CF Rocha Lima, Contra-Almirante Carlos Roberto, CMG Ondiara e Paulo Frazão.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Formatura no Batalhão de Operações Ribeirinhas

CF Rocha Lima, Jorge Barbeito, Vice-Almirante Almirante Capistrano, CMG Assis e CMG Paiva

Em cerimônia presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano, foi realizada a formatura do 37º Curso Expedito de Operações Ribeirinhas Turma 2023, que chegou ao fim após cinco semanas, repleta de intensas instruções e práticas de técnicas de combate voltadas para a suplementação das capacidades técnica-profissional necessárias ao planejamento, à coordenação e à execução de Operações Ribeirinhas na nossa Amazônia.
Ao todo, 125 alunos foram inscritos no curso, sendo que 59 alunos sagraram-se aptos a iniciá-lo e, dentre esses, somente 31 determinados combatentes superaram as dificuldades do ambiente amazônico, tornando-se merecidamente os mais novos Operadores Ribeirinhos da Amazônia Oriental. São militares do Exército e Força Aérea, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Os três primeiros colocados do curso receberam o prêmio “Amigo Do Turno”, concedido pela Empresa de Praticagem da Barra do Pará e representada pelo Gerente Executivo CMG (RM-1) Jorge Barbeito. O primeiro colocado foi o 2º Tenente Fuzileiro Matheus Ebling Jacques Muller.
O Capitão de Fragata Fuzileiro Rocha Lima, Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, foi o responsável pela organização da cerimônia que contou também com a presença do Contra-Almirante Carlos Roberto, CEM do Distrito, além de Comandantes de OMs, entre eles, o CMG Calfa, Capitão dos Portos; CMG Ondiara, Grupamento Naval; CMG Paiva, Base Naval; e CMG Marcos Assis, Intendência.

Encontro Nacional de jornalistas, em Salvador

Presidente Febtur, Christina Hayne, Secretária de Cultura, Ursula Vidal, somelier Fábio Sicilia e jornalista Danielle Filgueiras.

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), realiza, em Salvador, durante o fim de semana, o I Congresso Nacional de Turismo, reunindo filiados e convidados de todo país para debater novos conceitos de turismo sem fronteiras e economia criativa, entre outros temas.
O Pará será representado pela presidente da Febtur/Pá, Christina Hayne, e pelo secretário estadual de turismo, André Cunha, que é membro do Comitê de Gestão e Organização da COP 30, que será realizado em 2025, em Belém, reunindo mais de cem mil autoridades mundiais em meio ambiente.
Cunha irá apresentar o projeto organizacional que deverá garantir o sucesso do evento, atraindo os olhos do mundo para o Estado e seu potencial ambiental, turístico, agropecuário e extrativista.
Vários comunicadores estarão presentes como o jornalista Pedro Medina, que participará representando o Marajó e seu potencial turístico; e Laudene Tomé, membro da secretaria de turismo de Parauapebas, representando o sudeste paraense que também possui muitas atrações turísticas.

Mares & Rios

O 23º Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl), que tem como Comandante o General de Brigada Veiga, com apoio do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl) e da 6º Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6º Cia E Cmb Sl), realizou, neste mês de maio, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para os alunos do Curso Especial de Força Tática 2023 da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). O Estágio prepara o policial militar para a atuação no ambiente de selva, proporcionando conhecimentos para operação e sobrevivência no bioma amazônico, e ainda, fortalecer a integração entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Pará.

Oficiais do exército ministrando curso para PM/Pa

Durante o Estágio, foram ministradas instruções de abrigos improvisados, montagem da rede de selva, nós e amarrações, orientação diurna, obtenção de alimentos de origem vegetal e animal, obtenção de água e fogo e animais peçonhentos. O objetivo foi habilitar os futuros Forças Táticas da PMPA no cumprimento de missões no ambiente operacional de selva.

Em um passo estratégico crucial para o poder aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença na Conferência “Future Combat Air and Space Capabilities” (FCAS23). O evento, realizado em Londres nos dias 23 e 24 de maio, reuniu autoridades de defesa, planejadores estratégicos, gerentes de programas e líderes de empresas e indústrias de várias partes do mundo. A FAB foi representada pelo Coronel Aviador Cyro André Cruz, Adido Aeronáutico da Inglaterra e Noruega, e pelo Tenente-Coronel Aviador Fabrício Ferreira de Sá.

A Secretaria de Cultura- Secult convida todos para viver “Uma Noite no Museu”, amanhã (2) das 18h às 21h, os museus de Arte Sacra, do Encontro (Forte do Presépio), do Estado do Pará (MEP) e Espaço Cultural Casa da Onze Janelas estarão preparados para uma noite cheia de cultura, conhecimento e lazer. A entrada será gratuita.

Brasil e China assinaram, terça-feira, dia 30, um Memorando de Entendimento com o objetivo de facilitar a cooperação científica no campo de tecnologias aplicadas ao uso de fontes de luz síncrotron. O acordo será firmado entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) do Brasil e o Instituto de Física de Alta Energia (IHEPS, do inglês Institute of High Energy Physics), organização da Academia de Ciências da China.

Também na terça, aconteceu, no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Os Peacekeepers são mantenedores da paz, militares que participaram de operações da ONU. Quem participou da solenidade foi o CMG (RM1) Alexandre Santiago (foto). Quando da ativa, esteve no Líbano, em 2013, a serviço da ONU (LOP).