Na última quinta-feira (04), o maior navio de guerra existente na América Latina deixou o cais da Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), com destino a Turquia, sendo rebocado pela embarcação especializada nesse tipo de manobra, o RB “Alp Centre”.
O Navio-Aeródromo “São Paulo” (A-12), também conhecido como Porta-Aviões, esteve no serviço ativo da Marinha do Brasil entre os anos de 2000 e 2014. Construído na França em 1957, foi o segundo pertencente à Classe Clemenceau. Foi descomissionado em 2020.
Entre os anos de 1963 a 2000, quando serviu a Marinha francesa, foi denominado de FSS “Foch”, sendo, em seguida, adquirido pelo Brasil, substituindo o antigo Navio Aeródromo-Ligeiro “Minas Gerais” (A-11).
O São Paulo passou 206 dias no mar e lançou 566 aeronaves brasileiras, argentinas e uruguaias. Foi arrematado pelo estaleiro turco “Sok Denizcilikve Tic” por R$ 10,5 milhões, aproximadamente U$ 2 milhões.
Presidente da Abrammil apoia o Futevôlei Show do Milhão na praia de Copacabana (RJ).
Foi um sucesso o “Futevôlei Show do Milhão” realizado na última quinta-feira (04) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).
O evento contou com grandes talentos do esporte e de personalidades artísticas. O apoio, mais uma vez, foi dado pelo Coronel Regis Lermen, Presidente da Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar), que marcou presença incentivando eventos esportivos e culturais.
Conforme palavras do Pré-Candidato a Deputado Federal: “o esporte ensina bons valores, une as pessoas e colabora com a autoestima. Por isso é essencial apoiar o projeto como o Futevôlei, pois une amizade, educação cultura e a saúde. O sucesso do evento foi de todos nós”.
Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar é homenageado pelo Brigada Civil Florestal (BCF).
O Capitão de Longo Curso e Comodoro da Marinha Mercante Brasileira Francisco Cesar Monteiro Gondar novamente recebeu grande homenagem, desta vez da Brigada Civil Florestal (BCF) sediada em Rio Bonito, no Rio de Janeiro.
A Moção de Honra ao Mérito foi entregue pelo Comendador Dr. Luís Benito Neto, Presidente da instituição.
O CLC Gondar foi participante ativo da “Operação S.O.S Petrópolis”, tendo reconhecimento às suas realizações de trabalhos construtivos em prol do bem estar da coletividade para uma Pátria melhor.
Na foto, o Comodoro recebendo a Moção das mãos do Presidente da Brigada, em Cerimônia realizada na Sede dessa importante instituição.
Parabéns, Comandante Gondar! Viva a Marinha Mercante Brasileira!
Ação Social da Cruz Vermelha tem apoio da Marinha do Brasil no Maranhão.
No dia 30 de Julho, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) prestou relevante apoio à ação social realizada pela Cruz Vermelha Brasileira nesse Estado. Cerca de 300 famílias receberam os benefícios, na escola comunitária “Cantinho do Saber”, que fica na zona rural de São Luís.
A ação contou com atendimentos médicos, vacinações e testes rápidos para Covid-19, Hepatites B e C, sífilis e HIV. Também houve entregas de roupas, sapatos e cestas básicas, provenientes de doações. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).
O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, em contato com o colunista, agradeceu as matérias publicadas. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
RUMO CERTO.
- O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara trabalhou com os CLC’s Ricardo Alfredo e Roberto Brabo quando comandavam os navios “Lavras” e “Itaituba”. Tempos bons.
- O Comendador Rodrigo Agostini em breve estará recebendo grande Comenda. Ele que vem trabalhando com várias ações sociais. Essa depois eu conto.
- A querida Brunna Monteiro em alguns dias estará aportando em Belém do Pará, sua terra natal, para rever entes queridos. Atualmente mora na capital federal.
- O Pastor Roberto da igreja Batista da Capunga, que fica em Recife (PE), é um dos leitores da coluna. Ele que em 2017 recebeu bela homenagem da tripulação do NT “Abdias Nascimento”, como “Tripulante Honorário”.
