CEM Carlos Roberto, Vice-almirante Wagner, Luiz Omar, Vice-almirante Capistrano e CMG Marcos de Assis.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – 253º Aniversário da Intendência da Marinha.

CMG Braga, CMG Marcos de Assis, Milva Rebelo, Vice-almirante Wagner e CF FN Rocha Lima.

Em solenidade presidida pelo Vice-almirante intendente Wagner Correa dos Santos, diretor de abastecimento da Marinha, foi realizada a cerimônia em comemoração ao 253º aniversário da Intendência da Marinha do Brasil.
A Intendência da Marinha do Brasil foi construída ao longo de um extenso processo de evolução histórica, iniciado em 3 de março de 1770, quando o rei de Portugal, D. José I, e o primeiro ministro, D. Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, assinaram o alvará criando o cargo de Intendente da Marinha e Armazéns Reais para atuar, a princípio, no Arsenal de Marinha da Bahia. Suas principais tarefas eram vistoriar os navios da Marinha Real para avaliar se estavam devidamente abastecidos, entre outros.
Participaram da cerimônia, o vice-almirante Capistrano, comandante do 4º DN; Contra-almirante Carlos Roberto, CEM do 4º DN; e CMG Marcos de Assis, diretor CeIMBel; além de comandantes de OMs, membros da SOAMAR-PA e sociedade civil.

Memorial da FAB é reaberto.

O Memorial da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia, localizado na Base Aérea de Belém, reabre portas ao público externo com entrada gratuita. O espaço é o primeiro de toda a região Norte. Inaugurado no dia 23 de maio de 2019, tem o objetivo de preservar a memória e a história da Aviação Militar na Amazônia, através de rico acervo, bem como mostrar o trabalho realizado pela Força Aérea no desenvolvimento e na integração da região ao restante do País.
O espaço recebe visitantes às terças, quartas e quintas, de 8h às 16h, e sextas de 8h às 12h, preferencialmente para escolas e instituições, previamente agendadas junto à Assessoria de Comunicação Social da Base Aérea de Belém. Aos sábados, de 9h às 16h, é aberto ao público externo. O Memorial da FAB fica na Arthur Bernardes, s/n, bairro de Val de Cans. Mais informações pelo telefone (91 3182-9347) ou e-mail (memorialdafabnaamazonia@gmail.com)

CMN comemora 10 anos de criação.

Nesta semana, o Comando Militar do Norte (CMN), que tem como comandante o General de Exército Costa Neves, inicia os eventos comemorativos ao aniversário de 10 anos de criação. Um destes eventos, lançado ontem, é a campanha de doação de sangue “Doar está no nosso sangue”. O evento aconteceu no Quartel General Integrado. O Hemopa disponibilizou uma unidade móvel de coleta de sangue e a meta de coletar cerca de 150 bolsas foi alcançada.
Hoje, a partir das 9h da manhã, acontece no Quartel General a cerimônia de inauguração do Memorial Pracinhas da Amazônia, solenidade presidida pelo General de Exército Costa Neves. Para encerrar as comemorações, no dia 25, das 9h às 12h, acontecerá a ação “Portões Abertos”, evento gratuito destinado à família militar e ao público em geral. O evento é uma oportunidade para conhecer o Quartel-General Integrado (QGI), localizado no bairro da Campina, em Belém.
O objetivo é fomentar a integração com a sociedade de forma a oferecer conhecimento sobre a Força Terrestre, com visitação guiada no Espaço Cultural do CMN. O “Portões Abertos” também conta com vasta programação na Praça da Bandeira, em frente ao QGI, com serviços de emissão de identidade, atendimento odontológico, orientações de saúde e recreação para todos os públicos.

Mares & Rios

Durante a cerimônia de comemoração aos 253 anos da Intendência, foram agraciados com outorga de título de Intendente Honorário, o Vice-Almirante Capistrano e os servidores José Natividade Cordeiro de Oliveira e Gerson Conceição Araujo Farias.

O título de Intendente Honorário destina-se a ratificar o reconhecimento do Corpo de Intendentes da Marinha a militares e civis, não Intendentes, que dedicaram parcela considerável das atividades ou contribuído de forma marcante para a consecução das tarefas atinentes à Intendência da Marinha.

Na última terça-feira(21), foi realizado o tradicional almoço na residência oficial do diretor da OCRIM, Ruy Zanardi, onde o colunista foi um dos convidados. Participaram do almoço, Alexandre Carvalho, Rui Brandão e Ismael Lobo. Mais uma vez, a chef Virgília Pantoja caprichou no menu. (foto)

Acontece nesta sexta-feira (24) a retomada do tradicional evento festivo dos militares da Aeronáutica “Baile do Especialista” ao comando da diretoria do Cassazum, à frente Yedo Mendes e João Ribeiro, respectivamente, presidente e vice-presidente da agremiação militar. O encontro festivo acontecerá no salão nobre do Cassazum com a atração musical da Banda “Camarote Vip”, considerada uma das melhores das regiões Norte e Nordeste. O início da programação é às 22h.

O Comando Militar do Norte (CMN), por intermédio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, recebeu na manhã da última sexta-feira (17), 13 prefeitos dos municípios do estado do Amapá. Com o objetivo de estreitar os laços institucionais e atuar em cooperação, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves, esteve acompanhado ainda do Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General de Brigada Marcus Vinicius (foto).

Na oportunidade, foram apresentadas as principais atividades que serão desenvolvidas pelo Exército Brasileiro em 2023, com destaque para o Exercício de Experimentação Doutrinária de Defesa do Litoral e a Operação CORE 23 (treinamento militar combinado com o Exército Americano). A Brigada da Foz reforçou o trabalho cooperativo em parceria com as prefeituras, em especial na área da saúde e a disponibilidade para ações em apoio à Defesa Civil, em caso de calamidades públicas (LOP).