Uma embarcação diferenciada atracou no Porto do Rio de Janeiro, no último dia 26. Trata-se do “Aqua Felix”, o 1° navio da classe Fast Crew Supplier (FCS) 7011 do Grupo holandês Damen, uma embarcação rápida de mudança de tripulação das plataformas, sendo uma alternativa ao transporte por helicóptero. Lançado em 2021, o navio chega ao Rio de Janeiro pela 1ª vez e fica na cidade até o fim da tarde desta sexta-feira (27) para ser apresentado pelo armador às empresas do mercado de energia offshore.
Com a superestrutura e o casco feitos em alumínio, o FCS 7011 tem 73,6 metros de LOA (comprimento) e 11,2 metros de boca (largura), pesando um total de 105 toneladas. A embarcação é capaz de navegar a velocidades de até 40 nós e pode acomodar até 150 pessoas.
O navio apresenta uma variedade de tecnologias de compensação de movimento para a segurança das transferências da tripulação, em condições de até 3 metros de altura de onda. Outro diferencial está na capacidade de transferir um número maior de pessoal para distâncias mais longas e de atender a várias instalações em uma única viagem de ida e volta, proporcionando redução de tempo e custos operacionais.
Por Portal da Navegação, via Assessoria de Comunicação – ASSCOM
Notícias relacionadas
-
CPAOR realizará evento de premiação do PSNA/2025.
-
PARÁ – Oeiras do Pará recebe terminal hidroviário de R$ 3,7 milhões e promete impulsiona viagens pelo Marajó.
-
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos.
-
GWM usa barco a hidrogênio para estimular educação ambiental no Pará.
-
Porto de Porto Velho fica entre os três melhores do país no Prêmio CIDESPORT.

