Área onde será realizada a dragagem no Paraná de Juruti.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Dragagem inédita no Rio Amazonas

O inédito serviço de dragagem no rio Amazonas será realizado na entrada do Paraná de Juruti. O assoreamento do leito do rio vem preocupando a Alcoa Alumínio, proprietária do Terminal de embarque de bauxita de Juruti. De acordo com o último levantamento hidrográfico realizado pela equipe técnica da Cooperativa Unipilot, durante o período crítico da seca do rio Amazonas, entre novembro e dezembro, o calado máximo foi de 10 metros.
A dragagem histórica será executada pela Alcoa com a participação do Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos da ZP-01, e supervisionada pela Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial de Santarém, deverá deixar o canal de acesso com 14 metros de água para que a navegação seja realizada com segurança. O calado oficial de saída do terminal é de 11.58 metros.
Segundo o Prático Alvim Spinola, membro do CT da Unipilot, a Alcoa estará se juntando ao 4º Distrito Naval, Cargill e Praticagem no projeto do calado dinâmico da Barra Norte do Rio Amazonas. O objetivo é elevar o calado máximo para 12 metros. Vale lembrar que já está autorizado a navegação com calado de 11.85, que vem sendo utilizado com total segurança.

Surf na Pororoca no Marajó

Praticantes do surf na pororoca, que será realizado em Chaves.

O município marajoara de Chaves, que está na foz do rio Amazonas, promove, de 3 a 7 de junho, o 25° Festival do Surf na Pororoca, evento que atrai centenas de surfistas, profissionais e amadores, de todo Brasil.
O festival é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Chaves, e entidades ligadas ao surf que exige uma grande logística de transporte, equipamentos, lanchas, alimentação e muita adrenalina para surfar nas águas barrentas e volumosas do maior rio do mundo.
As maiores ondas podem passar de dois metros e no longo caminho vão arrastando parte das margens dos canais e furos fazendo um barulho alto que os indígenas chamavam de “poro poro poro”.
Paralelo ao surf, os organizadores promovem shows, torneio de luta marajoara, momentos de lazer e aprendizagem para as novas gerações irem se adaptando ao esporte, que é muito praticado nas ilhas Caviana e Mexiana.

2º BIS e 15ª CPE comemoram o Dia da Infantaria

Madson Brandão, General Álcio Costa, Coronel Dourado e CLC Geraldo.

No dia 24, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, comandado pelo Coronel Rodrigo Ribeiro e a 15ª Companhia de Polícia do Exército, que tem como comandante o Capitão Hesley Gomes, realizaram uma cerimônia militar para comemorar o Dia da Arma de Infantaria.
A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Álcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 8ª Região Militar, e contou com a presença de ilustres convidados. A data foi marcada pela homenagem ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, pela premiação das equipes vencedoras da Prova Infante de Ferro e pelo vibrante desfile dos “Infantes de Todos os Tempos”, herdeiros do Legado do Brigadeiro Sampaio.

Mares & Rios

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) está trabalhando na reorganização das NORMAM. Visando proporcionar uma maior facilidade de consulta para os usuários, as NORMAM serão renumeradas e agrupadas em assuntos afins, bem como contarão com nova estrutura padronizada e recursos de busca mais eficazes, tornando mais ágil e eficiente a identificação das normas. Ressaltando que não haverá alteração no conteúdo. A Marinha do Brasil está empenhada em oferecer a melhor experiência possível em seu sistema, buscando garantir o acesso de forma rápida e intuitiva aos diversos assuntos e conteúdos existentes nas NORMAM.

O Senado Federal aprovou medida provisória que zera os tributos pagos pelas empresas aéreas e permite isenção similar aos setores de turismo e eventos. A MP 1147/2022, teve como relatora a senadora da Paraíba, Danielle Ribeiro, segue para sanção no Congresso, como Projeto de Lei.

A medida será um forte estímulo para a ampliação do transporte aeroviário, turismo e eventos, que sofreram muito com a pandemia da covid-19, e buscam recuperar o tempo perdido, gerando emprego e renda. A MP reduziu as alíquotas do PIS, PASEP e Cofins, viabilizando a proposta do presidente Lula de oferecer passagens aéreas aos idosos e outras categorias a R$ 200,00.

O Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, comandado pelo CMG Ondiara Barbosa, está partindo amanhã, às 9h, para dar início à segunda ACISo – Ação Cívico-Social de 2023, que irá contemplar os municípios de Santarém, Almeirim, Porto de Moz, Breves e Portel. Nesta Comissão, o Grupamento contará com o apoio de novos parceiros as Empresas de Praticagem Barra do Pará e Para River da ZP-03, Unipilot e Nortepilot da ZP-01, Empresa de Navegação Henvil e da Coluna Navegação em Foco. No comando do navio, o Capitão de Corveta Filipe Campos.

O Prático Adonis Passos, Presidente da Cooperativa Unipilot, vai receber, na próxima semana, a Comenda do Mérito Ambiental “Beija-Flor Brilho-de-Fogo”, oferecida pelo Governo do Estado do Amapá. Adonis está sendo condecorado por relevantes serviços prestados em prol da preservação e proteção do Meio Ambiente do vizinho Estado. Na mesma solenidade, o Capitão dos Portos do Amapá, Capitão de Fragata João Reis, também será condecorado com a mesma Comenda

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) lançou, nesta quinta-feira (25), a próxima edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que será realizada em 2024, em Belém. O evento de lançamento, que reuniu empresários, sindicatos da indústria e outras instituições representativas do setor produtivo, marcou as comemorações pelo Dia da Indústria e o início das vendas e reservas de estandes (LOP).