Foi realizada ontem no pátio de formatura do I COMAR, a Cerimônia Militar Alusiva ao Dia do Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica. A solenidade foi presidida pelo Major Brigadeiro do Ar Avellar, comandante do I COMAR.
Alberto Santos Dumont, mineiro de nascimento, homem do mundo em sua geração, nasceu em 20 de julho de 1873 na fazenda Cabangu, de uma família abastada. Foi morar em Paris ainda jovem com um sonho na cabeça: desenvolver um dirigível e voar nesse aparelho mais pesado que o ar, com propulsão própria.
Santos Dumont recebe comemoração todo ano por seu brilhantismo como inventor que soma desde o chuveiro com água quente, para enfrentar o frio da Europa, onde viveu por décadas, o relógio de pulso, para controlar os segundos em suas investidas aéreas, o conceito de Hangar, para guardar sua aeronave e o desenvolvimento do ultraleve, dentre outros. Mas a descoberta da dirigibilidade dos balões, desenvolvida pelo paraense Júlio César Ribeiro, foi a cereja do bolo para ambos serem reconhecidos mundialmente.
Durante a solenidade foi realizada a imposição da Medalha Santos Dumont a militares e membros da sociedade civil.
Turma comemora 38 anos de formatura.
Os integrantes da Turma formada em 1986 pelo Centro de Instrução Braz de Aguiar – CIABA, a nossa Universidade do Mar, comemorou no último domingo (21), os 38 anos de formatura, o evento foi realizado na cervejaria Anani Beer, de propriedade de Nilton Athayde, que também é membro da turma e formado em Oficial de Máquinas.
O colunista teve a honra de participar do evento, pois, foi almoçar no local em companhia do amigo Desembargador Leonam Cruz e do irmão de maçonaria Procurador de Justiça Ricardo Albuquerque, e chegando lá encontrou vários amigos que fazem parte da turma, como os Práticos Coelho da ZP-01, Roberto da ZP-03, Marco Antônio da Mega Logística, Albertino Leão entre outros, além do professor e oficial de Náutica Celio, amigo da velha guarda. Foi um dia inesquecível.
MARES & RIOS
HOTELARIA NO MARAJÓ
O crescimento do turismo no Marajó oriental vem aquecendo o mercado da hotelaria, como o hotel Ilha do Marajó, em Soure, fechado há anos e que agora deverá passar por reforma e reabrir com toda pompa e circunstância até o próximo Réveillon. Os novos donos, a empresa Henvil de Navegação, e chef de gastronomia Delano, de Salvaterra, prometem ambiente com muito conforto e qualidade, porém sem luxo, mantendo as características do hotel Ilha, que são apartamentos aconchegantes com varanda, em espaços de muitas árvores e flores naturais. Situado na frente da foz do rio Paracauary, com vista esplêndida, o Ilha do Marajó fez muito sucesso há décadas atrás, e deverá voltar aos seus melhores momentos.
GOLPE
Os crimes virtuais crescem de forma avassaladora em todo mundo e no Brasil, principalmente, onde a população é pouco instruída e a malandragem não para de inventar novos golpes aos incautos. A disseminação do pix, segundo relatório sobre fraudes no país, quatro dentre 10 pessoas já foram vítimas de algum tipo de golpe, principalmente com o pix e o cartão de crédito, por serem muito utilizados no dia a dia dos brasileiros.
Mais de 60% dos golpes provém desses dois mecanismos de pagamento mas, boletos falsos e vazamento de informações também são comuns em golpes cibernéticos ou não. O documento cita o golpe do IR. Por mensagens SMS, golpistas avisam ao contribuinte que ele tem dinheiro a receber. O texto pede à vítima para clicar em um link e acessar a quantia, e acaba caindo na armadilha entregando seus dados.
MÉRITO SANTOS DUMONT
Quem foi condecorado com a Medalha Santos Dumont, foi o amigo Gilberto de Castro Bitar, que completará 88 anos de idade no próximo mês e ainda está em plena atividade como piloto aero desportista. Gilberto além de Catalineiro da FAB, também é proprietário de uma aeronave Paradise PU-GNG que está com todas as licenças em dia. Na foto, ladeado por sua esposa Náza, brigadeiro Avellar, Ovídio Gasparetto e seu filho Cmte. Gilberto Cateb Bitar.
JÚLIO CÉSAR
Um menino mirrado, nascido no município do Acará em 1843, batizado Júlio Cézar Ribeiro de Souza, que passava seu tempo observando os urubus a voar pelo céu límpido de sua cidade refletindo: como o homem poderá voar um dia, aperfeiçoando a técnica das aves. Filho de lavradores pobres, foi crescendo com esse sonho que o influenciou a ser um dos maiores descobridores da história da humanidade ao desenvolver a teoria da dirigibilidade dos balões, que depois seria utilizado por Santos Dumont e outros engenheiros no desenvolvimento do avião e de zeppelins. Essa incrível trajetória de vida desse homem autodidata, que estudou, pesquisou e construiu seu primeiro grande balão na França em 1883, marcou o pioneirismo da navegação aérea e foi o precursor do tipo fusiforme assimétrico, patenteado por ele e depois utilizado por diversos engenheiros da aviação.
Em junho de 1884, Júlio Cézar resolve mostrar seus feitos ao povo belenense e reuniu a sociedade para uma demonstração de seu dirigível no Largo da Sé, para espanto de todos, pelo tamanho do aparelho que despendia uma grande quantidade de hidrogênio e as técnicas que eram precárias para essa produção. Para sua frustração e do público, após idas e vindas, o voo não se concretizou por uma série de falhas, inclusive humanas. Somente anos depois Belém receberia voos de zeppelin, porém com outros personagens na direção do aparelho.
EVENTOS
O Colunista registra o convite para o seguinte evento:
Dia 30 de julho – Cerimônia de posse do Capitão de Corveta Eduardo Diniz Leite de Aquino no comando do Navio-Patrulha Bocaina.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.