Formatura da EFOMM terá novos Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas.

CONVÉS PRINCIPAL – Logo mais ocorrerá a Formatura dos novos Praticantes da Marinha Mercante no CIABA.

Logo mais, às 10 horas, novos Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas estarão se formando no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”.
O evento acontecerá nas instalações da própria Instituição de Ensino Superior e será presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
Após três anos em regime de internato, os Alunos matriculados e incorporados na “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), também receberão a Carta-Patente de 2º Tenente da Reserva Não Remunerada, uma vez que fazem parte do “Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva” (NFORM) da Marinha do Brasil.
Várias autoridades civis e militares, além dos familiares e amigos dos formandos, marcarão presenças num dos mais importantes eventos do calendário do CIABA, que tem como Comandante o dinâmico Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes.
Parabéns aos novos Oficiais. Viva a Marinha do Brasil. Viva a Marinha Mercante Brasileira.

Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves é condecorado pela ABRAMMIL.

CMG (IM) Otranto ao lado do CLC Gondar.

O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves foi agraciado com a Medalha de Mérito da Abrammil, no Grau de Oficial, em evento realizado no último dia 25 de Novembro, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).
O Comandante Otranto foi Diretor do “Centro de Intendência da Marinha Belém” (CeIMBe), onde realizou um grande trabalho à frente dessa Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval.
Atualmente está na reta final do “Curso de Política e Estratégia Marítimas” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN), onde se formará em alguns dias. Conhecido e amigo do colunista desde a época em que esteve em Belém (PA) distingue-se pelas suas características cordiais, humilde, liderança e amor à profissão.
Nas fotos, o Comandante Otranto ao lado dos Capitães de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, que também foi premiado, e o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Laia Neres.

Dragagem da bacia de manobras da Base Naval de Val de Cães é concedida pelo Ibama.

Base Naval de Val de Cães.

No dia 12 de Novembro, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, recebeu parecer favorável do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a operação de dragagem da Bacia de Manobras na Base Naval de Val de Cães (BNVC).
Tudo isso foi graças ao esforço conjunto entre as duas instituições, que também teve o apoio do Estado-Maior da Armada, viabilizando esse tipo de operação, trazendo apoio para a Base, uma vez que possibilitará a docagem de navios de grande porte da própria Força, além das Forças Amigas e Comunidade Marítima.
Sem dúvida nenhuma uma boa estratégia para a Marinha. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Formatura do APNT é realizada no CIABA.

Capitão de Cabotagem Luiz Henrique Barreto e Pedagoga Dayse Monteiro.

A foto mostra um dos formandos do “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica” (APNT), Capitão de Cabotagem Luiz Henrique Barreto, ao lado da Pedagoga Dayse de Nazaré Cardoso Monteiro, por ocasião do Baile.
A formatura dos futuros Comandantes aconteceu no dia 25 de Novembro de 2022, no Auditório do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), tendo o Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes presidido a Cerimônia.
O evento ainda contou com as presenças de familiares e amigos, que puderam entregar o Distintivo do APNT, conforme preceitua a Norma-21 (Norma da Autoridade Marítima Brasileira).
Parabéns, Capitães de Cabotagem da Marinha Mercante Brasileira!

RUMO CERTO.