- Também recebeu o título, o nosso grande amigo Pastor Silas Pereira, da Primeira Igreja Batista de Porto de Galinhas. Inclusive foi ele quem batizou o NT “Abdias Nascimento”.
- O Capitão de Mar e Guerra Miranda, que atua como Port State Control na Capitania dos Portos da Bahia, mesmo na reserva, continua prestando relevantes serviços à nossa nação.
- O Oficial da Reserva da Marinha Fábio Lobato ministrou importante palestra sobre Draft Survey no “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA). Esse entende do assunto.
- A querida Andrea Marroquim, agora morando em Fortaleza, ministra treinamento para vários profissionais da área de cozinha, salão, confeitaria e padaria. Ela é uma pessoa batalhadora na vida.
- O Contramestre Francisco Cesar Piveta já está embarcado no NT “André Rebouças”. Um dos grandes tripulantes desse navio.
NAVEGANDO
Foi sucesso total a visitação pública ocorrida no último domingo (07) a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”. Grande momento de lazer proporcionado pela Marinha do Brasil às famílias paraenses. O Comando do 4º Distrito Naval está de parabéns, assim como toda a atenciosa tripulação da embarcação.
O “BR do Mar”, a mais nova lei que tira os empregos dos marítimos brasileiros, agora tem as regras publicadas pelo Governo Federal para as EBNs e empresas de navegação condicionadas (EBN-CON) interessadas em aderir ao programa. Contudo, mesmo com as portarias sobre habilitação já expedidas, elas preferem aguardar decreto.
Se perguntarem para o colunista qual partido prefere que ganhe a eleição, a resposta sempre será a mesma: que vença aquele que melhor contribuirá para o país e ajudará o povo brasileiro. Fanatismo por partido não é, e nunca foi, o forte deste humilde escritor.
A Fase 1 do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do porto do Rio de Janeiro (RJ) deve ser concluída no final deste ano. Principais desafios para implantação envolvem multidisciplinaridades do projeto e falta de mão de obra técnica. Torçamos para que saia dentro do previsto.
Na última semana, a Antaq autorizou o contrato de uso temporário entre autoridade portuária de São Sebastião (SP) e empresa de calderaria para atividade, que envolve módulos de medição para FPSO no pátio 3 desse porto, bastante frequentado pelo colunista.
A Marinha do Brasil, tendo como representante o Vice-Almirante José Carlos Matias, atual Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, ministrou importante palestra em 02 de Agosto no salão nobre do Clube Militar no Rio de Janeiro (RJ), tendo como tema “A Marinha na Independência do Brasil” em homenagem ao Bicentenário.
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1.402/22 que inscreve o nome do Imperial Marinheiro Marcílio Dias no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo reconhecido oficialmente. Agora a proposta será analisada pelo Senado. Se aprovada, ele será o primeiro militar negro a ser reconhecido como herói. Se quiserem saber um pouco mais da história, recomendo o livro “A Guerra do Paraguai”.
A Escola de Guerra Naval (EGN) é uma instituição de altos estudos militares que tem o propósito de contribuir para a capacitação dos Oficiais da Marinha para o desempenho de comissões operativas e de caráter administrativo, prepará-los para as funções de Estado-Maior e aperfeiçoá-los para o exercício de cargos de comando, chefia, direção e altos escalões da Marinha.
Nesse mês de agosto, o Exército Brasileiro comemorará importante data no seu calendário, que é o Dia do Soldado. Após dois anos de quarentena, devido a pandemia, esperamos pelas tradicionais celebrações com Cerimônias Militares e exposições de equipamentos e vestuários.
Já se encontra no Brasil o navio que o colunista irá assumir em breve. Nem precisa citar o nome, uma vez que no dia 09 de Agosto completou um ano que esteve pela primeira vez nessa embarcação, revezando com o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues. A tripulação já começou a ser substituída, enfatizando que as datas de embarques e desembarques estão sendo cumpridas. Torçamos para que “marque assim”. (RM).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.