Navio operando no Tecon de Vila do Conde.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Santos Brasil bate recorde de produtividade em Vila do Conde

O Tecon Vila do Conde bateu recorde mensal de produtividade em maio. O terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no porto de Barcarena, no Pará, alcançou a marca de 37,48 MPH (Movimentos por Hora) – medida que computa o número de embarques e desembarques de contêineres nas embarcações atracadas no cais do terminal e indica eficiência na operação.
Desde o início do ano, o Tecon Vila do Conde vem operando com elevada produtividade, tendo registrado uma média de 36,2 MPH no primeiro trimestre, a melhor da história do terminal. A marca é reflexo de uma série de investimentos em tecnologia, infraestrutura e treinamento de equipes, que vêm sendo realizados pela Santos Brasil para aumentar a eficiência do terminal e, consequentemente, o nível de serviço prestado aos clientes.
O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com um enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

O Ver-O-Peso não é cartão postal para a COP 30

O Ver-O-Peso não é cartão postal para a COP 30

O estado do Pará e capital, Belém, vão se preparar para sediar a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025. Um pacote de investimentos de R$ 5 bilhões foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Governo do Pará, destinados a projetos de sustentabilidade para o evento.
A passagem da COP-30 pela capital da Amazônia representa uma oportunidade única para deixar legados importantes para o turismo, o patrimônio cultural e a economia da cidade. Belém é conhecida pelo seu icônico complexo do Ver-o-Peso, uma das maiores feiras ao ar livre das Américas, que remonta a 1901. No entanto, visitantes frequentemente relatam preocupações com a presença de urubus se alimentando de cascos de peixes e sujando a praça D. Pedro I, prejudicando a experiência dos turistas.
Com os bilhões de reais destinados à COP-30, é possível transformar essa realidade e proporcionar melhorias sustentáveis. Uma das possibilidades é a relocação da pedra de pescado do porto para um local mais adequado, com melhores condições de higiene e fiscalização das vendas pela Secretaria da Fazenda (SEFA). Além disso, seria fundamental investir em estacionamentos para caminhões apropriados, permitindo um controle mais eficiente do fluxo de produtos e o monitoramento das exportações de pescado.
Essas iniciativas não apenas contribuiriam para preservar a qualidade dos produtos comercializados, mas também ajudariam a revitalizar o complexo do Ver-o-Peso, tornando-o ainda mais atraente para os visitantes.

Dia da Marinha é celebrado hoje.

Marinha celebra data e Cristo é iluminado com as cores da força Naval.

O Dia da Marinha é comemorado em 11 de junho. No entanto, este ano, devido à data coincidir com um domingo, as solenidades relacionadas ao Dia da Marinha estão sendo celebradas em todo o Brasil hoje.
Em Belém, o evento acontece no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) às 9h da manhã. A solenidade será presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano, em comemoração ao Dia da Marinha e ao aniversário da Batalha Naval de Riachuelo. Durante a celebração, a Medalha do Mérito Naval será concedida a militares e membros da sociedade civil.

Mares & Rios

A Santos Brasil dá mais um passo importante em sua estratégia para se tornar carbono neutro, com a aquisição do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para as unidades de Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). As operações da Companhia no estado de São Paulo já contavam com o certificado, que assegura que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia nestes locais será disponibilizada no sistema nacional de energia, de maneira proporcional, como energia limpa.

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) abriu, nesta terça-feira (13/6), as inscrições para o 1º Prêmio ATP, destinado a reconhecer os melhores projetos nas categorias de sustentabilidade energética e de inovação tecnológica portuária. Terminais de uso privado (TUPs) e estações de transbordo de carga (ETCs) poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 15 de julho, por meio do formulário eletrônico da premiação, no site da entidade. Clique neste link e acesse o edital completo: https://www.portosprivados.org.br/na-midia/premio-atp

Violeta Loureiro, Terezinha Vale e Rose Salame.

O lançamento do livro “Caminhos e Descaminhos da Amazônia”, da professora e escritora paraense Violeta Loureiro, foi um sucesso. O trabalho recebeu emenda parlamentar do então deputado Edmilson Rodrigues, hoje prefeito de Belém. O evento contou com a presença de grandes nomes da cultura paraense.

Na terça, no auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Foz do Amazonas – , comandada pelo General de Brigada Vinicius, aconteceu a abertura do webinário de defesa e proteção da Amazônia Oriental, com a temática “A importância estratégica da Foz do Amazonas”. No escopo das comemorações dos 10 anos de criação do Comando Militar do Norte (CMN), o evento objetiva atrair a atenção da sociedade sobre a importância estratégica da região e fomentar a produção acadêmica, em especial sobre o tema da Foz do rio Amazonas.

A Diretoria da Sociedade dos Amigos da Marinha – SOAMAR-PA (foto) reuniu na última terça-feira (13), no Comando do 4º Distrito Naval. Presidida pelo Vice-Almirante Antonio Capistrano e coordenada pelo Presidente em Exercício da SOAMAR, Carlos Nascimento, vários assuntos foram deliberados, sendo o mais importante, a realização de um trabalho voltado para os agraciados com a medalha de “Amigos da Marinha”, incentivando a participação deles na Sociedade.

ERRATA: na nota publicada na última edição sobre o 3º encontro de ex-policiais, lê-se 3º encontro de policiais civis aposentados. Não existe ex-policial, todos são policiais até morrer. Aproveitando, lembramos de outros nomes que também participaram da DVG: delegados Antonio do Carmo e Eliezer Machado, e os Investigadores, Osmar, Carlinho, Alexandre, Paulão, Nilton Neves, Bigode e Miguel (LOP).