Relton Lucas, Relton Osvaldo Pinto, Tiago Pinto, Alexandre Carvalho, vice-almirante Capistrano, Renato Ogawa e contra-almirante Carlos Roberto.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Semana Alusiva ao Dia da Marinha.

CMG Márcio Braga, Alexandre Santiago, CMG Ondiara e Fernando Câmara.
Contra-almirante Carlos Roberto, Jorge Barbeito, Raquel Gribel, Marcelo Salgado, Relton Osvaldo Pinto, Tiago Pinto e Fábio Moreira.
Luiz Omar, contra-almirante Carlos Roberto, vice-almirante Capistrano, Rui Porto e General Luciano Guilherme.

O Comando do 4º Distrito Naval (4ºDN) celebrou, na quinta-feira, 15, o dia da Marinha do Brasil – data que marca o 158º aniversário da Batalha Naval de Riachuelo. A cerimônia foi presidida pelo comandante do Distrito, Vice-Almirante Antônio Capistrano. Além das comemorações, houve a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval.
Foram condecorados o Navio Hidrográfico “Tenente Castelo”. No grau de “Grande Oficial”, Maria de Nazaré Gouveia; grau de “Comendador”, o Contra-Almirante Carlos Roberto; grau de “Oficial”, o empresário e presidente licenciado da Soamar Pará Relton Osvaldo Pinto, Raquel Gribel, Silvio Froes, CMG RM-1 Jorge Barbeito, Coronel R/1 Fábio Luís Moreira; grau “Cavaleiro”, o empresário e vice-presidente da Soamar Tiago Pinto, Prático Marcelo Salgado e Suboficiais Bernardo Damasceno e Josevaldo Cardoso.
Participaram da solenidade, ainda, o General de Exército Luciano Guilherme, Comandante Militar do Norte; Coronel Rodrigo Piedade, Comandante de Base Aérea de Belém; Ruy Cabral, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; Renato Ogawa, prefeito de Barcarena, além do deputado estadual Neil Duarte, coronel PM Osmar Costa Junior, CMG RM-1 Alexandre Santiago, Vice-Presidente da Fecomércio Felipe Chamma, Alexandre Carvalho e Fernando Câmara, gerente da Unipilot.

Militares do Exército realizam exercícios para certificação da tropa

Coronel Osíris, coronel Alexandre, general Sá Corrêa, general Veiga, coronel Giron e coronel Celso.

O Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste) realizam o Exercício Força de Prontidão (FORPRON), em Marabá, para certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), que tem como comandante o General de Brigada Veiga.
Na prática, para alcançar o nível desejado de eficiência operacional, os militares deverão cumprir missões nas quais serão avaliados na parte de planejamento doutrinário, durante todo o mês de junho. A certificação da FORPRON é anual. A metodologia utilizada na atividade prevê um ciclo dividido em três fases. São elas: construtiva, virtual e viva.
Cerca de 1200 militares estão envolvidos na certificação. Serão usadas 120 viaturas, 50 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois HM4-Jaguar, do Destacamento de Aviação do CMN e ainda dois modelos Pantera, apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus. As atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos.

Mares & Rios

Estou na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, para compor a equipe que está realizando os estudos técnicos de viabilização das manobras noturnas (a princípio, de desatracação) no Terminal da Hermasa, em Itacoatiara/AM. Também estão nesta missão os práticos Ramos e Ney, junto com professores da Universidade e diretores da Hermasa. Uma vez liberadas pela Autoridade Marítima, as desatracações noturnas vão contribuir para um aumento no número de navios que operam no terminal.

Esta semana, recebi da Ocrim pães produzidos com farinha Mirella, perfeita para todos os tipos de receitas. O colunista recomenda. Obrigado, meus amigos Rui Zanardi e Rui Brandão.

_________________________________________________

O Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio (foto), proferiu as considerações iniciais do segundo dia do Webinário, no contexto da área de responsabilidade do Comando Militar do Norte (CMN), destacando os objetivos do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMN, bem como, a implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva no Estado do Amapá. Além disso, pontuou as características de relevância estratégica e os desafios na região para sua defesa e proteção, considerando a faixa de fronteira, a região Amazônica e a costa do Atlântico Sul como áreas de interesse prioritário, atuando com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.

__________________________________________________

Em Manaus, assim como em Belém, também foi realizada a solenidade alusiva ao Dia da Marinha, que foi presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice Almirante Marcos Lobo. Por lá, também aconteceu a imposição da Medalha do Mérito Naval, onde foram condecorados o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, no grau “Grande Oficial”, o Contra–Almirante Assano, CEM do Distrito, com o grau de “Comendador”.

____________________________________________________________

Ainda em Belém, quem também participou da cerimônia do Dia da Marinha, no CIABA, foi o vice-presidente da Fecomércio Pará, Felipe Chamma que, na foto, aparece ao lado do colunista. Chamma participa e apoia os programas sociais que são realizados pelo 4º DN.

________________________________________

No Rio de Janeiro, aconteceu a Sessão Magna comemorativa do 158º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e do 139º Aniversário do Clube Naval, que tem como presidente o Almirante de Esquadra (Ref°) Luiz Fernando Palmer. Na oportunidade, também aconteceu a posse do novo Presidente da Diretoria, Almirante de Esquadra (Refº) João Afonso Prado Maia para o biênio 2023-2025. O Presidente da Soamar-Brasil Orson Feres Rêgo, esteve no evento acompanhado da esposa Luciana Rêgo (LOP).