  • O amigo Prático Marcelo Salgado assumiu importante Diretoria da Soamar-Pa, em evento realizado na última semana de Novembro. Sucesso na missão.
  • O Comendador Rodrigo Agostini realizou excelente Cerimônia no 16º Encontro de Autoridades, tendo o CLC Gondar e o colunista condecorados na ocasião. O próximo evento já tem data marcada para 14 de Dezembro, o último de 2022.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade fica sempre emocionado com as formaturas que ocorrem no final do ano das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
  • Ainda segundo o CMG Fábio: “Muitos sonhos nos olhos brilhantes dos formandos. Vale muito a pena”. Palavras de um dos melhores Comandantes que o CIABA teve.
  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva também vive a expectativa da Cerimônia de Formatura dos seus Alunos no CIAGA. Será brilhante.
  • O amigo Daniel Mata Roque agradeceu a nota postada na coluna sobre sua palestra. Gente fina é outra coisa. Voltaremos com matéria especial sobre sua participação.
  • O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro já representou o Brasil na “Organização Marítima Internacional” (IMO), que é um dos pilares da ONU (Organização das Nações Unidas).
  • O Contramestre Francisco Cesar Piveta de Lima com sorrisos e lágrimas nos olhos. Sua filha estará jurando à Bandeira Nacional no próximo dia 08 de Dezembro, pela Marinha do Brasil. Ele já foi Fuzileiro Naval antes de embarcar na Marinha Mercante.
  • Um dos grandes Comandantes no Offshore é sem dúvida o Capitão de Longo Curso Elvis Oliveira, colega da Turma “Ayrton Senna da Silva” de 1997.
  • Um casal de Mercante dos bons: Capitão de Longo Curso Bruno Lélis e 1ª Oficial de Náutica Danilsen. O colunista se sente feliz em tê-los, no passado não muito distante, compondo sua tripulação.

NAVEGANDO.

O Almirante Tamandaré não teve suas ações somente nas guerras. Como marujo e homem do mar, teria participações importantes nos salvamentos de naus, tripulações e passageiros. Dentre os casos mais famosos, citamos: “Ocean Monarch”, em Liverpool, e do “Vasco da Gama”, no Rio de Janeiro (RJ).

Ainda podemos citar mais sobre o herói Tamandaré, que é o Patrono da Marinha do Brasil: era visto sempre a predileção por autodenominar-se como “Velho Marinheiro”. Prestou relevantes serviços à Pátria. Não é a toa que os marinheiros se espelham na sua humildade e liderança, com a finalidade de cumprir suas missões na Força de Mar.

O “Fundo de Marinha Mercante” (FMM) fechou o primeiro trimestre de 2022 com o saldo de R$$ 7,5 bilhões. De Janeiro a Setembro, os valores liberados somaram o total de R$ 566,3 milhões, bem acima dos registrados no mesmo período de 2021. A Comunidade Marítima aguardará pelos novos projetos do próximo governo para a indústria de construção naval e transporte marítimo.

Os portos do “Arco Norte” vêm crescendo quando o assunto é o escoamento da soja exportada pelo país. Somente de Janeiro a Outubro do corrente ano, representou 37,7% desse produto que passaram pelos portos com destino mundo afora. Para se ter uma ideia, o maio porto da América Latina, que é o de Santos (SP), escoou 33,6 desse grão.

As Fragatas “Liberal” e “Defensora”, pertencentes ao Comando do 1º Esquadrão de Escolta, receberam importante reconhecimento pelos serviços prestados à Marinha do Brasil e a Sociedade Brasileira. Os Prêmios Controle Naval do Tráfego Marítimo foram entregues no dia 22 de Novembro, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

A Fragata “Liberal” foi agraciada na categoria “Navio Socorro da Esquadra”, devido ter se destacado no cumprimento das tarefas de Socorro e Salvamento no âmbito da Esquadra. A embarcação de guerra também realizou muitas missões no exterior, tendo grande destaque dentro da Marinha do Brasil.

A Fragata “Defensora” conquistou o Prêmio na categoria “Contato CNTM”, que se distinguiu, através dos Esquadrões de Helicópteros da MB da FAB, no encaminhamento ao Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo dentro da Área de Responsabilidade Search and Rescue (SAR).

O Navio-Hospital da Marinha Americana “Comfort” esteve recentemente em Cartagena, na Colômbia, entre o período de 11 a 18 de Novembro, em missão de ajuda humanitária, prestando atendimento médico e odontológico aos necessitados, como parte da Missão “Promessa Continuada 2022”. Irmão ajudando irmão.

A Polícia Rodoviária Federal participou da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública realizada na manhã do dia 23 de Novembro em Brasília (DF). O evento foi sediado pelo Ministério da Justiça e Segurança República reunindo os Secretários de todas as unidades da Federação.

A “Escola de Especialistas da Aeronáutica” formou 388 novos Sargentos que agora irão atuar nas diversas Organizações Militares sediados nos Estados da Federação Brasileira. Boa sorte aos novos graduados e sucessos nas missões que irão abraçar. (RM).