Almirante Borges e sua esposa CMG Natália, Almirante Olsen e sua esposa Marcela, vice-almirante Edgar e sua esposa Geórgia, Contra Almirante Carlos Roberto e sua esposa Cintia, e colunista Luiz Omar Pinheiro

NAVEGAÇÃO EM FOCO – A volta do Círio fluvial.

Almirante de Esquadra Olsen recebendo a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
Almirante de Esquadra Borges erguendo a imagem de Nossa Senhora aos fiéis.
Os casais Luiz Omar e Francisca, e tenente-brigadeiro do ar Medeiros e Giovana

Após dois anos sem ser realizada, a Romaria Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré foi uma das mais belas e dentro das normas de segurança estabelecida pela Autoridade Marítima. Toda segurança do percurso foi elaborada e conduzida pelo capitão dos portos, o capitão-de-mar-e-guerra André Vieira.
Mais de 400 embarcações participaram da romaria. Os navios da Marinha do Brasil que também participaram estavam navegando em formatura precisa e perfeita para a segurança do navio Garnier Sampaio H-37, que transportava a Imagem Peregrina de Nossa Senhora.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro da Defesa, general Paulo Sergio; almirantes de esquadra Olsen (COM) e Borges (DGN); tenente-brigadeiro do ar Medeiros (DCTA); vice almirante Edgar (4º DN); major brigadeiro Nogueira (I COMAR); contra almirante Carlos Roberto (CEM), contra almirante Reis (subchefe do COM), deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, e deputados federais, Joaquim Passarinho, Eder Mauro e Delegado Caveira estiveram presentes na procissão das águas.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Círio 2022

Esquadrilha da Fumaça realizando manobras no ar.
Presidente Jair Bolsonaro cumprimen-tando o Major Brigadeiro do Ar Nogueira e o Tenente Brigadeiro Medeiros.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira realizada nos céus de Belém, durante a procissão do Círio de 2022, ficará para sempre na memória dos devotos. A população paraense agradece ao Comandante do I COMAR L, Major Brigadeiro do Ar Nogueira, responsável pela vinda da Esquadrilha.
Também não podemos deixar de agradecer ao hoje Tenente Brigadeiro do Ar Medeiros que, ainda no posto de Major Brigadeiro, em 2021, quando comandava o I COMAR, trouxe, ano passado, a Esquadrilha para se apresentar em Belém pela primeira vez no dia do Círio, fato que amenizou um pouco a falta da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Mares & Rios

O Primeiro Comando Aéreo Regional adere, mais uma vez, à Campanha Outubro Rosa. A ação, que remete a um período de prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero, tem o objetivo de alertar sobre o perigo destas doenças e incentivar a preservação e a busca do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, a fachada do I COMAR ficará iluminada de rosa, a fim de demonstrar a adesão da Organização Militar a essa importante causa.

No domingo do Círio, uma das principais missões do Exército Brasileiro foi garantir o atrelamento da corda à berlinda, na Avenida Portugal com a Rua 15 de Novembro. Além disso, na praça Santuário, cordão humano formado por militares do 8º D Sup, do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Pq R Mnt/8) e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) garantiram que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegasse à Basílica Santuário.

O Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, do 8ª Depósito de Suprimento da 8ª Região Militar (8º D Sup), integrou neste sábado (8), a Romaria Fluvial, uma das 13 oficiais do Círio de Nazaré. O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, esteve a bordo e acompanhou o Círio das Águas ao lado da família militar. A embarcação partiu da Base Naval de Belém em direção à Icoaraci.

Parabéns pelos 40 anos de formatura da Turma 1982 formada pela nossa Universidade do Mar, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Nesta turma, só tinha fera. Entre eles, os práticos Gondim, da Barra do Pará, e Pantoja, da Barra de Rio Grande.

A coluna hoje faz referência à Banda FazBel (foto), formada por Militares Fuzileiros que fazem a parte musical em todos os eventos realizados no 4º Distrito Naval e OM subordinadas. A banda é composta pelo SubOficial Marques (tecladista e cantor), sargento Erika (saxofonista e cantora), sargento Rodrigo (guitarrista e cantor), sargento De Paula (baterista) e cabo Bernardes (contrabaixista). Esta turma dá realmente um show nos eventos.