Turma de 1977 do CIABA.

CONVÉS PRINCIPAL – Turma de 1977 do CIABA comemora 45 anos com grande encontro.

CLC Piedade (3º da direita para esquerda) ao lado de familiares e colegas de Turma.

No dia 14 de Novembro, a Turma de 1977 do CIABA, nossa tradicional “Universidade do Mar”, completou 45 anos de Formatura. E para abrilhantar o evento, um festivo encontro foi celebrado no Salão Panorâmico da Assembleia Paraense, em Belém do Pará.
Os Oficiais fazem parte da segunda turma de dois anos do CIABA. Vários deles estiveram presentes na comemoração, ao lado dos seus familiares e amigos. Foi um momento ímpar para rever colegas que há muito tempo não se encontravam e realizar o famoso brinde de champanhe.
Os responsáveis para que o evento pudesse ocorrer se constituiu numa Comissão composta pelo CLC Luiz Otávio Gonçalves, OSM Francisco de Assis Neves Vieira, OSM Mario Ito e CLC Valmir Nery Costa. Eles não mediram esforços e tudo deu certo.
Presente nessa turma o grande amigo do colunista, que inclusive passamos o Comando de um para outro e vice-versa no famoso NT “Abdias Nascimento”. Trata-se do Capitão de Longo Curso João Luiz Velasco Piedade.
Parabéns aos veteranos da Turma de 1977

Despedida do Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão do CIABA.

Mestre – CLC Garcia ao lado dos Alunos do 3º Ano de Máquinas do CIABA.

Nosso querido professor e mestre, Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia, despediu-se da nossa “Universidade do Mar”, que é o poderoso “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar”, após 35 anos de serviços prestados no “Ensino Profissional Marítimo”, na ativa da Marinha do Brasil.
Mas ele não deve parar por aí. Segundo suas próprias palavras, dedicar-se-á nos fechamentos de algumas publicações, visando contribuir para o engrandecimento da Marinha Mercante Brasileira.
O colunista foi seu Aluno no Curso Fundamental de Náutica, ainda no 3º Ano, quando aprendeu com o mestre a arte da Navegação Astronômica e Astronomia Náutica, durante o ano de 1996. Até os dias atuais os aprendizados são colocados em práticas a bordo.
Parabéns ao Mestre Garcia, pela sua dedicação ao ensino de gerações de homens e mulheres do mar.

Rotary Club do Rio de Janeiro – Vésper realização Ação Social.

Diretor José Cândido ao lado de rotarianos e parceiros da ação social

No dia 16 de Novembro, o nosso querido Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper realizou importante Ação Social no Centro Comercial Polo 1, na Cidade Maravilhosa, em parceria com a Drogaria Venâncio, Telex, Confraria dos Cavaleiros da Boca Bendita, Confraria do José, Loja Liberdade e Abrammil.
O evento contou com as participações da Presidente do Vésper, Neide Benchimol, da sua Diretoria e vários rotarianos, atuando em prol da humanidade e da saúde da população em geral.
Parabéns ao Rotary pelo sucesso.

RUMO CERTO.

  • Em pouco tempo à frente no Comando do CIABA, o Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes, já terá a grande Formatura dos Alunos no início de dezembro.
  • A Assessoria de Comunicação Social do CIABA, que tem à frente a 1ª Tenente (RM2-T) Layza Serrão, vem despontando como uma das melhores na jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis vem realizando excelente e exemplar Comando à frente do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe).
  • Outro destaque fica para o Capitão de Mar e Guerra André Luís Vieira Martini à frente da “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR).
  • É bem provável que o Comandante Vieira transmita o Comando da CPAOR em Janeiro de 2023. Ele também é formando na EFOMM do CIABA.
  • Muitos Praticantes de Náutica e de Máquinas das Turmas “Atlante” e “Drakkar” ainda estão realizando seus estágios a bordo das embarcações mercantes.
  • Ainda relembramos as visitas dos Coronéis Paraquedistas Pedro Aurélio de Pessoa e Antônio Carlos de Pessoa, além do amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão, na última estadia no Rio de Janeiro no dia 07 de Setembro.
  • Nossa amiga Neide Benchimol, ao lado de grande diretoria, vem realizando excelente navegação à frente do timão do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper.
  • A Tripulação do NT “André Rebouças” vem se destacando nas fainas de preparações de tanques para entrada no estaleiro. Tarefa não muito fácil como alguns acham.
  • O amigo Capitão de Longo Curso Carlos Alberto agradeceu as notas de tão justas homenagens aos Amigos da Marinha do Brasil e da nossa Marinha Mercante. Gente fina é outra coisa.

