Boia já em operação.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Lançamento da boia na Barra Norte.

Equipe responsável pela operação

O sistema de calado dinâmico na barra norte do Rio Amazonas está cada vez mais preciso. Pois na semana passada foi realizado o lançamento da bóia que coleta os dados meteorológicos e oceanográficos que foi aprimorada e fundeada na Barra Norte com apoio da Marinha do Brasil.
O navio hidrográfico Garnier Sampaio partiu de Belém para Macapá, onde a bóia e o seu aparato de poitas, pesando seis toneladas, foi embarcada no convés. Após um dia de viagem, a tripulação, os pesquisadores da praticagem e técnicos contratados chegaram à barra norte para o lançamento da bóia.
O navio aproveitou para sondar as profundidades nas imediações do local. Para isso, foram compartilhados equipamentos de sondagem da Marinha e da Cooperativa Unipilot. A operação faz parte do protocolo de intenções assinado entre a Praticagem da Amazônica Oriental e o Comando do 4º Distrito Naval.
Pelo acordo, a praticagem se encarrega dos investimentos e da implementação do projeto, desde a coleta dos dados, seu processamento e difusão.
A Autoridade Marítima, por sua vez, supervisiona o projeto e disponibiliza o seu apoio técnico-logístico quando necessário.
O sistema de calado dinâmico transmite, via satélite, dados de profundidade; direção e velocidade da corrente; direção e velocidade do vento; e amplitude e período das ondas. Essas informações atualizam as previsões divulgadas nas tábuas de maré. Com essa análise mais precisa, é possível atravessar a barra norte com navios mais carregados, em total segurança.
A barra norte sempre foi um gargalo para a navegação. Isso porque trata-se de um trecho raso e lamoso localizado na entrada do Rio Amazonas. Essa região, portanto, delimita o quanto as embarcações podem transportar em toda a Bacia Amazônica.
Desde 2017, o projeto da praticagem vem possibilitando o aumento do calado dos navios que cruzam a barra norte.

COP 30 vai provocar maior HUB aéreo a Amazônia.

Aeroporto Internacional de Belém – Val de Cans

A realização em 2025 da Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em nossa capital, tem refletido em grandes avanços estruturantes, dentre eles a ampliação do hub aéreo da Amazônia, com a presença de empresas aéreas estrangeiras, conforme Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional.
Belém registrou, neste primeiro semestre do ano, cerca de 1,8 milhões de passageiros, segundo dados do Aeroporto Internacional, que passará por grandes reformas e ampliações, a fim de atender a crescente demanda de viajantes.
Esse número representa um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado e indica a necessidade de ampliar a oferta de voos entre os estados da Amazônia através de mais aeroportos e ofertas de vagas como forma de diminuir os preços das passagens.”Como incrementar o turismo na região com os atuais preços das passagens nas alturas, como o trecho Belém/Santarém que chega custar dois mil reais”; desabafa o ministro do turismo, o nosso paraense Celso Sabino, argumentando que a maior movimentação de passageiros irá trazer reflexos positivos na economia, gerando emprego e renda para a região.

MARES & RIOS

AEROPORTO

Os usuários do Aeroporto de Belém esperam que na reforma anunciada pela Empresa Concessionária a Norte Amazônia Airports (NOA), que já anunciou um investimento de R$ 450 milhões em obras, coloque uma escada rolante no local da antiga (foto), que dá acesso ao segundo andar para o embarque. É preciso lembrar que trocaram o local do embarque que era atendido pela única escada rolante existente no aeroporto, que com a troca ficou distante do local obrigado os usuários a subir as escadas com suas malas ou percorrer uma longa distância para utilizar a escada rolante.

COSANPA

A Companhia de Saneamento do Pará(Cosanpa), através de seu presidente, José Fernando Gomes Jr, fechou parceria com o presidente do Ideflor, Nilson Pinto, para cessão de uso de seis imóveis no Parque do Utinga, com a finalidade de fortalecer o ecoturismo, recuperar áreas degradadas, e incentivar boas práticas de sustentabilidade aos milhares de frequentadores do Parque.

MARAJÓ

A Doxa divulgou, sexta-feira, a primeira pesquisa para eleições municipais em Ponta de Pedras. A prefeita Consuelo Castro (União Brasil) tem 41,2% das intenções de votos. Dedé da Pesca (PT) tem 18,3%; Não sabem ou não responderam, 34,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de julho e está registrada no TSE. A margem de erro é de 4%.

HOMENAGEM

Suboficial Máster, Lizomar; Coronel Teixeira, Suboficial Heloísa Helena e Coronel Vaz com o homenageado Suboficial Yedo Mendes.

O Suboficial R/1 da Aeronáutica, Yedo Mendes de Souza, foi homenageado na última terça-feira com Menção “Águias de Prata”; destinado aos Militares da Ativa, Veteranos e Servidores Civis do Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR), que demonstraram extraordinário desempenho na execução de suas atividades durante a carreira.
A homenagem ocorreu durante a programação festiva em comemoração ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira, realizada no Salão Nobre do Cassazum, cedido gentilmente pela presidente Suboficial Heloisa Helena. Coube ao Subcomandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Coronel Antônio Cristiano de Lima Teixeira, a entregar o Certificado de Águias de Prata ao homenageado. Prestigiaram o evento: a presidente do Cassazum, Heloísa Helena, Suboficial Master, Lizomar e Coronel Vaz, e várias mulheres veteranas que deixaram um legado extraordinário trabalhando na Aeronáutica.

SOCIAL

Quem comemorou idade nova na última sexta-feira (19), foi o amigo José Fernando Júnior e o evento foi comemorado em Mosqueiros, com seus amigos da Confraria de São Jorge da Ilha. E foi comandado pelo Desembargador José Torquato, o nosso Thor, Toninho Assef, Coronel Renato, Toninho Gomes e toda a turma conforme registro na foto.

A Coluna também registra o aniversário do amigo Coronel Dilson Júnior (foto), Comandante Geral da Polícia Militar, que também aconteceu na última sexta-feira (19).

EVENTOS

A Coluna registra convite para o seguinte evento:
Dia 29 de Julho, para a cerimônia de posse do Capitão de Corveta Diego Marins do Nascimento no comando do Navio Patrulha Bracuí.