
No dia 08 de agosto, um grupo de alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), tiveram a oportunidade de visitar o navio-veleiro Cisne Branco, o qual estava aberto para visitação nesse fim de semana no Porto de Belém, na Escadinha da Estação das Docas.
Na ocasião, o grupo, formado por 21 alunos, conheceu a história da embarcação e os compartimentos, como: o rancho dos oficiais, conhecido como praça d’armas; biblioteca; alojamentos; cabine do comandante; convés; praça de máquinas e passadiço, onde tiveram uma breve instrução de navegação, além da oportunidade de escalar os cabos que dão acesso às partes superiores dos mastros que suportam as velas do navio, esta aventura contou com o auxílio da tripulação do navio.
A atividade faz parte das comemorações da Marinha do Brasil pelos 200 anos da Independência do Brasil.
O Navio-Veleiro Cisne Branco, construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, foi incorporado à Armada em 09 de março de 2000. A embarcação exerce funções diplomáticas e de relações públicas e possui como missão principal representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais.
Por Portal da Navegação, via CIABA.
Notícias relacionadas
-
Cultura ribeirinha é reconhecida como patrimônio vivo do Pará.
-
Empresa com histórico no DNIT recebe novo contrato milionário para operação de portos na Região Norte.
-
Marinha do Brasil intensifica patrulha no Rio Madeira contra pirataria fluvial e reforça segurança da navegação e do abastecimento na Amazônia.
-
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.

