Militares da FAB embarcam para território Yanomami

NAVEGAÇÃO EM FOCO – FAB envia militares e carga para apoiar populações em território Yanomami

Uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, segunda-feira (23/01), da Base Aérea do Galeão (BAGL), com destino à Base Aérea de Boa Vista (BABV) para prestar apoio às populações em território Yanomami, na região de Surucucu (RR). Ao todo, 31 militares da FAB e uma carga de 19 toneladas embarcaram rumo à região que enfrenta uma grave crise sanitária, envolvendo problemas de desnutrição, malária e infecção respiratória aguda.
A Aeronáutica, sob a coordenação dos Ministérios da Defesa (MD) e da Saúde (MS), vai montar um Hospital de Campanha, onde uma equipe multidisciplinar irá se revezar no atendimento a aproximadamente 700 indígenas, destes 278 pacientes já estão internados. Estão compondo a missão, militares médicos das especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Radiologia, Ginecologia, Patologia, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
Para o devido atendimento à comunidade indígena, foram enviados como carga aparelho de raio-x; aparelho de ultrassonografia; farmácia e laboratório, que possibilitam a realização de exames laboratoriais; unidade celular de saúde, com leitos de internação para pacientes ambulatoriais e estabilização de pacientes mais graves que precisem ser removidos para Unidades de Saúde mais complexas; dentre outros.

Carlos Melo é novo secretário executivo do MPA

Foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU), o Decreto de 23 de janeiro de 2023 que nomeia Carlos César de Melo Junior para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Por ter experiência com a pesca industrial, a nomeação de Carlos Melo foi bem recebida pelo setor. Carlos Melo é zootecnista , mestre e doutor em aquicultura.
Na mesma edição do DOU, foram publicadas ainda as portarias que nomeiam Rivetla Edipo Araujo Cruz para exercer o cargo de diretor do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva da Secretaria Nacional de Pesca Industrial do Ministério da Pesca e Aquicultura; e Juliana Lopes da Silva para exercer o cargo de Diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União da Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e aquicultura.
Aqui no Estado do Pará, onde o setor pesqueiro tem grande impacto na economia, o presidente do SINPESCA, Apoliano Nascimento, acredita que a nova direção da pasta consiga resolver uma parte dos problemas do setor.

foto sem legenda

Mares & Rios

O departamento de comunicação da prefeitura de Cametá pediu exoneração coletiva ontem. A nota assinada por 9 profissionais que circula em grupos de jornalistas de Belém fala em “desgaste e todos os excessos recebidos pela equipe. Assim como, assédio moral aos profissionais, traumas psicológicos, abuso de autoridade e todo os tipo de falta de respeito recebida pela chefia de gabinete, direcionada aos seres humanos que compõem esta equipe”. O chefe de gabinete é Maike Cohén, amigo pessoal do prefeito Victor Cassiano, e as denúncias precisam ser apuradas com rigor.

A Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) comunica o resultado da eleição realizada em 16 de dezembro de 2022. A chapa vencedora intitulada “Engº José Maria Mendonça” tem como presidente da diretoria executiva Alex Dias Carvalho e 7º vice-presidente Apoliano Oliveira do Nascimento. Das 29 agremiações sindicais aptas, 23 exerceram o direito de voto, resultando zero voto em branco, zero voto nulo e 23 favoráveis à chapa vencedora, atingindo 100% dos votos válidos.

A Marinha do Brasil realizou, até o dia 22 de janeiro, a Operação “Travessia Segura 2023”, no Estado do Pará. A Capitania dos Portos Amazônia Oriental, que tem como comandante o CMG Calfa, reforçou as ações de fiscalização em embarcações de transporte de passageiros, turismo e náutico, travessias no Terminal Hidroviário, portos da Bernardo Sayão, Praça Princesa Isabel,Icoaraci e e Ilha do Combu, em Belém. A operação também se estende à Vila Arapari, em Barcarena (PA).

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sob o comando do General de Brigada Vinicius de Souza, realizou, no dia 19 de janeiro, o Encontro Interagências, com o objetivo de estreitar os laços de cooperação mútua entre as instituições e agências envolvidas na segurança e defesa da fronteira norte do Brasil. Participaram do evento membros da Marinha do Brasil, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Estado do Amapá.

No dia 25 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou o XI Encontro Pedagógico de Formação Continuada para o corpo docente, com o tema: “Saberes necessários à práxis docente”. Na ocasião, compareceram cerca de 46 professores, instrutores e pedagogos. O evento também contou com a presença do Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza, Comandante do CIABA, do Capitão de Fragata Antonio Rodrigues da Silva Neto, Superintendente de Ensino e da Capitão de Corveta Valéria Cristina Aderne Gomes, encarregada do Serviço de Orientação Pedagógica do Centro de Instrução.

Hoje, às 19h30, no Privilege Restô o novo diretor-presidente do SINDARPA, Dário Gonçalves Pantoja Neto, CEO do Grupo Camila Navegação e Transporte, é recebido, com seus associados e diretores, o setor aquaviário para um jantar de cerimônia de posse da nova diretoria do SINDARPA para o triênio 2023-2025.

Está repercutindo positivamente a coletiva de imprensa do Desembargador Mairton Carneiro, ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Pará. O magistrado explicou para os jornalistas os problemas que ocorrem na Amazônia, destacando as missões da ouvidoria no Estado e a mediação para combater conflitos agrários na região, como o massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. (LOP).