Navios operando no Porto da CDSA, em Santana/AP.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana no Amapá entra na era do Barge To Ship

Atendendo a solicitação da Empresa de Transporte Bertolini, o Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, nas pessoas dos coordenadores Alvim Spinola e Leandro Caiaffa, estará dando início aos estudos de viabilidade técnica para a implantação de dois quadros de bóia na área do porto de Santana para a realização da operação de transbordo de grãos. No mesmo tipo de operação já praticado no Porto de Vila do Conde, Itacoatiara e Santarém.
Com isto, mais dois terminais de embarque de soja e milho poderão operar na área dos portos do Arco Norte, contribuindo para aumento no volume de grãos embarcado na região. Vale destacar que hoje, pelo porto da Companhia Docas de Santana, que tem como presidente Edival Tork, já existe bom volume de carga embarcada de minério e cavaco de madeira.
Os estudos serão enviados à Autoridade Marítima, no caso, o Comando do 4º Distrito Naval, para devida apreciação com a participação da Capitania dos Portos do Amapá.

A Aviação de Patrulha da FAB completou 81 anos

Desfile da tropa durante a solenidade.

A cerimônia militar alusiva aos 81 anos da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorada no dia 22 de maio, foi realizada ontem, na Base Aérea de Belém (BABE). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Comandante da BABE, Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade.
Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica e patrulheiro na ativa com mais tempo de serviço ressaltou a importância da solenidade para a instituição militar. “Estar aqui, junto com grande parte do Comando da Aeronáutica, com as perspectivas futuras da nossa aviação de patrulha, é sem dúvida um alento para os Oficiais que têm dentro de sua rotina essa expectativa de voarem com equipamentos cada vez melhores, mais tecnológicos”, destacou.
Durante a solenidade, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, acompanhado do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; do Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano; e do Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRAPAT), Major-Brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos Santos, realizou a tradicional aposição de flores no busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira Taunay.
Também estiveram presentes na solenidade o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e Ex-Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Medeiros; do atual Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira , Oficiais-Generais da Ativa e Veteranos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; Ex-Comandantes da antiga Ala 9; da BABE e dos Esquadrões Aéreos da Aviação de Patrulha; Chefes, Diretores, Comandantes de Organizações Militares da Aeronáutica; representantes do Poder Executivo, e Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Belém.

Mares & Rios

A Marinha vai investigar um acidente envolvendo dois navios em Macapá, no Amapá. O prático Antônio Cláudio Vieira, que estava a bordo do Sea Aquarius, fez contato na manhã de ontem com a atalaia Fazendinha, da cooperativa Unipilot, informando que navio foi abalroado.

O Sea Aquarius estava fundeado desde às 7h42, no fundeadouro 2, em Macapá. Porém, por volta de 9h10, o navio Sierra Guardian, sem Prático a bordo, iniciou, uma manobra arriscada no mesmo fundeadouro. Mesmo sendo alertado, o comandante realizou a manobra e acabou perdendo o controle por causa da forte maré de vazante. Não houve feridos, apenas danos aos cascos dos navios.

CLC Darlei Pinheiro, palestrantes e participantes do evento

No ultimo dia 31, com a coordenação do CLC Darlei Pinheiro, na Delegacia Regional do SINDMAR, em Belém, ocorreram duas relevantes palestras para o público de associados, aposentados e convidados do sindicato. A primeira foi ministrada por Benedito Ferreira, oficial superior de máquinas com destacada passagem pelo Conselho de Saúde do Estado do Pará. A outra foi comandada por Edilson Norões Santiago, Oficial de Máquinas; Advogado Criminalista; Membro da OAB; Professor e Palestrante sobre Compliance que falou sobre direitos das pessoas idosas.

A interoperabilidade entre hospitais militares resultou no sucesso de uma cirurgia realizada neste mês de maio, em Belém. O caso, considerado complexo, envolveu o paciente Milton Primo, Suboficial (SO) da reserva e usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). Aos 83 anos, ele foi submetido a um procedimento realizado por um cirurgião vascular da Marinha do Brasil, nas dependências do Hospital do Exército. Pela primeira vez, no Pará, as três Forças Armadas estiveram unidas para solucionar um caso relacionado à área da saúde.

Em situação habitual, a cirurgia seria realizada no Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), localizado no Rio de Janeiro, considerada a Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA) de maior complexidade do SISAU. No entanto, a manobra ia requerer o deslocamento do paciente e de um acompanhante da capital paraense até o Rio de Janeiro, e, por conseguinte, a descentralização de outros recursos para a garantia do transporte. Além disso, afastaria um paciente idoso do convívio familiar, aspecto importante a ser observado no processo de recuperação.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1°/7°GAV) – Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Cícero Vieira Ramos, agraciado com a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, agradeceu à FAB por receber a Comenda. “Sinto-me muito feliz em receber essa Comenda que representa uma personalidade tão importante da Força Aérea Brasileira, como o Brigadeiro Nero Moura”, disse.

Na ultima sexta (2), foi realizada uma formatura em homenagem aos militares da Guarnição de Macapá que integraram os mais diversos contigentes em Missões de Paz da ONU. Neste contexto, o Exército celebra o trabalho incansável dos homens e mulheres que se dedicam à manutenção da paz em todo o mundo. Ademais, o Exército Brasileiro tem desempenhado um papel fundamental em diversas missões de paz da ONU.