Coronel Mendes(Sub-Comandante 4° DN), Vice-Almirante Edgar (4ºDN), major-brigadeiro Nogueira (I COMAR), o agraciado Rodrigo Otávio (Juiz de Direito) e coronel-aviador Bevilaqua (BABE).

NAVEGAÇÃO EM FOCO – FAB comemora Dia do Aviador

Colunista Luiz Omar sendo agraciado com a medalha pelo Tenente-brigadeiro do Ar Medeiros em São José dos Campos/SP.
Coronel médico Feijó e a esposa Leila Haber Feijó ao lado do tenente-brigadeiro do ar Reis (Comandante do COMGEP)
Comandante do I COMAR, major-brigadeiro do ar Nogueira presidindo a solenidade em Belém.

O I Comando Aéreo Regional (I COMAR) realizou na manhã da última sexta-feira (21), na Base Aérea de Belém (BABE), comandada pelo coronel aviador Bevilaqua, cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, com a imposição da Medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”(OMA). A data marca o primeiro voo do 14 Bis realizado por Santos Dumont no dia 23 de outubro de 1906.
O Comandante do I COMAR, major-brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, presidiu a cerimônia acompanhado do comandante Militar do Norte (CMN), general de Exército Augusto Ferreira Costa Neves e do comandante do 4º Distrito Naval (4º DN), vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que esteve entre os agraciados com a maior comenda da Força, entre outras autoridades militares e civis, e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
As comemorações aconteceram em todo o Brasil. Em São José dos Campos/SP, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, a cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do ar Medeiros e o colunista Luiz Omar Pinheiro e o soamarino Carlos Nascimento (Soamar-PA) foram agraciados com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”.
Em Brasília, a cerimônia ocorreu na Base Aérea da Capital Federal, sendo presidida pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos Almeida Batista Junior, com a presença do vice-presidente da república, Hamilton Mourão, comandante da defesa general Paulo Sérgio e o diretor de saúde major brigadeiro do ar Cloer Vescia Alves. Na ocasião, o coronel médico Feijó foi agraciado com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”.

Luiz Omar II, Francisca Pinheiro, Luiz Omar Pinheiro, tenente-brigadeiro Medeiros, Giovanna Medeiros, Ana Nascimento e Carlos Nascimento. legenda

HB Poraquê lançado ao mar

HB Poraquê realizando teste

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, lançou no mar, nesta semana, o HB Poraquê, uma das embarcações movidas a empurradores elétricos construídos pelo estaleiro Belov. Os testes estão sendo realizados na Bahia.
O projeto contará com tecnologia inédita na navegação interior, trazendo impacto positivo sustentável no modal hidroviário: trata-se da geração híbrida com baterias para reduzir as emissões de CO2 (gás carbônico) e contribuir para a migração da matriz energética para uma energia mais limpa. A expectativa é evitar a emissão de até 2.168 toneladas de CO2 na maturidade do projeto.
Os empurradores vão operar no Terminal de Uso Privado (TUP) da Hidrovias do Brasil, localizado em Barcarena, área de grande circulação de embarcações, contribuindo para a redução de emissões atmosféricas, ruído e vibração.

Mares & Rios

A “Ordem do Mérito Aeronáutico” é a Comenda da FAB criada em 1943 destinada a premiar os militares da Aeronáutica que prestam notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício da profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), foram agraciados 10 militares e 2 civis, entre eles, além do comandante do 4ºDN, vice-almirante Edgar, homenageado com o grau “Grande-Oficial”, destaque para o subcomandante do I COMAR, coronel-aviador Alexsandro Oliveira Mendes e o chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Belém (SEREP-BE), coronel de infantaria Fábio Silveira de Lima, ambos com o grau “Oficial”. Com o grau “Cavaleiro”, foram agraciados o comandante da BABE, coronel-aviador Ricardo Bevilaqua Mendes; o vice-presidente da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA), coronel-aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira; e suboficial Nilson Vale Costa, da GUARNAE-BE.

Até este domingo, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23º Bda Inf Sl), que tem como comandante o general de brigada Mauricio de Souza Bezerra, está apoiando o Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, Defesa Civil e demais órgãos na região da Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia. O objetivo é combater um incêndio de grandes proporções, que iniciou no dia 10 deste mês.

Aproximadamente 240 militares das unidades da 23ª Bda Inf Sl se revezam no trabalho para controlar o incêndio. Além do apoio em pessoal, o Exército tem apoiado com o emprego de Viatura Cisterna de Transporte de Água com capacidade para 12.000 litros, abafadores de fogo, sopradores, bombas costais de água, entre outros.

No último dia 19, na sede da Delegacia Regional do SINDMAR, em Belém, ocorreu uma palestra ministrada pelos capitães de longo curso Nonato de Souza e Darlei Pinheiro sobre aposentadoria, sistema Petrobrás, Petros e INSS.