NAVEGANDO.

O setor da Indústria Marítima é formado por 4 segmentos: petróleo e gás offshore, portos & navegação e construção naval. Nos próximos anos, estima-se que fará relevante contribuição ao processo de desenvolvimento da economia brasileira, já que está em expansão e atraindo investimentos. É ver para crer.

A Ponte Rio-Niterói já foi reaberta para o trânsito. Segundo concessionária que administra, não houve danos à estrutura. Como se sabe, na noite de segunda-feira (14) o navio “São Luiz” atingiu um dos pilares, depois que sua amarra partiu e ficou a deriva, interrompendo o tráfego nos dois sentidos.

As causas do acidente do navio “São Luiz” estão sendo investigadas e apuradas. Segundo uma fonte ouvida pela “Portos e Navios”, informou que a embarcação estava fundeada na área denominadas “6W” , sem tripulação e que garrou, fazendo com que se deslocasse até parar num dos pilares da ponte. Os dados meteorológicos informavam de ventos fortes, atingindo a velocidade de 53 quilômetros por hora.

Mais dois nomes são indicados para vagas abertas na Diretoria da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), depois que Cadeiras foram criadas com lei, ampliando para cinco os números de diretores. O Governo Federal citou os nomes de Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio. Agora passarão por apreciação do Senado.

Evento realizado na Argentina debateu perspectivas para Indústria Naval Brasileira. Sinaval apresentou demandas de estímulo à atividade que estão sendo sugeridas a membros da equipe de transição do novo governo, como renovação da frota de apoio. Não se sabe se teremos um novo Programa de construção de navios, como anteriormente.

O Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”, que tem como Comandante o Capitão de Corveta Guilherme Silveira Monteiro, recebeu seis alunos dos Cursos de Medicinas e Odontologia da Universidade do Vale Taquari (Univates), onde participam das Ações de Assistência Hospitalar desenvolvidas pela Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental.

O Comando do 4º Distrito Naval vem atuando, juntamente com os órgãos de Segurança Pública, no combate e repressão ao crime e tráfico de drogas na área de sua jurisdição. Cabe ainda destacar os serviços de patrulhamentos na nossa costa e rios, através das embarcações pertencentes ao “Grupamento de Patrulha Naval do Norte”, bem como a Salvaguarda da Vida Humana no Mar e fiscalizações de embarcações realizadas pela “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental”.

A Brigada de Infantaria Pára-quedista completou 77 anos de existência. No dia 12 de Novembro, grande Cerimônia foi celebrada com a finalidade da manutenção do espírito de corpo paraquedista de todos os tempos, em especial das Turmas de 1972 e 1997, que completaram o Jubileu de Ouro e de Prata.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço durante o feriado da “Proclamação da República”. Foram 72 óbitos em acidentes automobilísticos nas rodovias federais do país. Também registrou 288 acidentes graves. Em relação a 2021, houve diminuições nos números de óbitos (78), porém com aumentos nos acidentes graves (210) e de pessoas feridas (de 888 para 1.185).

Na mesa do colunista o convite para a Cerimônia Militar de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais e Declaração de Praticante-Aluno da Marinha Mercante, a ser realizada no dia 02 de Dezembro de 2022, às 10 horas no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). Agradecimentos ao Comandante, Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes e a Assessoria de Comunicação Social pela lembrança. (RM).