Rodrigo Abreu, Eduardo Nery, Alber Vasconcelos, almirante Wilson Lima, João Maria, almirante Murillo Barbosa e vice-almirante Capistrano.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comitiva atesta avanços em portos privados da Amazônia

Responsáveis por maior dinamismo à economia do Brasil a partir da Amazônia, os portos privados da região da Barra Norte e da Baía do Marajó apresentaram avanços em operações de logística e infraestrutura durante visita liderada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A Região Amazônica respondeu por mais de 90% da movimentação de cargas por hidrovias no país no primeiro semestre de 2022.
Além do presidente da ATP, Murillo Barbosa, estiveram na comitiva, em Barcarena, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e os diretores recém-empossados Almirante Wilson Pereira Lima e Alber Furtado de Vasconcelos Neto. O comandante do 4º Distrito Naval, o vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, também esteve entre os convidados.
A comitiva visitou, na segunda-feira passada, os Terminais de Uso Privado (TUPs) da Hidrovias do Brasil, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), associados da ATP, e o Unitapajós, que fazem movimentação de grãos na região.
De janeiro a outubro de 2022, os terminais localizados na Barra Norte e da Baía do Marajó movimentaram por cabotagem e longo curso 24,2 milhões de toneladas de cereais e sementes oleaginosas, como a soja. Observa-se um aumento de 26,2% do escoamento dessas commodities pela região.

Perícia médica dos práticos.

Por determinação da Normam 12, que regula os serviços de praticagem, todo prático é obrigado a se submeter a uma perícia médica que comprove boa condição de saúde para o exercício da profissão. Para práticos com menos de 60 anos, é exigida perícia a cada três anos. Entre 60 e 70 anos, de dois em dois anos. Acima dos 70, passa a ser anualmente.
Hoje, os laudos são assinados por médicos credenciados pela Marinha do Brasil. No Pará, onde a Capitania dos Portos da Bacia Amazônica Oriental é responsável pelo controle dos laudos das zonas de praticagem ZP-01 e ZP-03, temos três médicos credenciados. A dra. Maria das Graças Carvalho (foto), especialista em medicina do trabalho, é referência neste segmento, responsável pela assinatura da maioria dos laudos de avaliação médica e psicofísica dos práticos.

Posse do venerável mestre Adilson Silva

O mestre maçom Adilson Silva tomou posse como venerável mestre da loja maçônica Firmeza e Humanidade nº1, grande benemérita da grande loja maçônica do estado do Pará, na última sexta, 27. A cerimônia ocorreu em sessão magna com rigor maçônico no centenário templo da loja.
O concorrido evento contou com a presença dos maçons membros da loja e também dos irmãos das lojas co-irmãs. Após a solenidade, foi servido um jantar para os convidados e familiares presentes.
A loja maçônica Firmeza e Humanidade nº1 é proprietária do templo mais antigo de Belém do Pará. Construída em 28 de maio de 1857, faz parte do patrimônio histórico não só da Maçonaria, como do Pará também, e é considerado o templo mais bonito de todo Brasil.

Mares & Rios

A visita nos Portos Privados, de acordo com o presidente da ATP, reforçou a importância da região da Barra Norte e da Baía do Marajó que tem 82 terminais privados responsáveis por investir mais de R$ 5,3 bilhões na região nos últimos nove anos.

A Comissão Temporária Interna de Estudo e Acompanhamento da Qualidade, da Segurança e da Fiscalização do Transporte Fluvial de Passageiros no Pará apresentará o Relatório Final nesta segunda-feira (30) às 10h na Sala Vip da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A Comissão foi criada em novembro de 2022 para que, prazo de 120 dias, fosse realizado estudos sobre a qualidade, a segurança, a fiscalização do transporte fluvial de passageiros no Estado do Pará e sobre os problemas envolvendo embarcações clandestinas e sucateadas que trafegam nos rios paraenses e que colocam em risco, diariamente, a vida de centenas de pessoas.

No dia 24 de janeiro, o 8° Depósito de Suprimento (8°D Sup) iniciou as atividades do Plano Logístico de 2023, com o deslocamento do comboio rodoviário para as guarnições de Marabá e Tucuruí, no sudeste do Pará, e Imperatriz, no Maranhão. O comboio chefiado pela 1° Ten Manhães é formado por uma viatura de escolta da 15ª Cia PE e cinco viaturas de transporte de carga.

Na próxima terça-feira (31), a chapa única composta pelo presidente Guto Gouvêa (Prefeito de Soure), 1º vice-presidente Clebson Rodrigues (prefeito de Bagre) e 2º vice-presidente Gilma Ribeiro (prefeita de Oeiras do Pará) vai concorrer na eleição para nova diretoria Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM). Após o fim da votação, a nova diretoria tomará posse. Um almoço assinado pelo sourense chefe Bola será servido aos convidados. No cardápio, caldo de turu, frito do vaqueiro e o tradicional filé de búfalo com queijo do Marajó.

Em 28 de janeiro, comemora-se o “Dia Nacional do Portuário”, momento no qual os trabalhadores portuários de todo o Brasil são homenageados. O diretor de Portos e Costas, vice-almirante Salgueirinho, relembra a abertura dos portos brasileiros às nações amigas após a Família Real portuguesa ter chegado ao Brasil em 1808. Com esta importante mudança, a então Colônia ascendeu a um novo patamar de interação comercial com outros países, permitindo o crescimento e o desenvolvimento comercial, econômico e social do país, e os portos brasileiros passaram por grandes transformações e mudanças no regime de exploração da atividade portuária.

Relembrando o aniversário do meu amigo-irmão Toninho Assef, ocorrido no dia 20 de janeiro, que foi comemorado em família. No registro, Toninho está com a esposa Silvia e filha Alliny Assef.

Natália Sarmanho (foto) festejou a formatura no curso de medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Os festejos foram comandados pelos orgulhosos pais, Carlos Ribeiro e Lilian Barata Sarmanho.