NAVEGAÇÃO EM FOCO – Almirante Olsen assume Marinha do Brasil.

General Chalella, Colunista Luiz Omar e General Stumpf
Almirante de Esquadra Olsen e Colunista Luiz Omar.
Contra Almirante RM -1 Renato, Almirante de Esquadra Borges Almirante de Esquadra Silva Lima e Contra Almirante RM-1 Bueno.
Almirantes Leal Ferreira, Moura Neto e Roberto Carvalho, todos ex Comandantes da Marinha.
Vice Almirante Capistrano e Esposa Elaine.
Almirante de Esquadra Olsen e Vice Almirante RM-1 Lima Filho.
O presidente da Soamar Brasil Orson e vice almirante Capistrano

Em solenidade presidida pelo Ministro da Defesa José Múcio e realizada no Clube Naval de Brasília/DF, o novo Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Marcos Olsen, assumiu o posto em substituição ao também Almirante de Esquadra Almir Garnier que, após 43 anos de dedicação à Armada, deu baixa do serviço ativo. O agora ex-comandante Garnier não esteve na solenidade, mas compareceu ao encontro realizado na casa do Comandante Olsen.
A solenidade foi uma das mais concorridas do novo governo do presidente Lula e a única das três Forças realizada em cerimônia aberta ao público e à imprensa. As dependências do Clube Naval estavam completamente lotadas com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras, como embaixadores, ministros de Estado, membros do Alto Comando das Forças Armadas e ex-ministros da Defesa e ex-comandantes da Marinha, onde podemos citar os Almirantes de Esquadras Ilques Barbosa, Leal Ferreira, Moura Neto, Roberto Guimarães Carvalho.

Mares & Rios

Amanhã, às 09h, no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), será realizada a passagem de comando do 4º Distrito Naval. O Vice-Almirante Edgar Barbosa passará o comando para o também Vice-Almirante Antonio Capistrano. A solenidade será presidida pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges, Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil.

Na última quinta-feira, 5, durante a posse do Almirante Olsen, em Brasília/DF, tive o prazer de rever o Contra-Almirante (RM-1) José Roberto Bueno Junior. Ele foi Capitão dos Portos em Belém entre janeiro de 2009 e janeiro 2011 e o último Capitão de Mar e Guerra promovido a Almirante após exercer a função de capitão dos Portos da Bacia Amazônica Oriental.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, informou em nota na quarta-feira,4, em Nova Iorque que o General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, chefiará a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO), uma das maiores operações de paz do mundo. Ele substituirá o General brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa, que deixará o posto em fevereiro.

O primeiro comandante brasileiro da Monusco foi o General Carlos Alberto dos Santos Cruz, que também chefiou as tropas da ONU no Haiti, na extinta Minustah. A Monusco tem em sua equipe quase 18.300 pessoas, sendo 12.800 militares, 2.900 civis, 166 especialistas e 1.600 policiais.

Lembrando que na próxima quinta-feira, 12, o General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho passará o Comando da 8ª Região Militar “Região Forte do Presépio” para o também General de Divisão Alcio Costa. A cerimônia será no 8° Depósito de Suprimentos em Belém.

Reportagens Especiais

O jornalista e ex-apresentador da TV Liberal, afiliada Globo no Pará, Douglas Dinelly participou, nesta semana, das reportagens especiais que marcaram os 40 Anos do “Bom Dia Pará”, telejornal matinal da emissora. O registro é no switcher, “o coração” da TV. Dinelly está acompanhado da repórter Fábia Sepêda e do repórter cinematográfico Álvaro Ribeiro.(LOP)