A Diretoria da Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da Bacia Amazônica ZP-01, representada por pelo Presidente Prático Adonis Passos e o Gerente Fernado Câmara, juntamente com o Conselho Técnico representado pela Prático Caiaffa e Oceanógrafo Aderson, participaram na última sexta-feira (24) de uma reunião com o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano.
Na primeira parte da reunião, o Prático Adonis e o Gerente Câmara apresentaram ao Almirante Capistrano um resumo da atuação da Cooperativa na ZP-01, a maior Zona de Praticagem do Mundo composta por 156 práticos em atividades. São mais de mil milhas navegáveis no trecho de praticagem obrigatória, abrangendo Pará, Amazonas e Amapá e os porto de Santana (AP), Munguba Rio Jari (PA), Santarém (PA), Porto Trombetas (PA), Juruti (PA), TFB Itacoatiara (AM) e Hermasa (AM).
O Prático Caiaffa e o oceanógrafo Aderson detalharam para o Almirante o projeto do calado dinâmico implantado na Barra Norte do Rio Amazonas, que já concluiu os testes com navios de 11.70 mts de calado. A segunda etapa, que prevê testes com os navios de até 11.90 mts, devem ter início no final de março, depois que a bóia meteoceanográfica que opera na Barra Norte receber os novos sensores para coletar dados ainda mais precisos e retornar para Barra Norte.Participaram também da reunião o Contra Almirante Carlos Roberto, CEM do Distrito; o CMG Calfa, Capitão dos Portos; e Capitão de Fragata Abreu. Após a reunião, o grupo participou de um almoço no restaurante do Chef Saulo Jennings, na Casa das Onzes Janelas.
Marinha intensifica trabalho de assistência no litoral norte de São Paulo
Por meio da Operação “Abrigo pelo Mar”, a Marinha do Brasil disponibilizou dois Hospitais de Campanha (Hcamp), um a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e o outro no bairro de Juquehy, que só no último sábado atendeu 82 pacientes, sendo 27 crianças. Além disso, uma equipe móvel formada por um pediatra, um ortopedista, um clínico geral, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem também prestaram 66 atendimentos, sendo 14 crianças. O atendimento móvel ocorreu na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy.
O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, pontuou que a Operação “Abrigo pelo Mar” é uma atividade benigna e que a ajuda humanitária faz parte da doutrina militar. “Estamos dando apoio à Defesa Civil logo após o desastre com as chuvas ocorridas no último fim de semana, no litoral norte de São Paulo. A Marinha possui pessoas capacitadas tanto para realizar planejamento, como para exercer essa ação que envolve meios da Esquadra, meios distritais do Comando do 8º Distrito Naval, meios da Força de Fuzileiros Navais e profissionais da saúde”.
Mares & Rios
O meu grande amigo Abraão Benassuly, depois do excelente trabalho realizado à frente da Companhia de Portos e Hidrovia no primeiro mandato do Governador Helder Barbalho, atualmente está exercendo o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, que tem como Secretário Wagner Machado, ex-prefeito de Piçarra.
O colunista não pode deixar de externar a satisfação em ver mais um terminal de grãos (Terminal de Novo Remanso) operando na região amazônica. Na condição de Prático da Bacia Amazônica há 43 anos, fico muito feliz em ver o crescimento de uma região tão rica e importante tanto para o Brasil e para o Mundo. Espero ainda poder ver outros terminais surgirem na região amazônica.
Tiveram continuidade, no último sábado (25), os atendimentos médicos realizados por equipes de saúde da Marinha do Brasil (MB), no município de São Sebastião (SP), atingido por fortes chuvas que deixaram diversas vítimas e boa parte da população em situação de desabrigo e vulnerabilidade.
Ainda na manhã do sábado (25), o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve a bordo do NAM “Atlântico” e destacou o atendimento humanitário ao público de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. Alckmin ainda agradeceu aos voluntários, às Organizações Não Governamentais e ao Setor Público Federal, Estadual e Municipal por cuidarem dos benefícios da população.
O governador Helder Barbalho entregou a Ponte Enéas Martins, que dá acesso a Outeiro, distrito de Belém. Reconstruída, a estrutura moderna vai beneficiar diretamente mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua, e outros milhares de frequentadores das praias fluviais da região.
O conjunto arquitetônico conta com um sistema de cabos estais, semelhante às pontes sobre os rios Guamá e Moju, no complexo da Alça Viária. A reconstrução foi necessária após um dos pilares da ponte ser derrubado no choque de uma embarcação, em janeiro do ano passado. A previsão é que cerca de 40 mil veículos trafeguem diariamente pela ponte (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”