Nacional dos Alunos da EFOMM.
Desfile em Continência à Bandeira.
Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa presidiu a Cerimônia.
Ao final da Cerimônia os familiares puderam abraçar os futuros Oficiais da Marinha Mercante.

Os Alunos do 1º Ano da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) prestaram solene Juramento à Bandeira Nacional, em Cerimônia Militar realizada no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguia” (CIABA).
O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, presidiu a Cerimônia, que contou com as presenças de várias autoridades civis e militares, além de familiares dos Alunos.
Foram 119 brasileiros que prestaram juramento ao Pavilhão Nacional, no sentido de “defender a Pátria, respeitar os superiores hierárquicos e tratar com bondade os subordinados”. Um momento de emoção aos familiares verem seus filhos e filhas vestindo a farda branca da Marinha do Brasil.
O Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, juntamente com sua tripulação, participam do dia a dia da formação acadêmica desses jovens, onde futuramente ganharão os mares e oceanos, transportando as riquezas de nosso país.
O colunista recebeu o convite, porém devido problemas de última hora, não pôde comparecer, contudo acompanhou pelo canal do youtube. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Monumento em Homenagem ao Almirante Tamandaré é inaugurado na orla de Maceió (AL)

Monumento do Almirante Tamandaré inaugurado na orla de Maceió.

A cidade de Maceió (AL) recebeu a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que inaugurou o monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.
O evento, ocorrido em 12 de Maio, faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e os Duzentos Anos da Esquadra Brasileira. O monumento pode ser visto na orla da praia de Ponta Verde.
Também se fizeram presente o Governador Interino de Alagoas, Klever Loureiro, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira, além de diversas personalidades civis e militares. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Homenagem da coluna – marítimo e vaqueiro Gerson Berto da Silva

Condutor-Mecânico Gerson a bordo do NT “André Rebouças”.
Vaqueiro Gerson com sua filha Valentina.

A coluna de hoje faz referência ao Condutor-Mecânico Gerson Berto da Silva, cujo embarque foi no NT “André Rebouças”, onde realizou duas viagens inéditas para os Estados Unidos (uma na costa oeste, pelo Oceano Pacífico, e outra pela costa Leste, no Golfo do México).
Atualmente desfrutando seu repouso ao lado da família, o marítimo passa seu tempo nas vaquejadas, atuando com juiz ou puxador.
Conforme nos explica o vaqueiro Gerson, o Juiz serve como árbitro na disputa entre as duplas e deve ficar ao alto da faixa onde o boi será colocado; o “batedor de esteira” é o encarregado de “tanger” o boi para perto do puxador no momento da disparada, pegar o rabo do boi e imediatamente passar para o colega; já o puxador é o encarregado de puxar o rabo do boi e de conduzi-lo para dentro da faixa apropriada.
Boas vaquejadas ao Mecânico Gerson!

AIEB-Brasil realizará o “10º Encontro de Autoridades” na cidade de Duque de Caxias (RJ)

10º Encontro de Autoridades em Duque de Caxias (RJ).
Medalha Ciquentenário será entregue no 10º Encontro de Autoridades

Na próxima sexta-feira, 20 de Maio será realizad0 na Câmara Municipal da cidade de Duque de Caxias (RJ) o “10º Encontro de Autoridades”, evento esse do calendário da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil).
O Presidente da Instituição, Comendador Rodrigo Agostini, em parceria com a ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz), estará concedendo diversas condecorações e honrarias a personalidades civis e militares.
Serão realizadas as entregas das Medalhas “Cinquentenário”, “Tiradentes”, “Policial Lei e Ordem”, “Heróis da Guerra dos 6 Dias”, “Jubileu de Brilhante” e “Jubileu de Brilhante da Vitória”.
Entre os agraciados, representando a Marinha Mercante Brasileira, estarão o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia e o colunista.
Será um grande evento!

