N/A Pará partirá de Belém hoje a tarde para inspeção naval.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Inspeção Naval entre Marajó e Santana

O Navio-Auxiliar N/A Pará, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sediado em Belém e comandado pelo CMG Ondiara, realiza a partir de hoje, Inspeção Naval, atividade de caráter administrativo, em um trecho que compreenderá os Estreitos de Breves e a região de Santana, no Amapá. A missão tem por propósito realizar ação de presença em uma região de grande movimentação de embarcações de transporte de carga e passageiros.
A operação contará com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, que acompanhará as atividades a bordo com uma comitiva de Oficiais e convidados da Sociedade Amigos da Marinha SOAMAR-PA, Jorge Barbeito, Luiz Omar Pinheiro, Relton Osvaldo Pinto e Thiago Pinto, ocasião em que poderão também presenciar o trabalho realizado comumente pelos navios e embarcações subordinadas nesta que é uma das principais porções da área de jurisdição do Com4ºDN.
Durante a comissão serão visitadas as cidades de Breves, a mais populosa do Arquipélago do Marajó, e Santana, no Amapá, onde se situa a Capitania dos Portos do Amapá, importante Organização Militar do Serviço de Segurança do Tráfego Aquaviário e representante da Autoridade Marítima naquele estado. Durante a estadia no Porto de Santana, o Almirante Capistrano se reunirá com o Capitão dos Portos, CF Reis, e autoridades locais.

Aeronáutica vai celebrar 150 anos de Santos Dumont

Major Brigadeiro Nogueira, comandará a programação em Belém.

Em 20 de junho de 2023 será comemorado os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aviação Brasileira. O Comando da Aeronáutica decidiu que essa data será a mais importante dentro todas as programações previstas para calendário de eventos de 2023. Em Belém, o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional – l COMAR, Major Brigadeiro Nogueira, organizou uma programação histórico-cultural diferente para os meses de junho, julho e agosto.
Serão construídas maquetes do 14 Bis (início da aviação) e do F39 – Gripen (aeronave mais moderna fabricada no Brasil), bem como, desenvolvidos materiais publicitários destinados ao público paraense, com a finalidade de homenagear o ilustre brasileiro.
Tais materiais constituirão o acervo das exposições programadas no Aeroporto Internacional de Belém, Estação das Docas, Shopping Bosque Grão-Pará e Memorial da FAB na Amazônia, localizado na Base Aérea de Belém, dentre outros. Interessados em parceria nos eventos deverão procurar a Assessoria de Comunicação Social do I COMAR: acscomar1@gmail.com ; memorialdafabnaamazonia@gmail.com

Mares & Rios

O Projeto de Lei (PL) 877/2022, que altera as regras de navegação no País e atualmente está em tramitação no Senado Federal, representa uma grave ameaça para a continuidade dos serviços de transporte fluvial de cargas no Amazonas, por tornar obrigatória a contratação de práticos para as embarcações e balsas nas hidrovias estaduais, fator que poderá aumentar substancialmente o valor dos fretes em até 100% em alguns percursos.

De acordo com o artigo 2º do PL, de autoria do senador Nelson Trad (PSD/MS), as transportadoras deverão contratar a praticagem para as embarcações com 500 toneladas de arqueação bruta (volume interno total de um navio), o que no caso do Amazonas, engloba todas as balsas que transportam combustíveis, veículos, insumos e produtos da Zona Franca de Manaus e outros bens de consumo, como alimentos.

Por sinal, o projeto está pautado para ser votado hoje, às 09h. A aprovação deste Projeto pode trazer grandes prejuízos para os Portos do Arco Norte, portanto é necessário que a comunidade marítima da região norte, fique atenta a sua tramitação. A coluna irá publicar duas matérias sobre as consequências, caso o projeto seja aprovado.

As exportações por via marítima bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, com 164,1 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento foi realizado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que tem como presidente Murillo Barbosa, e disponibilizado no DATaPort, banco de dados do setor a partir de informações oficiais. O montante corresponde a US$ R$ 67,2 bilhões, um aumento de 4,7% na mesma comparação. China e Estados Unidos são os maiores compradores.

A Marinha do Brasil apreendeu 243m³ de madeira durante uma operação realizada nos Estreitos, em Portel, no Arquipélago do Marajó. A carga de toras serradas de jatobá, itaúba e maçaranduba atestaram irregularidades na origem da madeira e transporte sem o devido acondicionamento. A apreensão foi realizada pela tripulação do Aviso Auxiliar “Breves”, que atua em conjunto com uma Lancha de Ação Rápida do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

No último domingo, foi realizada, em Mosqueiro, a tradicional Confraria de São Jorge. A 13ª edição, após a missa e carreata que saiu da Capela do Sagrado Coração de Jesus no Chapéu Virado, percorreu as principais ruas da Ilha e terminou na residência do Juiz Dr. José Torquato, na praia do Farol. Integrante da Confraria, o colunista esteve presente juntamente com os amigos Toninho Assef, Mairton Carneiro, Sinomar Naves, Antonio da Peixaria, Beto Messias, Renato Barreto, Toninho Gomes e demais membros.