O Porto de Itaguaí, administrado pela PortosRio, obteve destaque no primeiro bimestre deste ano ao movimentar 6,8 milhões de toneladas, volume que representa 11,6% do total movimentado pelos portos públicos do país e 3,9% do total de movimentações realizadas em todos os portos brasileiros, incluindo os públicos e privados. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O desempenho do Porto de Itaguaí, que registrou um aumento de 33,58% na movimentação de janeiro a fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, foi considerado o principal resultado positivo entre os portos públicos, no painel divulgado pela agência reguladora. O Estatístico Aquaviário aponta ainda que, no primeiro bimestre de 2023, houve alta de 44,8% na movimentação de minério de ferro no Porto de Itaguaí.
Vale ressaltar que o Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online pública que disponibiliza informações atualizadas sobre o setor aquaviário, incluindo movimentação portuária, navegação de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas, indicadores e tempos operacionais de navios. Para acessar o painel, basta seguir o link http://anuario.antaq.gov.br.
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Tripulante é promovido a Contramestre a bordo do navio “Log-In Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Comando do 4º Distrito Naval promoverá eventos em alusão a Batalha Naval do Riachuelo.
-
Navegando pelos encantos do rio Negro: o papel dos pilotos fluviais na rota turística de Manaus
-
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul oferece oportunidades de trabalho em Itajaí (SC)
-
Os Desafios da Praticagem: Condições Climáticas, Tráfego Intenso e Mais