O prático Adonis Passos e o capitão de fragata Fróes

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Lancha da Capitania de Santarém retorna à atividade

A Capitania Fluvial de Santarém, comandada pelo capitão de fragata Froes, apresentou, na quarta-feira (9), o resultado do trabalho de recuperação da lancha LAEP 7 Acari. A embarcação passou por reforma, por meio de uma parceria com a Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da Zona de Praticagem 1 (Unipilot). Militares e integrantes da Unipilot, representado o presidente Adonis Santos, estiveram na sede da Capitania para uma vistoria. A lancha está pronta para operar nos rios da região amazônica.
A LAEP 7 Acari é uma embarcação de apoio ao ensino, patrulha e salvamento. É responsável pelo transporte para localidades ribeirinhas e atividades de inspeção naval. Por ter um porte maior do que as demais da frota, ela proporciona condições de habitabilidade para que os militares fiquem mais tempo em ação.
A lancha, que estava inoperante, passou por serviços de recuperação estrutural, ganhou novos equipamentos de navegação e teve todo seu interior reformado, garantindo mais conforto e segurança. Com sete metros de comprimento, a LAEP 7 Acari pode atingir velocidade de até 35 nós (64 km/h), com autonomia de seis horas de navegação e capacidade para abrigar até quatro militares em ação.

Petrobras inicia perfuração do poço de petróleo na costa do Amapá

Mayara Martins, Patricia Rosa e Ivan Barceres

Após anos de análises e estudos da Bacia da Foz do Amazonas, a Petrobras iniciou, a 160 km da costa do Amapá, prospecção de petróleo há quase 3 mil metros de profundidade.
A estatal promoveu diversas reuniões, inclusive no Marajó, para debater com as comunidades das regiões afetadas detalhes do projeto que deverá trazer benefícios em royalties com valores ainda não definidos.
A perfuração marítima está cercada de tecnologia disponível a fim de evitar impactos negativos sobre a vida das famílias e ao meio ambiente marinho, que terão atendimento dentro do navio sonda, se necessário.
A empresa defende que nunca foi responsável por desastres ambientais em 70 anos de existência, mas afirma que todos os cuidados são tomados em eventuais casos de derramamento de petróleo na superfície.
As representantes da Petrobras, Mayara Martins, e Patrícia Rosa, além do técnico do IBAMA, Ivan Baceres, detalharam as ações e cuidados da empresa durante a prospecção, que deverá ir de novembro até junho de 2023.
Belém será o ponto de apoio ao navio sonda com embarcações que deverão fazer a rota da costa de três em três dias transportando alimentos e equipamentos necessários.

Mares & Rios

Ainda sobre a medalha “Amigo da Marinha”, vale ressaltar que foi gratificante rever alguns soamarinos na solenidade, como Amaro Klautau e o casal Alcides e Sonia Guedes.

Ana Nascimento recebendo a medalha Amigo da Marinha.
Rui Cabral, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP)
Contra almirante Carlos Roberto, vice-almirante Edgar e Relton Osvaldo Pinto, presidente da Soamar-PA
Frederico Machado, José Fernando Jr. e Luiz Vessani

A 7° edição do evento “Mineração e Comunidade”, realizado em Belo Horizonte (MG), na semana passada, discutiu as boas práticas das mineradoras para com o meio-ambiente e as comunidades do entorno. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Jr, representou o Pará e apresentou as políticas sócio-ambientais desenvolvidas pelas principais empresas que atuam na região e as ações dos órgãos estaduais de fiscalização e preservação das áreas minerais.

___________________________________________________________________________________________

Suboficial Yedo Mendes e tenente coronel aviador Ciro Lambiase

Uma solenidade militar marcou a programação festiva alusiva ao 32º aniversário de criação do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação “Esquadrão Netuno”. O evento ocorreu na última sexta-feira, no Pátio Operacional da Base Aérea de Belém (Babe), presidido pelo comandante tenente-coronel Aviador, Ciro Appip Lambiase, que contou com as presenças do comandante da Base Aérea de Belém, coronel aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, e outras personalidades da Aeronáutica e convidados. Durante a programação aconteceu a entrega de diplomas “Netuno Honorário”. Entre os agraciados estava o suboficial Yedo Mendes, presidente do Cassazum.