RUMO CERTO

  • O colunista e fotógrafo Luis Celso Borges sempre marcando presença nos eventos da Marinha do Brasil. Esteve recentemente na Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano do CIABA.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves, que foi Comandante do “Centro de Intendência da Marinha em Belém”, encontra-se no Rio de Janeiro, servindo nossa briosa.
  • A Capitã de Mar e Guerra (MD) Mônica Medeiros Luna foi a primeira mulher a dirigir o “Hospital naval de Belém” (HNBe). Ela que agora está no Rio de Janeiro
  • O colunista espera rever o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, por ocasião do próximo desembarque. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa vem realizando grande atuação na área de sua jurisdição, no Comando do 4º Distrito Naval.
  • O amigo Capitão de Longo Curso Danrlei Pinheiro, que já representou o Brasil na Organização Marítima Internacional (IMO), sempre presente nos eventos da nossa “Universidade do Mar”.
  • O Marinheiro de Convés Lindiomar Pinheiro da Silva, que desembarcou recentemente, passa dois dias no salão, cuidando de sua beleza, para então curtir o repouso. Gente que se cuida.
  • Seu melhor amigo é o Condutor-Mecânico Gerson Berto da Silva, vaqueiro nas horas vagas. A bordo alegram a tripulação.
  • A amiga Andrea Marroquim se recuperando de pequeno acidente ocorrido na última semana em sua residência. Mesmo assim não deixou de cumprir seus compromissos assumidos. Profissional de alta qualidade.
  • Esperamos rever o amigo Oficial de Náutica Roberto Benedito Sabbá, que agora atua como inspetor de Segurança nos Terminais, durante o próximo descanso em Belém (PA).

NAVEGANDO

Amanhã ocorrerá na Escola de Guerra Naval importante webinar da Alumni-PPGEM com o tema ”Intercâmbio na Pós-Graudação: experiência de doutorado-sanduíche na Suécia”, que será ministrada pela Mestre da EGN Carolina Ambinder. Serão abordados processo pelos quais passou em seu intercâmbio, experiência de pesquisa, condução das entrevistas de campos e documentos de campo. Vale a pena assistir.

Como a palavra psicopata tem sido muito citada na mídia, nos últimos dias, aproveitamos para voltar ao assunto. Uma divergência que cito é que, diferente dos psicopatas que são encantadores, o sociopata não é muito bom em contextos sociais, sendo muitas vezes classificado como uma pessoa antissocial. É capaz de fingir ou forçar sentimentos, parecendo estar à vontade ou contente, mas não realidade não está.

Conheço uma pessoa que, dois anos atrás, pediu ajuda a várias colegas nesse estilo (psicopatas/sociopatas), recebendo um “não”, de forma direta e indireta, como resposta. O pior de tudo é que depois precisaram da ajuda e agiram como se nada tivesse acontecido. O mundo dá voltas, sempre dizemos isso. Fato!

A Marinha Mercante Brasileira está tendo alta excelente. Todos os colegas do colunista que estavam ociosos alguns anos atrás, com falta de emprego, agora estão exercendo suas funções nas empresas de navegação e offshore. Inclusive escolhendo onde trabalhar. Marca assim!

A Fragata “Defensora” recebeu a visita de 30 estudantes, entre 7 e 12 anos, da Escola Municipalizada Pindobas, em Maricá (RJ). O evento corrido em 07 de Maio serviu para que os jovens retirassem dúvidas sobre a carreira no mar e estimulou-os a refletir sobre a importância da Amazônia Azul;

A Marinha do Brasil lançou site para reverenciar a memória do seu Patrono, o Marquês de Tamandaré. O lançamento ocorreu no dia 11, por ocasião da Cerimônia de Inauguração do Monumento em Fortaleza (CE). A página trará detalhes da vida do Almirante Joaquim Marques Lisboa, bem como documentos alusivos ao herói nacional.

No dia 11 de Maio, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, realizou importante Ação Cívico-Social na Escola Infantil e de Ensino Fundamental “Almirante Renato Guillobel”. Foram ofertadas ações básicas de saúde e educação, melhorando a qualidade de vida dos alunos, além de contribuir para sua iniciação social.

A “Estação Antártica Comandante Ferraz” (EACF) localiza-se na península Antártica e permanece guarnecida em tempo integral, sendo responsável pelo desenvolvimento de diversas pesquisas, dentre elas a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer. A estação por diversas vezes recebeu visitantes de nossa Marinha Mercante, como a Capitã de Longo Curso Hildelene Bahia e o Praticante Oficial de Náutica Danilo Rozeira.

O próximo grande evento da Marinha do Brasil será as comemorações da vitoriosa Esquadra Brasileira na Guerra do Paraguai, ocorrida em 11 de Junho. A coluna irá preparar uma série de informações sobre esse dia ao longo das edições do próximo mês. Viva a Marinha do Brasil.

O colunista já se encontra passando o Comando ao Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, grande herói que se recuperou recentemente do Covid-19. Voltará a navegar pelos mares distantes, tendo como seu destino a Terra Santa, que fica em Israel. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next