No último domingo (14), foi realizado no apartamento do amigo Osvaldo Relton Pinto, Presidente do Grupo Matapi e da Soamar-Pa, um almoço organizado por sua esposa Gleyce Pinto, em comemoração ao aniversário do anfitrião e também em homenagem ao General de Exército Guilherme, que no próximo dia 13 de agosto estará deixando o Comando do CMN.
O evento foi muito agradável e elogiado, contando com a presença do General Guilherme, com sua esposa Marisônia e filho Guilherme; Vice-Almirante Salgueirinho e esposa Lilian; General de Brigada Santana Netto, esposa Ana Elisa e filho Davi; General de Brigada Nagy e esposa Ana Carolina; Coronel (RM-1) Hildo e esposa Sarah; Luiz Omar e esposa Francisca; bem como seus filhos Tiago Pinto e esposa Tatiane e filha Isabela, Helton, esposa Lorrayne e filhos Laura e Davi.
Na oportunidade, as senhoras presentes começaram o planejamento dos eventos que serão organizados no mês de agosto, como aniversários, despedidas e apresentações de autoridades.
Caranguejo de Soure sustenta mais de mil famílias.
Segundo levantamento do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e da Associação dos Caranguejeiros locais, os manguezais de Soure produzem cerca de 3 milhões de caranguejos por ano, que sustentam mais de mil famílias dependentes do crustáceo para auferir renda.
A maioria desses deliciosos crustáceos é levada para Belém, porém 30% chegam sem vida e são descartados em razão do mau acondicionamento. A Associação dos Caranguejeiros, com apoio do ICMBio e da UFPA, pretende adotar uma basqueta apropriada para transportar a preciosa carga, o que deverá diminuir as perdas para 3%, avalia o presidente da Associação dos Usuários da Resex de Soure, o caranguejeiro, Paulo Torres.
Para agregar valor ao produto, as mulheres dos caranguejeiros irão receber um espaço apropriado para produção da polpa, com equipamentos modernos, higienização e controle de qualidade garantindo a abertura de mercado em supermercados e frigoríficos.
Para efeito de cálculo, o caranguejo, entre sete e dez centímetros, é comercializado de oitenta centavos a um real e cinquenta. Já o quilo da polpa do crustáceo vale de 60 a 70 reais sem perdas porque ele é retirado do mangue e já processado.
O projeto pretende comercializar parte do caranguejo para a merenda escolar de Soure, que adquire praticamente todo alimento destinado aos alunos da produção local de peixe, carne, açaí e outras frutas regionais.
MARES & RIOS
TURISMO
O hotel Ilha do Marajó, após anos fechado, será reaberto sob nova direção, do chef de cozinha Delano, de Salvaterra e do jovem empresário do setor da navegação, José Vitor Pereira, do grupo Henvil. O hotel dispõe de 36 apartamentos, está localizado na foz do rio Paracauary, piscina com bar molhado e amplo espaço para festas e reuniões. Com o aumento do turismo na ilha, ele vem em boa hora.
ELEIÇÕES
Três nomes são os mais cotados ao cargo de vice-prefeito de Belém na chapa de Igor Normando, candidato do MDB. A jornalista Úrsula Vidal, o ex-deputado Cássio Andrade e Karla Bengtson, da Igreja Quadrangular. nome escolhido será conhecido na Convenção do partido no início de agosto.
SOCIAL
Quem estará trocando de idade amanhã (17) será o amigo empresário e desportista Aldo Oliveira, presidente da Associação dos Vendedores de Veículos do Estado do Pará, O evento está sendo organizado por sua esposa Rossana do Socorro Oliveira e filhos Diego e Raphaela Corrêa de Oliveira. E será realizado na ilha de Mosqueiro, mas precisamente no Murubira, em meio a uma grande festa com direito a música ao vivo e outras atrações musicais.
Quem também comemorou aniversário onte (15), foi o dinâmico Lucio Cavalcanti Superintendente da Associação Comercial da Pará ACP. O evento foi comemorado em família e a equipe da coluna parabeniza o amigo.
EVENTOS
O colunista registra o convite para participar dos seguintes eventos:
Dia 23 de junho, Posse do Capitão de Fragata Daniel Thomaz Moraes, na Capitania dos Portos do Amapá;
Dia 09 de agosto para o Lançamento da Fragata Tamandaré que será realizado no Estaleiro Brasil Sul, em Santa Catarina;
Dia 13 de agosto, posse do General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes no Comando Militar do Norte.
PRAIAS
No início da semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma) divulgou o resultado dos testes de balneabilidade realizados nas praias de Belém, incluindo Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. A análise do material coletado se refere ao período entre os dias 17 e 24 de junho.
As praias da Ilha de Cotijuba, sendo elas, Praia do Vai Quem Quer, Praia do Amor, Praia Funda, Praia do Farol e Praia da Saudade, estão aptas para banho. As praias da Ilha de Mosqueiro, sendo elas, Praia do Areião, Praia do Chapéu Virado, Praia do Farol, Praia do Murubira, Praia do Marahu e Praia do São Francisco encontram-se aptas para banho.
Já em relação aos valores encontrados nas amostragens realizadas na Praia do Paraíso, o órgão recomenda aguardar os valores das próximas análises para a confirmação do resultado da balneabilidade, devido aos valores discrepantes encontrados na primeira e segunda análise desta praia.
As praias da Ilha de Outeiro, sendo elas, Praia da Brasília, Praia do Belo Paraíso, Praia do Amor e Praia Grande, somente as praias da Brasília e Grande estão aptas para banho. Em Icoaraci, a Praia do Cruzeiro encontra-se imprópria para o banho. Os resultados são preliminares e estão sujeitos a alterações no decorrer do período de coleta para análise de balneabilidade que se encerra em 18 de julho.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.