
No dia 08 de agosto, um grupo de alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), tiveram a oportunidade de visitar o navio-veleiro Cisne Branco, o qual estava aberto para visitação nesse fim de semana no Porto de Belém, na Escadinha da Estação das Docas.
Na ocasião, o grupo, formado por 21 alunos, conheceu a história da embarcação e os compartimentos, como: o rancho dos oficiais, conhecido como praça d’armas; biblioteca; alojamentos; cabine do comandante; convés; praça de máquinas e passadiço, onde tiveram uma breve instrução de navegação, além da oportunidade de escalar os cabos que dão acesso às partes superiores dos mastros que suportam as velas do navio, esta aventura contou com o auxílio da tripulação do navio.
A atividade faz parte das comemorações da Marinha do Brasil pelos 200 anos da Independência do Brasil.
O Navio-Veleiro Cisne Branco, construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, foi incorporado à Armada em 09 de março de 2000. A embarcação exerce funções diplomáticas e de relações públicas e possui como missão principal representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais.
Por Portal da Navegação, via CIABA.
Notícias relacionadas
-
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas.
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.